Search
INOVACAO

Dados Financeiros

Inovação

PESQUISA e DESENVOLVIMENTO


Ideias inovadoras levam a tecnologias que estabelecem tendências.


P&D na Evonik

Despesas com P&D (2018)

459 milhões de Euros

Despesas com P&D 2018

Redução em 4% em relação ao ano anterior

Razão P&D

 3,1%

Vendas com novos produtos e aplicações

(desenvolvidos nos últimos cinco anos)

aprox. 12%

Vendas impulsionadas por patentes

50%

Novos pedidos de patentes depositados

aprox. 240

Patentes registradas e pedidos de patente depositados

aprox. 26.000

Marcas comerciais registradas / pendentes

aprox. 7.600

Colaboradores em P&D

aprox. 2.780

Local de P&D

40

A Evonik possui ampla estratégia de patentes com o objetivo de proteger novos produtos e processos. O valor e a qualidade do nosso portfólio de patentes aumentaram de modo constante nos últimos anos. Cerca de 240 novos pedidos de patentes foram depositados no período em questão. Em 2018, a Evonik detinha mais de 26.000 patentes e patentes pendentes.

O indicador “vendas impulsionadas por patentes” abrange 50% das vendas consolidadas da Evonik. As vendas de produtos são definidas como “impulsionadas por patentes” quando envolvem ao menos um depósito importante de patente ou uma patente em vigor no mundo inteiro. Em 2018, os produtos e as aplicações lançadas nos cinco anos anteriores responderam por 12% das vendas consolidadas da Evonik. O aumento significativo em comparação com 2017 (10%) é atribuído às inovações dos negócios adquiridos e ao sucesso inicial do mercado em nossos campos de crescimento de inovação.

O nosso canal de inovação está bem abastecido e abrange uma combinação equilibrada: além de incluir opções de negócios totalmente novas, está orientado no sentido de assegurar e melhorar as perspectivas dos negócios existentes. Além de inovações em produtos e processos, o foco inclui modelos de negócio inovadores. Nosso portfólio está alinhado às diferentes estratégias de negócio das várias entidades comerciais.

Em 2018, as despesas com P&D diminuíram 4%, para € 459 milhões, devido a uma gestão mais direcionada. Nossos projetos de P&D são gerenciados usando o processo de geração de lucros em múltiplas etapas desenvolvido pela Evonik para apoiar o desenvolvimento sistemático dos projetos até a comercialização lucrativa. 

A rede global de P&D da Evonik abrange 40 locais e emprega cerca de 2.780 pessoas. 

A Evonik também obtém acesso a tecnologias inovadoras e novas opções de negócios por meio de suas atividades corporativas de capital de risco. Investimos especificamente em fundos de tecnologias especializadas e start-ups de relevância estratégica para a Evonik. Desta forma, ganhamos insights sobre desenvolvimentos inovadores em um estágio muito inicial. Já realizamos 24 investimentos desde 2012. Além dos investimentos para fortalecer o campo de crescimento Sustainable Nutrition (Nutrição Sustentável), em 2018 a Evonik investiu na Velox Puredigital Ltd, Rosh Ha'Ayin (Israel), entre outros. A Velox possui uma nova tecnologia de impressão digital que permite a impressão de alta qualidade de embalagens de metal, plástico ou vidro, seja em séries extremamente pequenas ou em escala industrial. Isso abre oportunidades para a linha de negócios Coating Additives (Aditivos de Revestimento) associar-se à Velox no desenvolvimento de soluções aditivas personalizadas para o crescente mercado da indústria de embalagens. 

As oportunidades da digitalização 

A Evonik pretende ser líder em Digitalização na indústria química. Com isso em mente, em 2018, investimos na start-up de alta tecnologia dos EUA mySkin Inc., em Jersey City (Nova Jersey, EUA), que está facilitando um avanço na forma como os consumidores podem determinar e melhorar suas propriedades de pele. A empresa desenvolveu um dispositivo móvel que analisa as propriedades da pele e recomenda produtos de cuidado. Uma cultura voltada a Inovação é peça-chave na capacidade inovadora de uma empresa. Juntamente com compromisso, paixão e perseverança, isso implica a força para interromper projetos de P&D se suas perspectivas de sucesso são muito baixas, bem como uma atitude construtiva para com os erros. Portanto, consideramos a Evonik uma empresa aberta e de aprendizado.