Press release
Central & South America
August 16, 2017

Resina da Evonik é utilizada para impermeabilização na Praça Pamplona

Resina de metil metacrilato (MMA), fornecida pela empresa, compôs a solução elaborada pela Miaki Revestimentos para atender especificações técnicas e estéticas do projeto de impermeabilização na Praça Pamplona, em São Paulo.

Uma praça de convivência, uma torre comercial, um instituto de física, um teatro digital (planetário) e uma casa tombada pelo patrimônio histórico, compõem o empreendimento Praça Pamplona, erguido na capital paulista em 2016 e projetado pelo escritório KRUCHIN Arquitetura.

Entre os inúmeros desafios deste complexo multiuso, com mais de 36 mil m2 de área construída, estava o projeto de impermeabilização da cúpula do teatro digital - uma meia esfera aberta, que remete às conchas do mar – e que abriga um planetário.

A necessidade de encontrar uma solução para uma superfície de concreto projetado fortemente irregular e áspera – uma das piores situações para uma impermeabilização –, que não poderia descaracterizar a superfície e ainda ter total cobertura, penetrando por toda superfície sem deixar falhas, foi plenamente atendida pela Miaki Revestimentos, especializada em revestimentos monolíticos de alto desempenho.

O sistema de impermeabilização desenvolvido pela Miaki – moldado in loco à base de resinas reativas de metil metacrilato (MMA), fornecidas pela Evonik sob a marca DEGADUR®, somado aos flakes (flocos de tinta) - permitiu que a concepção arquitetônica planejada fosse atendida em todos os seus aspectos, incluindo textura, cor e forma.

Na superfície interna da cúpula, onde foi utilizado o MMA colorido com o sistema StainCryl, as cores foram estudadas antes de serem aplicadas, assim como os tons, a questão da cura e os efeitos na base.

“Este trabalho foi duplamente interessante, porque teve componentes técnicos de impermeabilização e componentes estéticos da cor, do brilho, se o efeito atenderia ao interesse da arquitetura de trabalhar internamente a cúpula. E o MMA garantiu que aquela solução fosse realizada, pois ao mesmo tempo que apresenta durabilidade e resistência, viabilizou a criação de efeitos estéticos”, destaca o arquiteto Samuel Kruchin, responsável pelo projeto.

“Este é um fator muito importante nesta técnica tanto para a parte externa quanto interna. Posso, por exemplo, ter mais flocos em uma parte e menos em outra, a camada não precisa ser homogênea. É um processo de impermeabilização que tem um potencial de mobilidade artística, estética e plástica e isso é muito interessante”, acrescenta.

Para se obter a condição artística desejada, foi fundamental ter testado as soluções no laboratório da Miaki Revestimentos, onde foi possível experimentar e visualizar as soluções em ação.

O arquiteto observa que a arquitetura partiu de uma forma e de uma textura que remetia às conchas que carregavam pérolas por associar-se à ideia de um berçário de estrelas e, portanto, de um planetário. “Mas, na verdade, tínhamos um grande problema: não encontrávamos uma solução técnica que permitisse dar expressão a esta ideia. Todas as alternativas levavam a uma solução convencional muito distante do desejado. Nesse sentido, a solução encontrada pela Miaki foi absolutamente decisiva para aproximarmos concepção e realização da obra, foi fundamental para o efeito expressivo e abre alternativas plásticas que ampliam sobremaneira as possibilidades de projeto”, enfatiza Samuel Kruchin.

Resinas de metacrilato (MMA) na construção
O metil metacrilato ou MMA faz parte de um grupo de resinas ésteres que, devido às suas propriedades diferenciadas, permitem uma ampla gama de aplicações. No setor de construção, as resinas reativas à base de metacrilato têm sido usadas durante décadas para proteger superfícies.

No Brasil, o material vem ganhando espaço graças a sua performance superior; rapidez na aplicação e liberação de área; e grande versatilidade de acabamentos. Uma das grandes vantagens é a sua cura rápida, mesmo em baixas temperaturas, o que representa tempos curtos de interrupção e perda mínima de produção.

“Sua excelente resistência a raios UV, resistência mecânica e química aliada a cura rápida e possibilidade de aplicação em diversas espessuras e acabamentos propicia soluções customizadas e fazem do MMA uma tecnologia altamente eficiente para proteção e reparo de superfícies de concreto, atendendo as solicitações e criatividade dos mais exigentes projetistas”, observa Débora Rebuelta, gerente de negócios para América do Sul, da área Coatings&Adhesive Resins da Evonik.

Entre suas aplicações estão estádios, aeroportos, hotéis, cozinhas industriais, halls de acesso, áreas de exposição, etc. O produto possui enorme diversidade de acabamentos, podendo ser liso, antiderrapante, apresentar diversas cores e possibilidade de utilização de flocos e cargas coloridas.
 

Informações sobre a empresa
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é uma das principais empresas de especialidades químicas do mundo. A essência de sua estratégia corporativa é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. A Evonik se beneficia sobretudo de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada. A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. Em 2016, mais de 35.000 colaboradores geraram vendas da ordem de 12,7 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,165 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 600 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.

Evonik Degussa Brasil Ltda.

Fone: (11) 3146-4100
www.evonik.com.br
facebook.com/Evonik
youtube.com/EvonikIndustries
linkedin.com/company/Evonik
twitter.com/Evonik

Assessoria de Comunicação
Via Pública Comunicação
Taís Augusto: (11) 4423.3150 – 99642.7274
Inês Cardoso: (11) 3562.5555 – 99950.6687
imprensa@viapublicacomunicacao.com.br
www.viapublicacomunicacao.com.br