Películas Solares Superfinas

Está em andamento uma intensa pesquisa para descobrir materiais novos e econômicos que possam ajudar a captar a energia do sol. A Evonik já está trabalhando na tecnologia solar do futuro – e os coletores de energia solar devem ser finos, poderosos e flexíveis.

Explorar a energia solar de modo econômico não é tão simples assim. As placas de vidro entre as quais se encontram as películas fotovoltaicas ativas são pesadas e caras, o que constitui uma desvantagem para a produção de células solares de película fina. A placa de vidro inferior serve de substrato enquanto a superior proporciona uma barreira contra umidade, oxigênio e os efeitos da intempérie. Esse sistema de módulos solares de vidro sobre vidro normalmente exige subestrutruturas caras que podem representar até um terço do custo total.

A Project House Functional Films & Surfaces (Películas e Superfícies Funcionais) da Evonik está trabalhando com o objetivo de substituir as barreiras de vidro dos módulos solares de película fina por um sistema adequado de películas de plástico. Entre as vantagens da tecnologia de película fina está a geração de energia mesmo na condição de luz residual fraca ou difusa.

As películas de ACRYLITE® têm as propriedades necessárias para esse sistema: alta transmissão de luz e proteção confiável contra influências ambientais. A Evonik conta com vários anos de experiência com essas películas. No entanto, a equipe do Project House enfrenta um desafio especial: os plásticos convencionais devem ter a superfície modificada para adquirir características de barreira que permitam reduzir consideravelmente a permeabilidade à umidade e ao oxigênio. Uma das possibilidades seria a adoção de tecnologias de revestimento que aplicam silício ou óxido de alumínio sobre a superfície do plástico em uma camada de somente uns poucos nanômetros de espessura, uma película tênue com propriedades de barreira, por assim dizer.

Os especialistas da Project House querem ir ainda mais longe produzindo módulos solares em que um polímero substitua também a segunda camada de vidro, a que serve de sustentação. Os módulos solares desse tipo seriam totalmente flexíveis e poderiam ser produzidos de modo muito mais econômico que antes, em um processo rolo-a-rolo. Isso permitiria a produção de células solares extremamente leves que poderiam simplesmente ser afixadas ao telhado, sem a necessidade de uma subestrutura adicional. Se isso for possível, a força do sol poderá ser facilmente dominada.

Os Fatos


A pergunta: Como se pode utilizar a energia solar de modo mais eficiente?

A idéia: Para que a participação das células solares na geração de energia seja ainda mais significativa, é preciso que a sua produção e instalação sejam muito mais econômicas.

A resposta da Evonik: A Project House Functional Films & Surfaces (Películas e Superfícies Funcionais) da Evonik está trabalhando no desenvolvimento de películas plásticas de alta performance que permitirão a produção rolo-a-rolo de células solares de película fina.

Os benefícios: A tecnologia de películas finas também funciona em condições de luz relativamente desfavoráveis, de modo que a força do sol pode ser usada de modo economicamente eficaz mesmo nas latitudes médias países do hemisfério norte.