Inovação

cultura corporativa

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um elemento importante da nossa cultura corporativa e da nossa cultura de inovação. Como empresa de especialidades químicas, nós queremos prover soluções que equilibrem os aspectos social, ecológico e econômico – em colaboração com os nossos clientes.

É por isso que estamos focando o nosso canal de inovação cada vez mais em produtos para aplicações que fazem uso eficiente dos recursos. Nossa P&D orientada ao mercado desempenha papel crucial quando se trata de melhora ainda mais a pegada ecológica dos nossos clientes e nos diferenciar ainda mais dos nossos concorrentes.

inclusão no Índice de Sustentabilidade

O nosso comprometimento com ainda mais inovações que contribuam com um desenvolvimento sustentável foi reforçado pela inclusão, pela primeira vez, no renomado Índice de Sustentabilidade Dow Jones Mundo (DSJI) e no DSJI Europa no segundo semestre de 2016. A Evonik obteve avaliação especialmente alta em todos os critérios ambientais. Os produtos destacados nesse contexto foram o CALOSTAT® (material isolante à base de dióxido de silício), o SEPURAN® Noble (membranas seletivas para a extração eficiente de hélio do gás natural e de gases de processo) e VISCOPLEX® 12-199 (aditivo que melhora o índice de viscosidade dos óleos, reduzindo o consumo de combustível).

Prêmio alemão de sustentabilidade 2016

A capacidade de inovação da Evonik também se evidencia por esse prêmio de sustentabilidade, conquistados pela Creavis em 2016 na categoria “pesquisa”. Em colaboração com o setor de Tecnologia de Processo, a Creavis desenvolveu um novo processo de produção para geradores termoelétricos (TEGs) usando calor de exaustão. O processo reduz os custos de produção em até 70%. Os TEGs podem contribuir para a economia de combustível em veículos mediante o aumento da eficiência dos alternadores. Nas indústrias do aço, alumínio e vidro os TEGs podem armazenar o calor emitido por produtos semiacabados e sistemas de gás de exaustão.