Search
media

Evonik: o grupo industrial criativo

PERFIL INSTITUCIONAL

Imprensa

Com sede na Alemanha, foco em especialidades químicas e operações por todo o mundo, o grupo industrial ocupa posição de liderança em diversos segmentos em que atua.


A Evonik é uma das principais empresas de especialidades químicas do mundo e suas atividades se concentram nas principais megatendências: saúde & nutrição, eficiência de recursos e globalização. O grupo tem operações em mais de 100 países. Em 2016, mais de 36.000 colaboradores geraram vendas da ordem de 12,7 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,165 bilhões de Euros.

O Centro Corporativo, em Essen, na Alemanha, é responsável pelo gerenciamento estratégico da empresa, que tem como objetivo expandir a liderança tecnológica nas respectivas áreas de negócio e se consolidar como um dos grupos industriais mais criativos do mundo. Com o slogan Power to create, a Evonik Industries tem como pontos fortes quatro competências essenciais: criatividade, especialização, autorrenovação e confiabilidade.

São mais de 150 anos de história e muitas conquistas. O modelo de pesquisa estratégica, que se distingue pela proximidade dos clientes, pela cooperação, além de ciclos curtos de desenvolvimento, constitui um promotor importante para conquistar novos mercados.

Liderança em especialidades químicas

As atividades da área Química se concentram em segmentos atraentes das especialidades químicas, um campo no qual a Evonik Industries figura entre os principais competidores globais.

A essência da estratégia corporativa da Evonik é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

Orientada para o futuro

A Evonik já oferece aos clientes no mundo todo, produtos, serviços e soluções que ajudam a diminuir o consumo de recursos naturais e reduzir as emissões de CO2. Isso inclui a produção de matérias-primas essenciais para a indústria da energia solar; tecnologia e produtos para pneus green tire, que reduzem o consumo de combustível; materiais modernos, leves e econômicos, diminuindo o consumo de energia no setor de transportes, por exemplo.

A atividade de pesquisa e desenvolvimento é um propulsor essencial de inovação e sucesso na Evonik, que investiu 438 milhões de euros em 2016 nessa área. Cerca de 2.700 profissionais altamente qualificados, em 35 unidades ao redor do mundo, se dedicam diariamente à pesquisa de novas substâncias, produtos, ideias e modelos. Em 2016, a Evonik detinha mais de 24.500 patentes e patentes pendentes. Em virtude da importância estratégica da P&D, a Evonik tem aumentado o investimento em P&D em 3,7%, na média, desde 2011.

Compromisso com o meio ambiente

As fábricas da Evonik incorporam a mais avançada tecnologia para o desenvolvimento de produtos e soluções inteligentes, inovadoras e ambientalmente seguras para diversos setores industriais. Desde o início de suas operações, a empresa tem uma grande preocupação com a preservação ambiental e com as ações de responsabilidade social. Prova disso é que foi uma das primeiras no mundo a receber uma patente de proteção ambiental, concedida pelo Registro Imperial Alemão em 1882.

Atuação no Brasil

No Brasil, a Evonik atua na área química desde 1953. Os produtos da Evonik são utilizados como matéria-prima em importantes segmentos de mercado, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química, tintas, entre outros.

A empresa conta hoje com cerca de 600 colaboradores no país. Além de escritório central na capital paulista, a Evonik possui quatro fábricas: uma que produz peróxido de hidrogênio, em Aracruz (ES); duas unidades em Americana (SP), uma delas destinada à fabricação de ingredientes para as indústrias de cosméticos e cuidados para o lar e a outra de sílicas precipitadas que atende os mercados de borracha, agroquímico, feed e food; e uma na cidade de Castro (PR), para a produção biotecnológica de Biolys®, insumo destinado ao mercado de nutrição animal.

Também conta com cinco centros de distribuição, situados em Cascavel (PR), Guarulhos (SP), Mucuri (BA), Rio Grande (RS) e Itajaí (SC); e modernos laboratórios destinados aos mercados de nutrição animal, personal care, aplicação farmacêutica, tintas, crosslinkers, além de um Centro Técnico de Poliuretanos.

