Pequenas células economizam energia

Para reduzir os custos do consumo de eletricidade, os pesquisadores da Evonik estão desenvolvendo os aditivos adequados a fim de melhorar ainda mais as espumas isolantes dos refrigeradores.

A espuma isolante ideal se encontra, inicialmente, em estado líquido, e deve preencher cada curva e cada canto ao redor da bandeja para ovos e do compartimento para garrafas. Depois, ela se solidifica sem deixar qualquer buraco ou irregularidade, mantendo poros delicados como a pele de uma criança. Esse é o aspecto da espuma perfeita para o isolamento de refrigeradores. A espuma rígida de poliuretano é o material mais eficiente que se conhece para o isolamento de geladeiras. Ela é produzida basicamente a partir de duas matérias- primas químicas. Para otimizar as suas propriedades, adicionam-se substâncias conhecidas como aditivos. Entre os aditivos mais importantes, encontram-se estabilizadores de espuma como os desenvolvidos nos laboratórios da Evonik.

Os estabilizadores têm três funções decisivas. Eles tornam possível misturar os dois principais componentes da espuma, além de gerar uma massa de bolhas que formará uma estrutura celular muito fina depois que a espuma tiver endurecido. Essas pequenas células proporcionam um isolamento especialmente eficiente. Os aditivos também estabilizam a espuma enquanto ela ainda está líquida e em expansão. Desse modo, a espuma pode fluir para cada canto das paredes do refrigerador, sem formar buracos ou fendas.

Uma equipe de pesquisadores em Essen está trabalhando com os clientes da Evonik a fim de aumentar em 10 por cento a capacidade de isolamento da espuma. Os principais clientes, nesse caso, são empresas de sistemas que fornecem a mistura ideal de matérias-primas para os fabricantes de refrigeradores, proporcionando a base para a produção industrial de material isolante.

A Evonik desenvolveu cerca de 50 estabilizadores diferentes para essa aplicação, até o momento. Esse número também indica que não se trata de um simples padrão comum, mas que é necessário o conhecimento de especialistas capazes de desenvolver soluções feitas sob medida de acordo com a necessidade do cliente.

Os estabilizadores desempenham um papel chave na produção das espumas rígidas que contribuem para a melhora da eficiência energética. Refrigeradores com bom isolamento são muito importantes em se tratando de proteção ambiental, conforme ilustra tão bem o cálculo do Wuppertal Institute for Climate, Environment, and Energy, instituto da cidade de Wuppertal para questões de clima, meio ambiente e energia: se todos os refrigeradores em uso há mais de dez anos fossem substituídos por modelos com dispositivo comum de eficiência energética da classe A, o consumo de energia elétrica das famílias da Alemanha poderia ser reduzido em 2,5 a 4 por cento. E a cerveja continuaria bem gelada...

Os Fatos


A pergunta: Como se pode reduzir o consumo de energia dos refrigeradores?

A idéia: Refrigeradores com isolamento mais eficaz, proporcionado por novas espumas rígidas.

A resposta da Evonik: A Evonik está desenvolvendo estabilizadores de espuma que produzem espumas celulares especialmente finas.

Os benefícios: Pequenas células finas fornecem um isolamento especialmente eficaz que contribui para economizar energia.