Press release
Central & South America
December 8, 2017

Evonik instala centésimo equipamento AMINOSys® no Brasil

O sistema de dosagem de alta precisão, que contribui diretamente para a melhoria da produtividade e da qualidade das rações, foi instalado na fábrica da empresa Alibem Alimentos, em Santa Rosa (RS).

 No último dia 23 de novembro, a Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, inaugurou no Brasil a unidade número 100 do equipamento AMINOSys®, uma solução avançada de manuseio e dosagem de alta precisão de aminoácidos em pó para fábricas de rações.

“Os clientes necessitam aperfeiçoar o uso dos aminoácidos suplementares e a Evonik oferece soluções inovadoras, precisas e confiáveis, que trazem comprovados resultados econômicos. A instalação da unidade AMINOSys® número 100 só foi possível graças à confiança que a equipe de Nutrição Animal conquistou ao longo dos anos”, comenta Marco Lara, gerente regional de solução de manuseio e tecnologia de fabricação de ração.

Os projetos de instalação do AMINOSys® são compostos por: consultoria, soluções em hardware e software, para dosar automaticamente os aminoácidos nas indústrias de rações. O AMINOSys® é um sistema flexível, que viabiliza a logística de transporte dos aminoácidos e a dosagem em modo Big Bag ou Silos, diretamente para o misturador ou para um determinado sistema de armazenagem já existente.

O equipamento foi instalado em Santa Rosa (RS), na fábrica de ração e premix da Alibem - empresa do ramo de produção de proteína animal e uma das líderes de produção de carne suína no Brasil.

O grupo Alibem Alimentos atua no segmento de carne suína, envolvendo abate, processamento, comercialização e distribuição. O modelo de negócios é verticalizado com granjas próprias e sistema de parceria em integração.

A empresa também exporta para vários países. “Nossa missão é satisfazer todos os meios envolvidos, através do crescimento sustentável, garantindo investimentos nas áreas de meio ambiente, biossegurança, genética, produção e comercialização, proporcionando o desenvolvimento social”, comentou Sr. Maximiliano Chang Lee, diretor-presidente do grupo Alibem em sua apresentação durante o evento. Sr. Maximiliano comentou também que a parceria com a Evonik tem um papel fundamental na otimização da fabricação de ração.

Três equipamentos da Evonik foram unificados à linha de produção e de pré-mistura da Alibem e oferecerão precisão de dosagem, eficiência de estoque e melhor logística de transporte dos aminoácidos.

“A demanda pelo equipamento surgiu devido ao crescimento rápido que a empresa teve nos últimos anos, o que resultou em significativo aumento da produção de rações. O equipamento AMINOSys® proporcionará melhora no processo de produção, qualidade e volume de premix produzido, aumentando a confiança da empresa na precisão da dosagem, reduzindo custos de produção e otimização de mão de obra, uma vez que foram deslocados trabalhadores da área de premix para outras áreas que necessitavam de suporte”, comentou Fabricio Ruschel, diretor executivo da divisão agropecuária.

Paulo Teixeira, diretor de negócios Animal Nutrition no Brasil comentou, durante sua apresentação, sobre os benefícios que a instalação do sistema de dosagem AMINOSys® irão proporcionar aos negócios da Alibem em função da diminuição nos custos operacionais, com impacto na redução de mão de obra, disponibilização de área de armazenagem para outros ingredientes, além da precisão na dosagem dos aminoácidos.

Mr. Engelbert Schneider, representando a área de AMINOSys® da Evonik Alemanha, finalizou as apresentações com números globais das instalações de AMINOSys® e ressaltou a importância do Brasil e em especial o pioneirismo da solução do AMINOSys® Unidade 100 da Alibem, que possui altas inclusões de aminoácidos.

Para comemorar o marco da centésima instalação no Brasil - e que torna o país o número um em quantidade deste equipamento em todo o mundo - a Evonik realizou uma cerimônia de inauguração com a participação das equipes envolvidas no projeto.

Após o evento de start-up do equipamento, cerca de 120 pessoas, incluindo executivos da Evonik e da Alibem e parceiros do projeto, participaram de um jantar de confraternização realizado no Centro de Tradições Gaúchas de Santa Rosa com apresentações de danças típicas.

Informações sobre a empresa
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é uma das principais empresas de especialidades químicas do mundo. A essência de sua estratégia corporativa é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. A Evonik se beneficia sobretudo de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada. A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. Em 2016, mais de 36.000 colaboradores geraram vendas da ordem de 12,7 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,165 bilhões de Euros.
No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 600 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

Sobre Nutrition & Care

O segmento Nutrition & Care, dirigido pela Evonik Nutrition & Care GmbH, contribui para o atendimento das necessidades humanas básicas, incluindo aplicações para bens de consumo de uso diário, nutrição animal e cuidados com a saúde. Com cerca de 7.500 colaboradores, esse segmento gerou vendas da ordem de 4,3 bilhões de euros em 2016.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.

Evonik Degussa Brasil Ltda.

Fone: (11) 3146-4100
www.evonik.com.br
facebook.com/Evonik
youtube.com/EvonikIndustries
linkedin.com/company/Evonik
twitter.com/Evonik

Informações para imprensa:
Via Pública Comunicação - www.viapublicacomunicacao.com.br
Sheila Diez: (11) 3473.0255/98540.7777 -sheila@viapublicacomunicacao.com.br
Taís Augusto: (11) 4423.3150/99642.7274 -tais@viapublicacomunicacao.com.br
Inês Cardoso: (11) 3562.5555/99950.6687 ines@viapublicacomunicacao.com.br