Press release
Resource Efficiency
September 11, 2019

COATINO™, assistente digital de formulações de coatings da Evonik, chega em 2020

  • Assistente de laboratório por comando de voz, o COATINO™, tem como objetivo reduzir pesquisas demoradas na indústria de coatings
  • Liberação inicial para os clientes prevista para 2020
  • Serviços inovadores ganham mais importância

Falar e ser ouvido – nunca antes essas palavras pertenceram ao trabalho de laboratório na acepção de agora, mas, graças ao COATINO™, o primeiro assistente de laboratório digital que a Evonik está desenvolvendo especialmente para a indústria de coatings, está se tornando realidade. Esse assistente digital por comando de voz não só faz o que o mandam fazer, como também oferece a sua ampla expertise em apoio ao trabalho dos especialistas humanos no mundo dos coatings.

A Evonik equipou o COATINO™ com conhecimentos técnicos especializados. Por esse motivo, COATINO™ pode fornecer respostas impressionantes e especializadas mesmo para perguntas complicadas. Uma vez finalizado o desenvolvimento de um protótipo em colaboração com parceiros europeus, a Evonik planeja disponibilizar o assistente de laboratório digital à indústria já no início de 2020.

O mercado de coatings está passando por mudanças profundas: os consumidores querem revestimentos de melhor qualidade, mais sustentáveis e mais eficientes. Além disso, exigências regulatórias são cada vez mais rigorosas. Tudo isso criou uma necessidade por mais inovação e ciclos de vida mais curtos para os produtos.

Uma resposta mais rápida, mais personalizada e mais abrangente às necessidades dos clientes

É aqui precisamente que o COATINO™ entra. Segundo Gaetano Blanda, responsável pela linha de negócios Coating Additivos da Evonik, “com o nosso assistente de laboratório digital por comando de voz estamos apoiando a indústria de coatings na entrega de uma resposta mais rápida, mais customizada e mais abrangente e de acordo com as atuais necessidades dos clientes”.

Quando se considera tudo, as oportunidades no mundo colorido das tintas de hoje são virtualmente ilimitadas. Só no setor de aditivos, a criação de propriedades especiais em determinado revestimento cobre um amplo leque de opções. Por exemplo, os aditivos podem deixar um revestimento mais resistente a riscos. Para os fabricantes de tintas, no entanto, a procura pelo aditivo certo muitas vezes parece uma corrida de maratona: “Há milhares de potenciais combinações e os experimentos práticos continuam sendo o método escolhido, mesmo entre especialistas de larga experiência. Eles folheiam catálogos e mais catálogos, estudam listas e vasculham nomenclaturas complexas

para realizar testes demorados como o objetivo de, mais uma vez, caracterizar precisamente como as matérias-primas que eles encontraram interagem com os demais componentes da formulação”, relata Olive Kröhl, gerente do setor de Strategic Business Development na linha de negócios Coating Additives e responsável pelo projeto COATINO™.

Você só precisa de um tablet ou smartphone para enviar a sua solicitação

O assistente digital COATINO™ tem o potencial de acabar com o que tem sido um processo moroso e, por vezes, frustrante: tudo o que os desenvolvedores de revestimentos precisam informar ao COATINO™ são as propriedades que querem para o seu aditivo – o assistente de laboratório vai fornecer imediatamente as respostas adequadas. Dessa maneira, o COATINO™ oferece aos fabricantes de tintas e revestimentos um acesso rápido e fácil a soluções do abrangente portfólio de produtos da Evonik. Uma expertise técnica aprofundada continua sendo imprescindível, mas com o COATINO™ ela é muito mais fácil de obter a qualquer momento e em qualquer lugar. Afinal, basta um tablet ou um smartphone para poder usufruir dos ‘conhecimentos’ do assistente digital.

A segurança de dados foi uma das principais preocupações da Evonik durante o desenvolvimento da plataforma. “Estamos trabalhando com parceiros europeus no desenvolvimento do COATINO™ levando em conta os estritos requisitos europeus de proteção de dados. Soluções de alto desempenho em nuvem protegem os dados armazenados”, esclarece Kröhl.

O time do COATINO™ trabalha com afinco para deixar o sistema o mais fácil possível para os usuários. Graças a esse trabalho abrangente, o assistente digital por comando de voz entende mais do que só a linguagem do dia a dia – ele também domina a terminologia técnica usada na indústria de coatings. É isso que faz com que o COATINO™ realmente mostre os seus pontos fortes como especialista.

Nos resultados da busca, o COATINO™ fornece uma recomendação clara, fundamentada e abrangente para um aditivo determinado. O assistente digital busca as informações em uma base de dados em nuvem continuamente atualizada. Além de muitas outras fontes, essa base de dados também oferece resultados de testes realizados pela Evonik em sua fábrica de tintas e revestimentos de alto rendimento. “Lançamos mão de métodos modernos da ciência dos grandes volumes de dados (big data science) e do aprendizado de máquinas (machine learning) para assegurar que o COATINO™ sempre sugira o aditivo mais adequado”, diz Kröhl. Por esse motivo, o COATINO™ representa uma adição inteligente, digital e turbinada ao meticuloso método de tentativa e erro disponível até aqui.

A Evonik se vê como pioneira em digitalização dentro da indústria química. Ao mesmo tempo, o responsável pela linha de negócios, Gaetano Blanda, está convencido de que “as inovações na indústria química atual envolvem mais que só produtos acabados e processos. Também os serviços podem ser inovadores. O COATINO™ é um bom exemplo do tipo de serviço inovador que não teria sido praticável dessa maneira antes da digitalização”.

De fornecedor de produtos a provedor de soluções abrangentes

O assistente digital tem como finalidade ajudar a indústria de coatings a economizar tempo, esforço e, consequentemente, dinheiro. O COATINO™ vai permitir que os clientes trabalhem de uma maneira mais dirigida e obtenham resultados com mais rapidez. E isso, em contrapartida, os tornará mais competitivos. Os consumidores finais também podem se beneficiar na medida em que as inovações da indústria de Coatings são disponibilizadas mais rapidamente, por exemplo.

O COATINO™ é um bom exemplo de como a Evonik continuou aprimorando o seu próprio modelo de negócios de um experiente fornecedor de produtos para um provedor de soluções abrangentes. Ao mesmo tempo, a Evonik confirma o seu papel de parceiro inovador especializado da indústria de tintas e revestimentos – um papel que a empresa continua desempenhando na era da digitalização. Blanda esclarece: “Oferecemos produtos – e estamos oferecendo cada vez mais serviços na esteira desses produtos. Com a adoção de uma abordagem contemporânea, entregamos aos nossos clientes o material e os meios de atender os seus próprios clientes de uma maneira mais rápida, melhor e mais sustentável.

Informações sobre a empresa

A Evonik é uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas. O foco em negócios atraentes do segmento de especialidades, a capacidade de inovação orientada aos clientes, além de uma cultura corporativa confiável e voltada a resultados compõem a essência de sua estratégia corporativa. Essas características formam a alavanca para um crescimento lucrativo e um aumento sustentado do valor da empresa. Com mais de 32.000 colaboradores, a Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro, beneficiando-se especialmente de sua proximidade dos clientes e de suas posições de liderança de mercado. No ano fiscal de 2018, a empresa gerou vendas de 13,3 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,15 bilhões de Euros.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.