As fábricas da Evonik na região, são modernas e consideradas “estado de arte” em termos de tecnologia e controle ambiental.

O laboratório de tecnologia aplicada que centraliza o suporte técnico da área Personal Care na América Latina, instalado no Centro de Distribuição da Evonik, em Guarulhos (SP), permite a realização de testes, a produção de protótipos e o desenvolvimento de novos produtos cosméticos, de forma a tornar mais rápida e precisa a oferta de produtos e serviços adequados a cada cliente, além de oferecer treinamentos específicos aos profissionais do setor.

O laboratório dedicado exclusivamente ao segmento farmacêutico, também localizado junto ao Centro de Distribuição da empresa em Guarulhos (SP), oferece suporte aos clientes em projetos na área de revestimentos de formas farmacêuticas sólidas e disponibiliza equipamentos capazes de reproduzir processos de produção, de forma a identificar possíveis falhas.

Também em Guarulhos, o laboratório para a área de nutrição animal compõe-se de dois centros de pesquisas e é estruturado de forma a atender às necessidades do mercado, especialmente no que se refere à produção de ração animal. Conta com um sistema de dosagem de aminoácidos, denominado AMINOSys®, que permite organizar treinamentos dirigidos aos profissionais responsáveis pela operação e manutenção do equipamento. O laboratório de análises, por meio da tecnologia NIR (Nearby Infrared Reflectance), realiza a análise completa de amostras de ração, permitindo selecionar fornecedores, segregar ingredientes para silos diversos e balancear as fórmulas nutricionais.

A Evonik mantém, ainda, o Centro Técnico de Poliuretanos América do Sul, localizado em Americana (SP). Entre os serviços oferecidos estão treinamentos, projetos personalizados, reprodução de processos produtivos, solução de problemas, avaliação de propriedades físicas, suporte de infraestrutura para laboratórios e relatórios técnicos profissionais.

Os clientes da área de tintas podem contar com o Laboratório de Aplicação TEGO®, instalado em Americana (SP). O espaço visa aprimorar, ainda mais, o atendimento aos clientes e parceiros deste mercado e permite a realização de testes, desenvolvimento e melhorias de produtos, com apoio de profissionais especializados. Entre os principais serviços oferecidos está a reprodução de formulações dos clientes com o objetivo de fornecer as melhores indicações de aditivos para as tintas decorativas, industriais, para madeira, de impressão e revestimento UV.

Evonik na América Central e do Sul

A Evonik também está presente na América Central e do Sul, com unidade produtiva na Argentina, escritórios próprios no Chile, Costa Rica, Colômbia, Equador, Guatemala e Peru, além de representantes ou distribuidores nos demais países. O controle dos negócios é exercido pela unidade do Brasil. Em Puerto San Martin, na Argentina, possui uma fábrica que produz catalisadores para biodiesel, mercado no qual a Evonik detém posição de liderança global, com ampla experiência e tecnologia comprovada.

Participação de mercado

A Evonik é a segunda maior fabricante de peróxido de hidrogênio do mercado brasileiro. Além de ser utilizado no branqueamento da celulose e em outros segmentos industriais, o peróxido de hidrogênio também é utilizado na área ambiental, para tratamento da água potável, esgotos, efluentes gasosos e líquidos, e na recuperação do solo e das águas subterrâneas. A fábrica situada em Aracruz, desde 1998, foi uma das primeiras empresas do setor a conquistar o ISO 14001, certificado que atesta boas práticas ambientais.

Responsabilidade Social

Além de adotar um rígido controle em suas unidades fabris com o intuito de evitar impactos ambientais, a empresa se preocupa em colocar em prática ações que contribuam para melhorar a qualidade de vida das comunidades onde suas unidades de negócios estão inseridas.

Reflexo dessa postura são os diversos projetos voltados para a inclusão social e o apoio à educação e cultura. Entre eles, destacam-se ações desenvolvidas em Aracruz (ES), que visam ajudar a comunidade local carente, englobando crianças, adolescentes e adultos.

Press releases recentes

Acesse os últimos press realeases divulgados pela Evonik no Brasil e no mundo

mais

Arquivos de Press releases

Acesse todos os press realeases divulgados desde o lançamento da nova marca

mais