O foco em um vilão climático

Na luta pela prevenção de catástrofes climáticas, é possível que a própria natureza tenha a solução: os cientistas descobriram bactérias que podem absorver dióxido de carbono (CO2), o gás do efeito estufa, do ar de um modo particularmente eficiente e ligá-lo por meio do metabolismo delas.

As descobertas da equipe de pesquisa liderada pelo Prof. Georg Fuchs, da Universidade de Freiburgo (conhecida como “universidade da excelência”), têm atraído a atenção não só dos círculos científicos. O trabalho da equipe pode contribuir para a redução dos níveis de dióxido de carbono, o grande vilão climático. S Ao lado do estado alemão de Nordrhein-Westfalen e da União.

“Além das tecnologias para redução das emissões de CO2, a absorção do CO2 pelas plantas e bactérias é um dos campos de pesquisa mais promissores da atualidade,” diz o Dr. Harald Schmidt, diretor da unidade de pesquisa Creavis, da Evonik. O uso das bactérias que “devoram” CO2 permite não somente a remoção do gás de efeito estufa da atmosfera, como também pode reduzir as emissões de CO2 nos processos industriais.

Do ponto de vista químico, os resultados obtidos em Freiburgo revelam outra possibilidade intrigante: rotas metabólicas dessa natureza oferecem novas opções de síntese, seja para substituir os processos químicos de produção por similares biotecnológicos ambientalmente mais corretos, seja para desenvolver novos produtos por meio de novas rotas sintéticas. Esse também é o objetivo do Centro de Biotecnologia Science-to-Business da Evonik em Marl, subordinado à Creavis, onde a empresa trabalha em uma produção biotecnológica inédita de materiais avançados. “Com esse objetivo, estamos cada vez mais usando as rotas metabólicas das bactérias e dos fungos como uma espécie de fábrica na célula”, destaca Schmidt. “Na busca de novas rotas metabólicas desse tipo, trabalhar com a equipe de pesquisa do Prof. Fuchs foi como descobrir ouro”.

“Nossa pesquisa básica com bactérias exóticas era significativa apenas do ponto de vista biológico, no início”, acrescenta Fuchs. “Foi a colaboração com a Evonik que abriu os nossos olhos para a possibilidade de explorar rotas metabólicos para a síntese biológica ambientalmente correta dos blocos de construção químicos”.

A nova rota metabólica descoberta pelos pesquisadores de Freiburgo apresenta uma vantagem decisiva: ela oferece acesso a materiais antes inacessíveis via CO2.

Os Fatos

A pergunta: como o CO2 pode ser removido da atmosfera de modo eficiente do ponto de vista energético?

A idéia: Bactérias são capazes de absorver CO2 do ar e promover a sua ligação por meio de seu metabolismo.

A resposta da Evonik: A Evonik apóia a pesquisa científica que se ocupa da fixação biológica do CO2.

Os benefícios: Caso essa rota metabólica possa ser ampliada para escala comercial, é possível que futuramente a própria natureza venha a combater eficazmente o CO2.