Expertise em Proteção Ambiental

Pneus são produtos de alta tecnologia. O mais importante é formular a mistura correta de borracha para que os pneus atendam a todos os tipos de exigência, no calor, na chuva ou na neve. Que se dê mais poder então à pessoa que consegue sugerir a formulação que equilibra perfeitamente os três principais componentes de reforço nos compostos de borracha: as sílicas, os organosilanos e os negros-de-fumo. Dentro dos limites do “triângulo mágico do desempenho dos pneus”, esses três componentes determinam as propriedades desejadas – um tipo de cooperação entre aderência em pistas molhadas, resistência à abrasão (quilometragem) e resistência à rolagem.

A tecnologia sílica-silano, denominada tecnologia do “pneu verde” pelos especialistas, vem ditando a tendência há anos. Com a ajuda de certos componentes de silicone, conhecidos como organosilanos, essa tecnologia permite a “ligação” química entre a borracha e a sílica. Na Europa, para citar somente um mercado, ela é usada nas bandas de rodagem de praticamente todos os carros novos. Isso permite uma economia de combustível de 5 por cento, em comparação com os pneus convencionais, sem perda de durabilidade e com melhor aderência, especialmente sob condições de umidade.

Um desenvolvimento recente na tecnologia do “pneu verde” – um novo organosilano – reduz a resistência adicional à rolagem em mais de dez por cento, e em quase quarenta por cento em comparação com os pneus fabricados por meio de processos diferentes da tecnologia sílica-silano, desenvolvida primeiramente pela Evonik, e que atualmente é líder de mercado. Isso se traduz em economia de combustível de até oito por cento. Em termos de emissões de CO2, isso quer dizer que as emissões de um carro de passageiros, da classe luxo, serão reduzidas dos atuais 180 gramas por quilômetro (g/km) para 165 g/km. Tomando-se uma média de rodagem de 30.000 km por ano, o custo de um novo jogo de pneus terá sido recuperado em apenas um ano.

Mesmo no estágio de produção, os novos pneus marcam pontos devido ao fato de reduzirem a carga ambiental durante o processo de fabricação. O organosilano Si 363 da Evonik, recentemente lançado no mercado, reduz em mais de 80% as emissões de COV (compostos orgânicos voláteis) durante o processo de fabricação. Isso elimina os altos gastos com o tratamento dos gases residuais.

Os Fatos


A pergunta: Como se pode reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2 mediante o uso de tecnologias inovadoras na fabricação de pneus?

A idéia: Pneus com menor resistência à rolagem, oriundos de fabricação ambientalmente correta.

A resposta da Evonik: O desenvolvimento de novos materiais para pneus, como o organosilano Si 363. Os três componentes de reforço mais importantes – sílica da borracha, organosilanos e negros-de-fumo – são determinados com precisão pela pesquisa conduzida pela própria Evonik. A Evonik conta com a vantagem adicional de ser o único fornecedor do mundo que também fabrica os três componentes.

Os benefícios: Menor consumo de combustível, menos emissões de CO2 na estrada e níveis mais baixos de emissão de COV na produção dos pneus.