Eficiência Energética

21 projetos baseados na prática da sustentabilidade e consciência ambiental.

1. Automóveis sem Escapamento

Imagine uma cena típica da hora do rush em uma grande cidade, em um cruzamento em que oito pistas se encontram. Uma enormidade de carros se perfila em frente aos semáforos.

 

2. Uma casa que preserva o bolso e o meio ambiente.

As recentes contas de aquecimento doméstico foram um choque para as famílias de inquilinos na Alemanha, que se viram confrontadas com aumentos de 30%, em média, em decorrência da explosão dos preços da energia.

 

3. Pequenas células economizam energia

Para reduzir os custos do consumo de eletricidade, os pesquisadores da Evonik estão desenvolvendo os aditivos corretos a fim de melhorar ainda mais as espumas isolantes dos refrigeradores.

 

4. Gigantes Econômicos

O local: Uma propriedade rural no estado norte-americano de Ohio. Uma enorme escavadeira amarela e uma montanha de terra. A pá da escavadeira se abaixa, abocanha um naco de terra e volta a se elevar. O operador gira a sua máquina 180 graus, anda por 30 metros e então abre a pá, entornando o seu conteúdo. Isso feito, retorna ao ponto inicial. Esse processo se repete por seis horas ao dia, durante nove dias seguidos. Afinal, qual é o propósito disso tudo? Para responder a essa pergunta, é preciso cavar um pouco mais fundo.

5. Sol, Silício e Economia

A Evonik obterá uma economia maciça de energia mediante a expansão de suas capacidades em closorilanos para a produção de silício solar, material usado na indústria fotovoltaica. E a empresa processa o silício, matéria-prima de alta demanda, por meio de um novo processo que utiliza muito menos energia que as tecnologias convencionais.

6. O Funcionamento do Branco

O petróleo é a matéria prima mais importante para a produção de plásticos e ingredientes químicos básicos. Mas o óleo mineral está se tornando escasso e a necessidade de uma alternativa é premente. Os pesquisadores já trabalham no desenvolvimento de um meio que possa substituir o petróleo e, ao mesmo, tempo proteger o meio ambiente. Quem sabe um dia isso nos leve a um ponto em que os materiais usados para a confecção de calçados esportivos são produzidos na lavoura?

7. Expertise em proteção ambiental

Pneus são produtos de alta tecnologia. O mais importante é formular a mistura correta de borracha para que os pneus atendam a todos os tipos de exigência, no calor, na chuva ou na neve. Que se dê mais poder então à pessoa que consegue sugerir a formulação que equilibra perfeitamente os três principais componentes de reforço nos compostos de borracha: as sílicas, os organosilanos e os negros-de-fumo. Dentro dos limites do “triângulo mágico do desempenho dos pneus”, esses três componentes determinam as propriedades desejadas – um tipo de cooperação entre aderência em pistas molhadas, resistência à abrasão (quilometragem) e resistência à rolagem.

8. Cabeças Claras

Há várias décadas o peróxido de hidrogênio tem sido a causa de charmosas ilusões: morenas usam o produto para ficar loiras. Parece que até mesmo Marilyn Monroe devia seus cabelos louros à substância. A descoloração dos cabelos, no entanto, é somente uma das aplicações do peróxido de hidrogênio (H2O2): o grosso da produção mundial é destinado à indústria de papel e celulose. A Evonik é o segundo maior produtor mundial desse agente de branqueamento, com uma capacidade de cerca de 600.000 toneladas ao ano. Mas será que o peróxido de hidrogênio não teria um potencial ainda maior?

9. O vidro que manter as plantas aquecidas

Para que as flores e as verduras possam se desenvolver em uma estufa, é preciso que haja uma grande quantidade de energia calorífera. O que não chega a ser uma surpresa uma vez que, na maioria dos casos, as paredes e telhados são feitos totalmente de vidro, o que faz com que uma grande parte de calor seja perdida. É por isso que as estufas modernas costumam ser feitas de ACRYLITE®, produto da Evonik. Isso reduz consideravelmente o custo do aquecimento – e as plantas também se beneficiam dessa solução.

10. Cremes para a pele que economizam energia

Os efeitos dos cosméticos sobre a pele já eram conhecidos à época de Cleópatra, rainha egípcia que se servia de cremes e loções para seduzir o imperador Julio Cesar com sua beleza legendária. A busca de uma aparência bem cuidada continua em alta nos dias atuais. A Evonik sabe como. Um dos fatores mais importantes para a sensação de um creme é a sua fase oleosa que, na maioria das vezes, consiste de ésteres cosméticos.

