Sanduíches Leves

Basta uma simples comparação para que se revelem diferenças impressionantes: Um metro cúbico de aço pesa 7800 kg; o mesmo volume de alumínio pesa 2700 kg; se substituirmos o aço ou o alumínio por ROHACELL, a espuma rígida de alta performance da Evonik, teremos 32 kg.

ROHACELL torna leves – literalmente – até mesmo as tarefas mais complexas. No solo, a espuma rígida reduz o peso dos automóveis, economizando combustível com isso. No ar, ela confere ímpeto e segurança a helicópteros e

aviões. Na água, imprimi velocidade aos catamarãs. Em suma, o material encontra aplicação em todas as áreas em que leveza e estabilidade sejam requisitos importantes.

Os helicópteros de hoje, por exemplo, muitas vezes possuem pás de rotor de alta performance, que são montadas em forma de sanduíche – com núcleo de espuma rígida ROHACELL. As pás do rotor são submetidas a enormes pressões. O rotor de um helicóptero que viaja a 250 quilômetros por hora, por exemplo, realiza cerca de 400 revoluções por minuto, de modo que as velocidades nas pontas das pás são de cerca de 800 metros por segundo. As forças centrífugas resultantes nas pontas das pás podem chegar a 1.000 vezes a aceleração gravitacional. A estrutura de sanduíche se contrapõe a essas forças.

Nas pás de rotor do tipo sanduíche, um núcleo de espuma de polimetacrilimida é colado, sob pressão e a altas temperaturas, entre duas camadas de cobertura de plástico reforçado com fibra de carbono. O resultado é um componente extremamente resistente. De todas as espumas rígidas do mercado, ROHACELL possui, de fato, a melhor relação de peso e força mecânica, e também a mais alta temperatura de deflexão ao calor. A leveza do material surte efeito positivo em aviões, por exemplo, nos winglets (asinhas), as pequenas extensões das asas que melhoram as propriedades aerodinâmicas e reduzem o consumo de combustível. E o ROHACELL empregado nas portas de carga, portas do trem de pouso, perfis de reforço da carenagem do motor e nas mesinhas dobráveis na cabine dos passageiros também contribui para a redução do peso e para a economia de combustível, minimizando, assim, as emissões de CO2.

Nas usinas eólicas, o ROHACELL promove a geração de energia ambientalmente correta. E o material pode ser encontrado até mesmo em catamarãs e nos esquis dos principais biatletas. Tudo isso são marcos na trajetória de sucesso mundial continuado desse material extraordinário.

Os Fatos

A pergunta: Como reduzir o peso – e economizar energia – de aviões, automóveis e navios?

A idéia: Por meio de uma estrutura do tipo sanduíche, que combina estabilidade extrema e baixo peso.

A resposta da Evonik: A espuma rígida ROHACELL, que possui a melhor relação de peso e força mecânica entre as espumas estruturais disponíveis.

Os benefícios: O uso de ROHACELL como núcleo de estruturas do tipo sanduíche reduz de modo significativo o peso de automóveis e aviões. Isso proporciona economia de energia e reduz as emissões de CO2.