Empresa

EVONIK

América Central e do Sul

A Evonik está presente na América Central e do Sul com unidades produtivas na Argentina e no Brasil. Escritórios próprios na Costa Rica, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala e Peru além de representantes ou distribuidores nos demais países. Em Puerto San Martin, na Argentina, possui uma fábrica que produz catalisadores para biodiesel, mercado no qual a Evonik detém posição de liderança global, com ampla experiência e tecnologia comprovada.

No Brasil - onde situada a plataforma de negócios - a Evonik conta com cerca de 650 colaboradores e possui um escritório central na capital paulista e quatro fábricas: uma que produz peróxido de hidrogênio, em Aracruz (ES); duas unidades em Americana (SP), uma delas destinada à fabricação de ingredientes para as indústrias de cosméticos e cuidados para o lar e a outra de sílicas precipitadas que atende os mercados de borracha, agroquímico, feed e food; e uma na cidade de Castro (PR), para a produção biotecnológica de Biolys®, insumo destinado ao mercado de nutrição animal. Também conta com cinco centros de distribuição, situados em Araucária (PR), Guarulhos (SP), Itajaí (SC), Mucuri (BA) e Rio Grande (RS); e modernos laboratórios destinados aos mercados de nutrição animal, personal care, aplicação farmacêutica, tintas, crosslinkers, além de um Centro Técnico de Poliuretanos.

As fábricas da Evonik na região, são modernas e consideradas “estado de arte” em termos de tecnologia e controle ambiental.

Evonik Industries: o grupo industrial criativo

Os produtos da Evonik são utilizados como matéria-prima em importantes segmentos de mercado, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química, tintas, entre outros.

A Evonik é uma das líderes mundiais em especialidades químicas. A empresa atua em mais de 100 países no mundo inteiro. Em 2021, registrou vendas de 15 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,38 bilhões de euros. A Evonik vai muito além da química para criar soluções inovadoras, lucrativas e sustentáveis para seus clientes. Cerca de 33.000 colaboradores trabalham juntos em prol de um objetivo comum: melhorar a vida das pessoas hoje e no futuro.

O Centro Corporativo, em Essen, na Alemanha, é responsável pelo gerenciamento estratégico da empresa, que tem como objetivo expandir a liderança tecnológica nas respectivas áreas de negócio e se consolidar como um dos grupos industriais mais criativos do mundo. Com o slogan "Leading Beyond Chemistry", pensamos além das fronteiras da química para fazer do mundo um lugar melhor. Hoje e no futuro.

São mais de 150 anos de história e muitas conquistas. A empresa dispõe de mais de 24.000 patentes e patentes requeridas e 38 centros de pesquisa no mundo todo. O modelo de pesquisa estratégica, que se distingue pela proximidade dos clientes, pela cooperação, além de ciclos curtos de desenvolvimento, constitui um promotor importante para conquistar novos mercados.

Liderança em especialidades químicas

A essência da estratégia corporativa da Evonik é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada, o que garante uma posição de liderança em várias áreas de atuação.

Orientada para o futuro

A Evonik já oferece aos clientes no mundo todo, produtos, serviços e soluções que ajudam a diminuir o consumo de recursos naturais e reduzir as emissões de CO2. Isso inclui a produção de matérias-primas essenciais para a indústria da energia solar; tecnologia e produtos para “pneus verdes”, que reduzem o consumo de combustível; materiais modernos, leves e econômicos, diminuindo o consumo de energia no setor de transportes, por exemplo.

A atividade de pesquisa e desenvolvimento é um propulsor essencial de inovação e sucesso na Evonik, que investiu mais de 400 milhões de euros em 2020 nessa área.

Compromisso com o meio ambiente

As fábricas da Evonik incorporam a mais avançada tecnologia para o desenvolvimento de produtos e soluções inteligentes, inovadoras e ambientalmente seguras para diversos setores industriais. Desde o início de suas operações, a empresa tem uma grande preocupação com a preservação ambiental e com as ações de responsabilidade social. Prova disso é que foi uma das primeiras no mundo a receber uma patente de proteção ambiental, concedida pelo Registro Imperial Alemão em 1882.

Responsabilidade Social

Além de adotar um rígido controle em suas unidades fabris com o intuito de evitar impactos ambientais, a empresa se preocupa em colocar em prática ações que contribuam para melhorar a qualidade de vida das comunidades onde suas unidades de negócios estão inseridas.

Reflexo dessa postura são os diversos projetos voltados para a inclusão social e o apoio à educação e cultura. Entre eles, destacam-se ações desenvolvidas em Aracruz (ES), que visam ajudar a comunidade local carente, englobando crianças, adolescentes e adultos.