Press release
Central & South America
April 9, 2018

in-cosmetics 2018: Evonik aposta em soluções naturais, sustentáveis e de alta performance

Durante a feira in-cosmetics 2018, em Amsterdam (Holanda), a Evonik vai apresentar diversos produtos genuinamente inovadores na área de especialidades cosméticas. Baseadas no uso focado de processos biológicos, essas recentes inovações variam de glicolipídeos totalmente naturais para limpeza da pele e dos cabelos a extratos de lactobacilos para o cuidado da pele.

“Naturalidade e performance são dois requisitos que muitas vezes são conflitantes e, até agora, o setor cosmético achava difícil conseguir oferecer produtos que entregassem essas propriedades. Mas esse já não é o caso, e nós temos a satisfação em mostrar que os dois benefícios podem coexistir sem comprometer nenhum dos requisitos”, afirma o Dr. Tammo Boinowitz, responsável pela linha de negócios Personal Care da Evonik.

 Baseada em seu conhecimento biotecnológico atual, a linha de negócios Personal Care da Evonik conseguiu elevar o RHEANCE® One, primeiro produto da categoria de glicolipídeos, à maturidade de mercado depois de vários anos de extensivo trabalho de pesquisa. Fabricado exclusivamente a partir do açúcar em um processo de fermentação natural, futuramente o ingrediente vai assegurar que produtos para o cuidado da pele, dos cabelos e da higiene oral realizem uma limpeza suave, mas eficaz.

A linha de ingredientes ativos da Evonik apresentada em Amsterdam vai incluir, pela primeira vez, um produto microbiótico. Skinolance®, o extrato de lactobacilos livre de células, promove o equilíbrio natural da flora cutânea, fortalecendo a função de barreira da pele e protegendo-a
contra sintomas como aspereza e ressecamento.

Hairflux® é uma nova ceramida da Evonik à base de óleo de oliva que permite o cuidado efetivo dos cabelos danificados e do couro cabeludo irritado com um único ingrediente ativo. Esse produto também é baseado em ingredientes naturais e com gentil processo de fabricação.

Tego® Pep Up, o novo tetrapeptídeo da Evonik, também está listado na CFDA (China Food and Drug Administration). O ingrediente ativo aumenta a produção de colágeno da pele e a produção de fibras na matriz extracelular, resultando na redução da profundidade das rugas e, consequentemente, contornos faciais mais definidos. O efeito de lifting do produto é importante para formulações anti-idade e outras.

A Evonik também apresenta o TEGO® enlight, produto desenvolvido para aumentar a luminosidade natural da pele. Ele contém um sal de ácido fítico obtido do farelo de arroz e um extrato de amora branca. Os dois componentes possuem propriedades de clarificação que se complementam de modo favorável, e o produto pode ser usado tanto para o tratamento de manchas de idade quanto para a melhora geral da luminosidade da pele.

Evonik Dr. Straetmans, a empresa especialista em sistemas conservantes alternativos, que integra o grupo Evonik desde 2017, apresentará suas inovações em seu próprio estande. A linha que será promovida inclui a série dermosoft® decalact, que traz quatro ingredientes ativos naturais multifuncionais para combater certos micro-organismos que causam problemas como odor corporal ou pele oleosa, com manchas ou descamações.

A linha de negócios Silica da Evonik vai expor seus aditivos que podem ser usados para a estabilização de emulsões Pickering graças à sua modificação superficial especial. Os produtos AEROSIL® R 816 e AEROSIL® R 974 podem ser usados para transformar uma ampla variedade de diferentes emolientes em emulsões livres de etoxilação e silicones. A reologia das emulsões é algo facilmente controlável no processo. A Evonik também oferece uma variedade de tamanhos de partículas para substituir microplásticos por sílica. Os especialistas da indústria de cuidados orais também estarão no estande pela primeira vez para apresentar o seu portfólio abrangente de produtos.

 Neste ano, as formulações inovadoras da Evonik serão novamente apresentadas nos seminários “Formulation Lab”. Dra. Kathrin Brandt vai apresentar as opções versáteis do uso de glicolipídeos em produtos de enxágue aos visitantes interessados (18 de abril, 9h30). Manuela Salmina-Petersen, da Evonik Dr. Straetmans, vai demonstrar como formular produtos cosméticos naturais com texturas impressionantes usando não mais que dez ingredientes (17 de abril, 11h30).

A Evonik também fornecerá informações aprofundadas em três seminários técnicos, como parte do programa que acompanha a feira. Primeiro, Kristin Köhler (Evonik Dr. Straetmans) falará sobre a multifuncionalidade de sistemas antimicrobianos naturais (17 de abril, 11h10-11h40), depois Dr. Yilei Fu vai explicar a importância do equilíbrio natural da microflora cutânea para uma pele com aparência saudável (18 de abril, 14h20-14h50) e, para completar, Dr. Hans Henning Wenk vai apresentar o glicolipídeo RHEANCE® One (19 de abril, 11h-11h30).

 Informações sobre a empresa
A Evonik é uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas. O foco em negócios atraentes do segmento de especialidades, a capacidade de inovação orientada aos clientes, além de uma cultura corporativa confiável e voltada a resultados compõem a essência de sua estratégia corporativa. Essas características formam a alavanca para um crescimento lucrativo e um aumento sustentado do valor da empresa. Com mais de 36.000 colaboradores, a Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro, beneficiando-se especialmente de sua proximidade dos clientes e de suas posições de liderança de mercado. No ano fiscal de 2017, a empresa gerou vendas da ordem de 14,4 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,36 bilhões de Euros.

Sobre Nutrition & Care

 O segmento Nutrition & Care, dirigido pela Evonik Nutrition & Care GmbH, contribui para o atendimento das necessidades humanas básicas, incluindo aplicações para bens de consumo de uso diário, nutrição animal e cuidados com a saúde. Com cerca de 8.200 colaboradores, esse segmento gerou vendas da ordem de 4,5 bilhões de euros em 2017.

Nota legal

 Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou as declarações contidas neste comunicado.

Informações para imprensa

Via Pública Comunicação - www.viapublicacomunicacao.com.br
Sheila Diez: (11) 3473.0255/98540.7777 - sheila@viapublicacomunicacao.com.br
Taís Augusto: (11) 4423.3150/99642.7274 - tais@viapublicacomunicacao.com.br
Inês Cardoso: (11) 3562.5555/99950.6687 - ines@viapublicacomunicacao.com.br