Fábrica de Ideias

Traduzir os conhecimentos científicos mais recentes em produtos e processos bem-sucedidos o mais rapidamente possível. É o que a Evonik afirma e o que o Science-to-Business (S2B), o conceito de pesquisa incomparável do Grupo, defende. Nos centros especialmente criados para esse fim, em Marl, a empresa integra as suas atividades estratégicas de pesquisa e desenvolvimento em várias áreas orientadas para o futuro. O sucesso dessa postura já foi confirmado pelos Centros de Nanoeletrônica e Biotecnologia S2B.

Em seu novo Centro Eco2 S2B, inaugurado no segundo semestre de 2008, a Evonik agora combina, sob um único teto, a expertise abrangente do Grupo nos campos de eficiência energética e da proteção ambiental. Os desenvolvimentos e testes realizados nessa unidade – como a pesquisa de novas tecnologias – estão abertos a pontos de vista anticonvencionais e interdisciplinares. O que determina o rumo do trabalho é a necessidade do mercado, não a pesquisa por si só. E os projetos são constantemente avaliados em termos de perspectivas de sucesso.

Essa “fábrica de ideias” foi criada a partir de temas de interesse das três unidades de negócios da Evonik: Química, Energia e Negócios Imobiliários. Assim, a empresa explora, pela primeira vez em grande escala, as oportunidades que surgem a partir de sua organização como grupo industrial integrado. Em conjunto com as unidades de negócio do Grupo e os parceiros de instituições acadêmicas e da indústria, os pesquisadores da Evonik se concentram em cinco áreas temáticas: separação e utilização de CO2, geração de energia, armazenamento de energia, além de soluções para melhorar a eficiência energética dos clientes e dos próprios processos da Evonik.

O Centro Eco2 S2B está empenhado em descobrir como o CO2 proveniente do processo das centrais elétricas – e tão prejudicial ao clima – pode ser separado e usado, por exemplo, como matéria prima química. É possível que isso demonstre ser uma alternativa ao simples armazenamento do CO2. Os pesquisadores também pretendem descobrir como armazenar as energias solar e eólica de um modo mais eficiente que o atualmente praticado. Talvez as baterias avançadas, como as baseadas na tecnologia lítio-íon, possam ser de ajuda nisso.

As inovações são a chave do novo sucesso, não só em termos comerciais, mas também no que se refere à eficiência energética ou à luta contra as mudanças climáticas. Em 2013, a Evonik terá investido mais de 50 milhões de Euros em pesquisa no novo Centro S2B.

Os Fatos


A pergunta: Como com maior rapidez uma solução comercializável para a proteção climática?

A ideia: Encurtando o caminho entre a ideia inicial e a tecnologia orientada para o futuro.

A resposta da Evonik: O Centro Eco2 S2B, centro exclusivo em que o Grupo reúne sob um único teto a sua expertise diversificada em eficiência energética e proteção climática e se dedica, assim, à pesquisa direcionada.

Os benefícios: Novas tecnologias para o fornecimento global e a utilização eficiente da energia que protejam o clima.