Economizar Combustível é Fácil

Automóveis que necessitam de menos combustível e por isso emitem menos CO2 são produtos não só de sofisticada engenharia mecânica. Também os químicos da Evonik estão preparando o caminho para o carro do futuro: um veículo ambientalmente correto e econômico e com componentes muito leves.

Para mover a massa, precisa-se de força. Da mesma forma, para colocar um automóvel pesado em movimento, necessita-se de muito combustível. Espumas estruturais ultraleves, concepções inovadoras de materiais plásticos e adesivos da Evonik Industries AG podem deixar os veículos consideravelmente mais leves. Cada quilograma economizado dessa forma permite que se economize ainda mais peso, por exemplo, no sistema de direção, que pode ser reduzido.

Materiais de construção leves incluem o plástico VESTAMID® HTplus, que pode substituir as clássicas partes metálicas dos automóveis. Dutos de ar de carga, por exemplo, podem ser feitos de VESTAMID® HTplus: o ar quente de compressão flui pelo duto do motor, o que exige que este suporte altas temperaturas. Dutos de plástico pesam só a metade de seus congêneres de alumínio. O polímero de alta performance VESTAKEEP® também suporta temperaturas de até 260 °C, propriedade que é de grande utilidade para as peças dos conjuntos de engrenagem e dos motores, novamente como alternativa ao metal.

Mesmo a carroceria pode ser “enxugada” por meio de elementos do tipo sanduíche de espuma de alta performance ROHACELL® e tecidos de fibras de carbono. O seu uso em partes da carroceria como teto, hatchback, capô do motor ou portas resulta em uma redução de 50 a 60 por cento do peso em comparação com as peças que são de aço. O hatchback de um Golf V feito de um elemento tipo sanduíche pesa somente 3,5 quilogramas, o que representa uma economia de 80 por cento no peso. Parabrisas feitos de material composite de PLEXIGLAS são 40 a 50 por cento mais leves que as versões clássicas.

Adesivos de alto desempenho que contêm materiais da Evonik também contribuem para reduzir o peso uma vez que permitem, por exemplo, que se usem plásticos leves que não podem ser unidos por soldagem ou brasagem. O promotor de adesão VESTAMELT permite até que se unam partes de aço e plástico para formar materiais híbridos, e é usado principalmente em portas e tetos de automóveis, permitindo uma economia de peso de 20 – 25 por cento em comparação com as peças de aço. Os materiais para construção leve e as tecnologias como as das baterias de íon-lítio, os pneus de baixa resistência à rolagem e os óleos lubrificantes de baixa fricção permitem que se reduza o peso de um automóvel em até 30 por cento. Um Golf V de exposição, por exemplo, cujo peso normal de 1.360 kg foi reduzido para apenas 989 kg, consome 30 por cento menos combustível.

Os Fatos


A pergunta: Como se pode reduzir o consumo de combustível dos automóveis?

A ideia: Carros que pesam menos necessitam de menos combustível.

A resposta da Evonik: A Evonik desenvolveu plásticos e concepções de materiais que substituem as partes pesadas de metal do motor e da carroceria.

Os benefícios: O peso do automóvel é drasticamente reduzido; um Golf V, por exemplo, teve seu peso de 1.360 kg reduzido para apenas 989 kg.