A Energia das Profundezas

O petróleo e o gás são recursos limitados, enquanto que a energia eólica e solar nem sempre estão disponíveis. Isso não acontece com a energia geotérmica; ela é praticamente inesgotável e está sempre disponível. A Evonik já utiliza a energia geotérmica. E está trabalhando em um projeto com empresas como a EdF e a EnBW para transformar energia geotérmica em energia elétrica por intermédio de uma caldeira de vapor gigantesca, 5.000 metros debaixo da superfície.

O maior sistema de aquecimento doméstico que funciona debaixo do piso é o planeta em que vivemos! Fria é somente a crosta fina que circunda a superfície terrestre como uma casca de maça. Debaixo dela repousa uma poderosa fonte de calor: a temperatura de 99 por cento do planeta é superior a 1.000 °C. Isso implica um potencial enorme, que está disponível 24 horas por dia – ao contrário das energias eólica e solar. Pesquisa conduzida pelo órgão parlamentar alemão responsável pela avaliação de tecnologias (TAB) estima que essa fonte ambientalmente correta de energia poderia atender praticamente a metade da necessidade bruta de energia da Alemanha.

A Evonik deu os primeiros passos no sentido de liberar a força que reside nas profundezas da Terra há mais de 20 anos, e hoje é especialista no planejamento, na construção e na operação de usinas de energia geotérmica. A empresa também está envolvida em projetos no sul da Alemanha que usam energia geotérmica para o aquecimento de edifícios. Para isso, a água é bombeada a uma profundidade de 2.000 metros da superfície terrestre e usada como fonte confiável de aquecimento em casas, edifícios públicos, hospitais e na indústria. Os consumidores saem ganhando, uma vez que os preços dessa energia são menos voláteis que os do petróleo ou do gás. Além disso, não se precisa mais de chaminés, tanques de óleo ou conexões para os dutos de gás. E o que é mais importante: a energia geotérmica é correta em termos ambientais, uma vez que a geração de CO2 simplesmente não existe.

O próximo marco importante será usá-la para gerar energia elétrica. A Evonik está trabalhando em parceria em um grande projeto de pesquisa em Soultz-sour-Forêts, no leste da França. Por meio de alta pressão, as fraturas existentes na rocha de granito subterrânea são ampliadas e conectadas entre si, formando uma rede de fraturas a mais de 5.000 metros de profundidade. A água é bombeada para essa “caldeira” geológica a fim de formar o vapor, que é usado para impulsionar uma turbina que está acima do solo. A usina já está em funcionamento em escala piloto.

Caso se consiga ampliar a escala do projeto, ele poderia representar um fornecimento descentralizado de energia de grande abrangência. Quando esse grandioso sistema de aquecimento doméstico de piso estiver em funcionamento, ter pés frios será coisa do passado.

Os Fatos


A pergunta: Pode-se gerar energia elétrica a partir da água quente que está debaixo da terra?

A idéia: Liberar o inesgotável suprimento de energia que se encontra debaixo da superfície da Terra.

A resposta da Evonik: A Evonik já usa a energia geotérmica como fonte de aquecimento e lidera o mercado alemão nessa área, com uma capacidade total de mais de 100 megawatts. A empresa trabalha no momento em parceria em um projeto de pesquisa a fim de transformar essa fonte de calor em energia elétrica.

Os benefícios: Uma fonte de energia confiável e ambientalmente correta.