Press release
Central & South America
February 26, 2018

AkzoNobel e Evonik iniciam operação de eletrólise por membrana

  • A fábrica produz solução de hidróxido de potássio, cloro e hidrogênio
  • Método ambientalmente amigável
  • Projeto concluído dentro do orçamento e do prazo

A produção da Neolyse Ibbenbüren GmbH, uma joint venture entre a AkzoNobel Specialty Chemicals e a Evonik Industries AG no complexo industrial da AkzoNobel em Ibbenbüren (Alemanha), foi iniciada com sucesso.

Adotando moderna tecnologia de membrana, a fábrica possui capacidade anual de 120.000 toneladas de solução de hidróxido de potássio e 75.000 toneladas de cloro e hidrogênio.

Operada pela AkzoNobel, a unidade de produção fortalece as respectivas posições de liderança das duas empresas. A AkzoNobel recebe cloro e hidrogênio, enquanto a Evonik comercializa a solução de hidróxido de potássio produzida no local e converte uma parte dela em outros produtos como o carbonato de potássio, o bicarbonato de potássio e o formato de potássio, em seu site de Lülsdorf.

“A fábrica de Ibbenbüren estabelece um padrão totalmente novo na indústria do cloro-álcali", declarou Werner Fuhrmann, Presidente da Diretoria Executiva da AkzoNobel Specialty Chemicals, durante a cerimônia de inauguração oficial da nova unidade. “Ela nos permite assegurar o fornecimento aos nossos clientes no longo prazo ao mesmo tempo em que aprimora o perfil de sustentabilidade e a eficiência operacional da nossa empresa”.

O novo processo de produção do local melhora em 25-30% a pegada ecológica de cada tonelada de cloro produzida em Ibbenbüren, o que se traduz na redução do consumo de energia e das emissões de CO2. “Ao longo do projeto, pudemos demonstrar que dois parceiros experientes podem combinar as suas experiências diversas para moldar de forma inteligente o seu ambiente de negócio. Nossas empresa se complementam muito bem e nós estamos felizes com a continuação da colaboração, que beneficia os nossos clientes e, em última análise, também o mercado de hidróxido de potássio”, observou o Dr. Harald Schwager, Vice-Presidente da Diretoria Executiva da Evonik por ocasião da inauguração.

A AkzoNobel Specialty Chemicals é líder do mercado de sal industrial, cloro e clorometanos na Europa.

A Evonik exerce a liderança europeia em solução de hidróxido de potássio e derivados de potássio, além de ser o principal fornecedor global de alcoolatos, que são produzidos em Lülsdorf (Alemanha).

Sobre a AkzoNobel Specialty Chemicals
As indústrias no mundo inteiro confiam em nossa química essencial na fabricação de produtos do dia a dia como papel, plástico, materiais de construção e itens de cuidados pessoais. Partindo da dedicação dos nossos colaboradores e nosso compromisso compartilhado em relação à segurança, à sustentabilidade e à inovação aberta, estabelecemos uma empresa de classe mundial e construímos parcerias sólidas com os nossos clientes. Operamos em mais de 80 países no mundo inteiro e nosso portfólio de marcas líderes da indústria incluem Eka, Dissolvine, Trigonox e Berol.


Sobre a AkzoNobel
A AkzoNobel cria todos os dias produtos essenciais para tornar a vida das pessoas mais agradável e inspiradora. Como uma companhia global líder em tintas e revestimentos e uma das principais produtoras de especialidades químicas, fornecemos ingredientes essenciais, proteção essencial e cor essencial para indústrias e consumidores em todo o mundo. Apoiados em uma herança de pioneirismo, nossos produtos inovadores e tecnologias sustentáveis foram projetados para atender às crescentes demandas do nosso planeta em constante transformação, enquanto deixam a vida mais fácil. Com sede em Amsterdam, Países Baixos, contamos com cerca de 46.000 colaboradores em 80 países e nosso portfólio inclui marcas renomadas como Dulux, Sikkens, International, Interpon e Eka. Classificada de modo consistente como líder em sustentabilidade, a empresa se dedica a energizar cidades e comunidades mediante a criação de um mundo protegido e colorido no qual a vida é melhorada por aquilo que fazemos.


Informações sobre a empresa
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é uma das principais empresas de especialidades químicas do mundo. A essência de sua estratégia corporativa é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. A Evonik se beneficia sobretudo de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada. A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. Em 2016, mais de 35.000 colaboradores geraram vendas da ordem de 12,7 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,165 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 600 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

 

Sobre Performance Materials

O segmento Performance Materiais é dirigido pela Evonik Performance Materials GmbH. As atividades globais do Segmento se concentram no desenvolvimento e na fabricação de materiais poliméricos e intermediários, especialmente para aplicação na agricultura e na indústria de plásticos e da borracha. Em 2016, os cerca de 4.400 colaboradores do segmento geraram vendas da ordem de 3,2 bilhões de euros.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.

Evonik Brasil Ltda.

Fone: (11) 3146-4100
www.evonik.com.br
facebook.com/Evonik
youtube.com/EvonikIndustries
linkedin.com/company/Evonik
twitter.com/Evonik

Informações para imprensa:
Via Pública Comunicação - www.viapublicacomunicacao.com.br
Sheila Diez: (11) 3473.0255/98540.7777 - sheila@viapublicacomunicacao.com.br
Taís Augusto: (11) 4423.3150/99642.7274 - tais@viapublicacomunicacao.com.br
Inês Cardoso: (11) 3562.5555/99950.6687 - ines@viapublicacomunicacao.com.br