O vidro que mantém as plantas aquecidas

Para que as flores e as verduras possam se desenvolver em uma estufa, é preciso que haja uma grande quantidade de energia calorífera – o que não chega a ser uma surpresa uma vez que, na maioria dos casos, as paredes e telhados são feitos totalmente de vidro, o que faz com que uma grande parte de calor seja perdida. É por isso que as estufas modernas costumam ser feitas de ACRYLITE®, produto da Evonik. Isso reduz consideravelmente o custo do aquecimento – e as plantas também se beneficiam dessa solução.

Em um enorme canteiro de orquídeas, dez mil pontos de cor de um mosaico gigante, maravilhosamente perfumado na luminosa claridade do inverno. Lá fora, um frio imenso faz com que a respiração das pessoas se condense em uma névoa branca. As flores, no entanto, crescem indiferentes à temperatura externa. Afinal, só recebem a luz, o frio gélido do inverno fica de fora. Na estufa de impressionantes proporções de De Lier, na Holanda, a estação para cultivar flores é sempre a atual. As condições hostis do tempo simplesmente não são levadas em conta. Esteja frio, chova, ou faça sol demais, os produtos ACRYLITE® excluem tudo que possa prejudicar o crescimento das plantas.

Para construir essa estufa de ACRYLITE®, a maior do mundo no gênero, foram usadas quase 500 toneladas desse material versátil, equivalente a uma área de cerca de 100.000 metros quadrados. Os requisitos podem ser descomunais: as chapas individuais de ACRYLITE® para as estufas gigantes da Finlândia, por exemplo, possuem até doze metros de comprimento. Embora as estufas de ACRYLITE® sejam visualmente indistinguíveis da variedade convencional, elas oferecem diversas vantagens. As chapas da Evonik possuem boas propriedades isolantes. As camadas de ar nas chapas permitem economias substanciais: o custo da energia é até 50 por cento menor que nos similares de vidro. Ou, trocando em miúdos, a redução nas emissões de CO2 por hectare de terra é de até 600 toneladas ao ano.

Para propiciar o crescimento das plantas sob condições tão naturais quanto possível, as chapas de ACRYLITE ALLTOP® são projetadas para ser particularmente permeáveis à luz ultravioleta. Já não são só os holandeses que adotam as estufas de ACRYLITE®; os escandinavos e os norte-americanos também estão descobrindo essa opção econômica em termos energéticos. E estão cultivando suas flores multicoloridas mesmo no inverno sem ter de encarar contas de luz que os deixem pálidos de susto.

Os Fatos

A pergunta: Como se pode reduzir o consumo de energia das estufas de plantas?

A idéia: Substituindo o vidro por um material alternativo.

A resposta da Evonik: Chapas acrílicas double-skin PLEXIGLAS ALLTOP®. Esse material possui propriedades excepcionais e permite o crescimento das plantas sob condições as mais próximas possíveis das naturais.

Os benefícios: As flores podem ser cultivadas o ano todo nas estufas de PLEXIGLAS®, com menor custo energético e menos emissões de CO2.