Press release
Central & South America
September 5, 2017

Evonik e a pegada hídrica: avaliação do consumo nas cadeias de valor globais

  • Empresa anuncia participação no projeto de pesquisa cooperativa WELLE
  • Avaliação da sustentabilidade holística até 2020
  • Início na linha de negócios Animal Nutrition

A linha de negócios Animal Nutrition da Evonik anuncia sua participação no projeto de pesquisa cooperativa “A Pegada Hídrica para Empresas – Medidas Locais em Cadeias de Valor Globais (WELLE)”. O objetivo é ampliar a avaliação de ciclo de vida de produtos e processos pelos aspectos de consumo e escassez local de água.

O projeto lançado em abril, e que tem o prazo de três anos, é financiado pelo Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha. A gestão do projeto está a cargo do Departamento de Engenharia Sustentável da Universidade Técnica de Berlim.

Para a Evonik, a proteção de recursos, meio ambiente e clima é uma questão crucial à sua atividade comercial. As avaliações de ciclo de vida já estão fortemente ancoradas aos negócios operacionais da empresa. A linha de negócios Animal Nutrition, por exemplo, conduz avaliações de ciclo de vida com regularidade em seus aminoácidos desde 2003, a fim de avaliar de modo quantitativo a sustentabilidade dos produtos no que diz respeito a emissões de CO2, acidificação e eutrofização ao longo do ciclo de vida completo.

“Pretendemos ampliar nossa metodologia para incluir a pegada hídrica e chegar a uma avaliação holística de sustentabilidade até 2020, incluindo também os aspectos sociais”, anuncia o Dr. Michael Binder, responsável pela pegada hídrica no desenvolvimento da sustentabilidade do segmento Nutrition & Care da Evonik.

Um ponto importante da avaliação será o consumo de água nos locais de produção. A metodologia para isso será desenvolvida na estrutura do projeto WELLE, e a Evonik será uma das primeiras empresas a testar sua aplicabilidade industrial no próximo ano.

No entanto, grande parte do consumo de água não ocorre nos locais de produção e sim na cadeia de fornecimento – muitas vezes em países que já vivem em situação de escassez de água.

Assim, uma parte fundamental do projeto WELLE é a consideração de cadeias de valor globais inteiras. Para a Evonik isso significa que os seus fornecedores também serão incluídos nas análises, seja por meio do trabalho direto com a metodologia, ou pelo fornecimento dos dados brutos.

“Além das mudanças climáticas, a água deve se tornar uma das questões ecológicas dominantes nos próximos anos”, avalia o Dr. Martin Kirchner, Diretor do Life Cycle Management Group do segmento Technology & Infrastructure. No índice de sustentabilidade Dow Jones, por exemplo, esse tema já atrai grande atenção.

“Estamos felizes pelo fato de que o desenvolvimento dessa metodologia na área de avaliação da pegada hídrica agora está ganhando impulso. Como base para tomar decisões responsáveis de negócios futuros, fatos confiáveis são essenciais”, acredita o especialista em sustentabilidade Kircher.





Informações sobre a empresa
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é uma das principais empresas de especialidades químicas do mundo. A essência de sua estratégia corporativa é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. A Evonik se beneficia sobretudo de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada. A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. Em 2016, mais de 35.000 colaboradores geraram vendas da ordem de 12,7 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,165 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 600 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

Sobre Nutrition & Care

O segmento Nutrition & Care, dirigido pela Evonik Nutrition & Care GmbH, contribui para o atendimento das necessidades humanas básicas, incluindo aplicações para bens de consumo de uso diário, nutrição animal e cuidados com a saúde. Com cerca de 7.500 colaboradores, esse segmento gerou vendas da ordem de 4,3 bilhões de euros em 2016.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.

Evonik Degussa Brasil Ltda.

Fone: (11) 3146-4100
www.evonik.com.br
facebook.com/Evonik
youtube.com/EvonikIndustries
linkedin.com/company/Evonik
twitter.com/Evonik

Assessoria de Comunicação:
Via Pública Comunicação
Taís Augusto: (11) 4423.3150 – 99642.7274
Inês Cardoso: (11) 3562.5555 – 99950.6687
imprensa@viapublicacomunicacao.com.br
www.viapublicacomunicacao.com.br