11. A Energia das Profundezas

O petróleo e o gás são recursos limitados, enquanto que a energia eólica e solar nem sempre estão disponíveis. Isso não acontece com a energia geotérmica; ela é praticamente inesgotável e está sempre disponível. A Evonik já utiliza a energia geotérmica. E está trabalhando em um projeto com empresas como a EdF e a EnBW para transformar energia geotérmica em energia elétrica por intermédio de uma caldeira de vapor gigantesca, 5.000 metros debaixo da superfície.

12. Quando Menos é Mais

Fornecer energia pode ser algo muito simples – ao menos no caso do corpo humano, em que uma bebida ou uma barra de chocolate repõe rapidamente a energia perdida. Quando se trata de calor e energia elétrica, no entanto, a situação é um pouco mais complexa. É preciso tecnologia energética sofisticada, de preferência ambientalmente correta, e, ainda por cima, eficiente – como a central elétrica do futuro, da Evonik.

13. Economizar combustível é fácil

Automóveis que necessitam de menos combustível e por isso emitem menos CO2 são produtos não só de sofisticada engenharia mecânica. Também os químicos da Evonik estão preparando o caminho para o carro do futuro: um veículo ambientalmente correto e econômico e com componentes muito leves.

14. Diesel a partir de uma noz

A segunda geração do biodiesel, o óleo do futuro, vem do deserto. Além de servir como combustível, esse produto poderia contribuir para criar empregos e alimentar a população mundial. Mas não é preciso prejudicar as safras alimentícias ou usar valiosas terras tradicionalmente cultiváveis para obter o óleo para esse biodiesel; a chave do sucesso nesse caso é uma planta totalmente despretensiosa.

15. Sanduíches Leves

Basta uma simples comparação para que se revelem diferenças impressionantes: Um metro cúbico de aço pesa 7.800 kg; o mesmo volume de alumínio pesa 2.700 kg; se substituirmos o aço ou o alumínio por ROHACELL, a espuma rígida de alta performance da Evonik, teremos meros 32 kg.

16. O foco em um vilão climático

Na luta pela prevenção de catástrofes climáticas, é possível que a própria natureza tenha a solução: os cientistas descobriram bactérias que podem absorver dióxido de carbono (CO2), o gás do efeito estufa, do ar de um modo particularmente eficiente e ligá-lo por meio do metabolismo delas.

17. Fábrica de Idéias

Traduzir os conhecimentos científicos mais recentes em produtos e processos bem-sucedidos o mais rapidamente possível. É o que a Evonik afirma e o que o Science-to-Business (S2B), o conceito de pesquisa incomparável do Grupo, defende. Nos centros especialmente criados para esse fim, em Marl, a empresa integra as suas atividades estratégicas de pesquisa e desenvolvimento em várias áreas orientadas para o futuro. O sucesso dessa postura já foi confirmado pelos Centros de Nanoeletrônica e Biotecnologia S2B.

18. Películas Solares Superfinas

Está em andamento uma intensa pesquisa para descobrir materiais novos e econômicos que possam ajudar a captar a energia do sol. A Evonik já está trabalhando na tecnologia solar do futuro – e os coletores de energia solar devem ser finos, poderosos e flexíveis.

19. Em Benefício Próprio

As recentes contas de aquecimento doméstico foram um choque para as famílias na Alemanha, que foram confrontadas com aumentos de 30%, em média, em decorrência da explosão dos preços da energia. Muitos consumidores já se perguntam como mudar e melhorar o modo como aquecem as suas casas. Na qualidade de consumidor de energia, também a Evonik estuda possibilidades de otimização. A assessoria para isso vem, basicamente, de especialistas internos.

20. Faça você mesmo

“Mas nós sempre fizemos assim”. Essas palavras podem acabar com idéias novas e desestimular os funcionários motivados e pensantes nas organizações modernas. E, no entanto, muitas vezes são justamente esses colaboradores que sabem como introduzir melhoras no local de trabalho ou no processo produtivo. A Evonik reconhece o fato e se beneficia dele.

21. Lascas de madeira geram eletricidade e aquecimento

Em vez de simplesmente jogar fora as peças velhas de mobília, os restos de podas e as madeiras de construção, a Evonik usa esses materiais para gerar eletricidade e calor. Existem usinas espalhadas por toda a Alemanha que fazem uma contribuição importante para o mix de energia, e protegem, desse modo, o clima.