Faça você mesmo

“Mas nós sempre fizemos assim”. Essas palavras podem acabar com idéias novas e desestimular os funcionários motivados e pensantes nas organizações modernas. E, no entanto, muitas vezes são justamente esses colaboradores que sabem como introduzir melhoras no local de trabalho ou no processo produtivo. A Evonik reconhece o fato e se beneficia dele.

Muitos dos colaboradores do Grupo já colocaram suas idéias em prática com sucesso. Martin Rösler é um deles: As idéias inteligentes desse funcionário da usina elétrica da Evonik em Voerde para economizar energia fizeram com que ele recebesse o prêmio de criador da melhor sugestão da Alemanha, pelo Instituto Alemão para Administração Empresarial e Desenvolvimento Gerencial. Rösler havia trabalhado intensamente no programa de início das operações das unidades A e B da usina de Voerde, que até ali sofria limitações por limites e fases fixas. Ele desenvolveu um plano mais flexível e de melhor ajuste que permite reduções significativas na quantidade de óleo e carvão necessária para a partida das unidades.

Esse exemplo mostra que o sucesso muitas vezes vem de dentro da própria organização, de colaboradores convictos e comprometidos, para os quais o sucesso da empresa em que trabalham, a proteção ambiental e o consumo econômico de energia, são todas questões da maior importância. Eles não se deixam desmotivar nem mesmo pelos desafios mais extraordinários. Os funcionários da Evonik, Christian Gerdemann e Udo Sahlmann, da unidade de negócios Industrial Chemicals, ficaram durante dois anos pensando em como se poderia melhorar a utilização da energia na produção de hidrogênio. Isso enquanto continuavam desempenhando suas funções regulares na empresa. Um processo desenvolvido em decorrência da habilidade e expertise dos dois agora permite que o calor gerado na usina seja usado para produzir vapor: um exemplo perfeito de eficiência energética por meio da iniciativa pessoal.

O esquema de sugestões da Evonik, que permite que tais idéias sejam avaliadas, economiza milhões de euros por ano para a empresa. Para permitir que o maior número possível de pessoas no Grupo possa se beneficiar dessa expertise, a área Química da Evonik também concebeu um programa de troca de idéias. Isso faz com que as boas idéias sejam exploradas internamente e possam surtir um efeito ainda maior. Pois nesse caso ao invés de desaprovar atitudes dessa natureza, elas são expressamente incentivadas.

Os Fatos


A pergunta: Como os funcionários podem fazer contribuições pessoais adicionais para o consumo econômico da energia e a proteção ambiental?

A idéia: Mediante a utilização das habilidades e dos conhecimentos práticos de funcionários superbem treinados para produzir novas idéias e realizar mudanças positivas.

A resposta da Evonik: A Evonik incentiva, ajuda e motiva os funcionários a colocarem as idéias deles em prática. Por meio de um sistema de gerenciamento de idéias, a empresa assegura que as boas idéias exerçam o seu pleno impacto.

Os benefícios: Eficiência energética e economia de custos em decorrência de iniciativas pessoais. As sugestões de melhorias feitas por seus funcionários fizeram com que a Evonik obtivesse benefícios líquidos de mais de 60 milhões de euros entre 2003 e 2008 – levando-se em conta somente o primeiro ano após a implementação de uma sugestão. A maioria das idéias, no entanto, traz benefícios palpáveis ao longo de vários anos.