Search
INOVACAO

Dados Financeiros

Inovação

PESQUISA e DESENVOLVIMENTO


Ideias inovadoras levam a tecnologias que estabelecem tendências.


P&D na Evonik
Despesas com P&D (2016) 438 milhões de euros
Despesas com P&D 2011-2016 Aumento médio: 4% p.a.
Razão P&D 3,4%
Vendas com novos produtos e aplicações (desenvolvidos nos últimos cinco anos) aprox. 10%
Vendas impulsionadas por patentes 56%
Novos pedidos de patentes depositados aprox. 230
Patentes registradas e pedidos de patente depositados aprox. 24.500
Marcas comerciais registradas / pendentes aprox. 7.000
Colaboradores em P&D aprox. 2.700
Local de P&D 35

 

A Evonik possui ampla estratégia de patentes com o objetivo de proteger novos produtos e processos. O valor e a qualidade do nosso portfólio de patentes aumentaram de modo constante nos últimos anos. Cerca de 230 novos pedidos de patentes foram depositados no período em questão. Em 2016, a Evonik detinha mais de 24.500 patentes e patentes pendentes. O novo indicador, “vendas impulsionadas por patentes”, introduzido em 2016, abrange 56% das vendas consolidadas da Evonik. As vendas de produtos são definidas como “impulsionadas por patentes” quando envolvem ao menos um depósito importante de patente ou uma patente em vigor no mundo inteiro. Em 2016, os produtos e as aplicações lançadas nos cinco anos anteriores responderam por 10% das vendas consolidadas da Evonik.

O canal de inovação está bem abastecido. Em 2016, abrangia uma combinação equilibrada de bem mais que 500 projetos que envolviam opções de negócios completamente novos, além de assegurar ou destacar as perspectivas dos negócios existentes. O foco inclui modelos de negócios inovadores e inovações em produtos e processos. O portfólio está alinhado às diferentes estratégias de negócio das várias entidades comerciais. Em 2016, foi ajustado a natureza e o escopo dos projetos de inovação como parte do realinhamento do portfólio de inovação. Desde então, foram priorizados projetos grandes de médio e longo prazos.

Em virtude da importância estratégica de P&D, a Evonik temos aumentado os investimentos em P&D em 3,7%, na média, desde 2011. Em 2016, eles somaram 438 milhões de euros. Tendo em vista a estratégia de crescimento, a Evonik pretende manter esse ambicioso nível e investir mais de quatro bilhões de euros em P&D até 2025. Os projetos de P&D são gerenciados usando o processo multietapas “Idea-to-Profit” desenvolvido pela Evonik a fim de respaldar o desenvolvimento sistemático de projetos até à sua comercialização lucrativa.

A rede global de P&D da Evonik abrange 35 locais e emprega cerca de 2.700 pessoas. Além disso, nos últimos três anos, a Evonik gastou 158 milhões de euros na construção de capacidade de laboratório e plantas piloto. Como exemplos, pode-se citar o centro de competência para silanos no complexo de Rheinfelden, Alemanha, inaugurado em 2016, e a nova planta piloto para compósitos da linha de negócios Crosslinkers em Marl, também na Alemanha.

A aquisição da divisão de aditivos especiais da Air Products irá fortalecer internacionalmente a capacidade de inovação da Evonik, especialmente na área de aditivos especiais. Análogo ao da Evonik, mesmo antes da aquisição, o modelo de negócio da Air Products era caracterizado por uma colaboração estreita em P&D com os clientes. Isso oferece um excelente impulso tanto para o trabalho inovador da Evonik quanto para as suas atividades comerciais.