Automóveis sem Escapamento

Imagine uma cena típica da hora do rush em uma grande cidade, em um cruzamento em que oito pistas se encontram. Uma enormidade de carros se perfila em frente aos semáforos. No entanto, o ar não está poluído pelo cheiro asqueroso de escapamentos e não há nenhum barulho ensurdecedor de carros. No futuro, o tráfego será mais limpo e menos ruidoso, composto por veículos impelidos por um sistema elétrico inovador silencioso. A tecnologia de lítio-íon altamente eficiente da Evonik deverá contribuir para realizar essa visão.

O objetivo é ambicioso: no longo prazo, as fontes de energia alternativas deverão substituir os combustíveis fósseis nos motores dos automóveis. Os veículos com propulsão elétrica são relativamente raros ainda, mas isso deve melhorar em breve: a vontade política por mudanças nessa área já está claramente presente em diversos países. A Evonik tem feito progressos consideráveis no longo caminho da propulsão dos automóveis do futuro — uma cooperação com a Daimler faz parte disso.

Trata-se de uma inovação em série. Em conjunto com a Daimler, a Evonik preparando a produção industrial de baterias de alta tecnologia para veículos de passeio e utilitários, que podem dispensar os tradicionais motores de combustão. Nesse sentido, os especialistas em automóveis de ambas as empresas estão elaborando uma tecnologia de baterias cuja base é o lítio-íon. As baterias recarregáveis desse tipo até o momento encontravam aplicação basicamente em pequenos aparelhos, como laptops e telefones celulares. O emprego dessa tecnologia em aplicações de maior dimensão apresentava, até o momento, uma séria desvantagem: as baterias não ofereciam a devida segurança. Em caso de falha, elas tendiam a superaquecer e, por isso, não podiam ser empregadas na propulsão de automóveis. A Evonik conseguiu superar esse obstáculo mediante o desenvolvimento de novos componentes para baterias de automóveis.

A tecnologia se baseia em uma nova membrana ultrafina que permite separar os componentes elétricos da bateria de forma segura e confiável. A membrana consiste em um material que também é usado para fabricar xícaras e vasos: a cerâmica. A Evonik desenvolveu um separador para baterias de íon-lítio que possui um revestimento cerâmico especial. Esse componente abre caminho para o veículo elétrico do futuro, pois é esse separador - em conjunto com outros componentes - que guarnece essas baterias de uma capacidade até agora desconhecida. No entanto, as células de alta tecnologia da bateria não são maiores que um azulejo. Testes de larga escala já estão sendo conduzidos com frotas veiculares elétricas nas cidades européias. Os veículos oferecem uma clara vantagem para as pessoas e o meio ambiente: a poluição sonora se aproxima de zero e a emissão de CO2 é de exatamente zero vírgula zero.

Os Fatos


A pergunta: Como eliminar as emissões de CO2 do tráfego veicular?

A idéia: No longo prazo, os motores elétricos devem substituir os motores convencionais a combustão e que usam combustíveis fósseis.

A resposta da Evonik: Por meio de componentes altamente inovadores, a Evonik está fabricando células de íon-lítio para baterias de automóveis. Essas células estão prontas para entrar em produção.

Os benefícios: Redução sustentada da carga ambiental por meio de veículos mais silenciosos e sem exaustão.