Cremes para a pele que economizam energia

Os efeitos dos cosméticos sobre a pele já eram conhecidos à época de Cleópatra, rainha egípcia que se servia de cremes e loções para seduzir o imperador Júlio César com sua beleza legendária. Mas manter uma aparência bem cuidada continua em alta nos dias atuais. A Evonik sabe como tornar isso possível e, de quebra, ainda economizar energia.

Com uma área de até dois metros quadrados e um peso de cerca de dez quilos, a pele é o maior órgão humano. E ela tem uma função extremamente difícil: ela tem de enfrentar condições de calor e frio, resistir aos efeitos da radiação UV e da umidade deficiente dos ambientes mal climatizados, e continuar correspondendo ao ideal de beleza de uma textura macia e aveludada que toda mulher deseja. Não admira que para muitas mulheres, e cada vez mais homens, o cuidado da pele seja uma prioridade.

Qual é a sensação que um produto cosmético deve proporcionar à pele para que o efeito seja agradável? Será que ele deve ser relaxante, suave, acetinado e leve – ou espesso e pesado? O segredo está na mistura. Um dos fatores mais importantes para a sensação que um creme proporciona é a sua fase oleosa que, na maioria das vezes, consiste de ésteres cosméticos. Trata-se de precursores importantes para as formulações cosméticas uma vez que permitem a produção de cremes e loções que proporcionam a sensação mais agradável possível sobre a pele, dependendo da preferência e aplicação.

A Evonik é a única empresa do mundo a oferecer ésteres cosméticos de produção biotecnológica. Essa opção pela rota sintética economiza mais de 60% da energia necessária no processo químico convencional, que ocorre somente a altíssimas temperaturas e, por isso, necessita de uma quantidade enorme de energia para aquecer os vasos de reação. Isso faz com que o processo, além de caro, seja desfavorável em termos ambientais.

É aí que entra a alternativa biotecnológica da Evonik. A indústria cosmética processa os ésteres produzidos biotecnologicamente, transformando-os em cremes e loções para pele seca, filtros solares e até mesmo batons, entre outros produtos – e, assim, atende à crescente demanda dos consumidores por produtos naturais. Embora seu alcance ainda seja limitado, o mercado para os cosméticos naturais só na Europa já mostra um crescimento de dois dígitos. Outra vantagem das variantes biotecnológicas é que diminuem a formação de poluentes ambientais em até 88% - o que é altamente satisfatório não só para os pesquisadores.

Os Fatos


A pergunta: Pode-se economizar energia com cremes faciais?

A idéia: Produzir precursores cosméticos por meio de bactérias ou enzimas. Por trabalharem a temperaturas baixas e originarem produtos de alta pureza, são verdadeiros especialistas em economia de energia.
A resposta da Evonik: A Evonik é a única empresa em todo o mundo a produzir ésteres cosméticos por rota biotecnológica.

Os benefícios: O processo de produção biotecnológico representa uma economia de energia de mais de 60%, e reduz em mais de 80% a formação de poluentes ambientais.