Search
INOVACAO

Dados Financeiros

Inovação

PESQUISA e DESENVOLVIMENTO


Ideias inovadoras levam a tecnologias que estabelecem tendências.


P&D na Evonik

Despesas com P&D (2019)

428 milhões de euros

Despesas com P&D 2019

Redução em 2% em relação ao ano anterior

Razão P&D

 3,3%

Vendas com novos produtos e aplicações

(desenvolvidos nos últimos cinco anos)

aprox. 13%

Vendas impulsionadas por patentes

47%

Novos pedidos de patentes depositados

aprox. 225

Patentes registradas e pedidos de patente depositados

aprox. 24.000

Marcas comerciais registradas / pendentes

aprox. 6.900

Colaboradores em P&D

aprox. 2.560

Local de P&D

38

A Evonik possui ampla estratégia de patentes com o objetivo de proteger novos produtos e processos. O valor e a qualidade do nosso portfólio de patentes aumentaram de modo constante nos últimos anos. Em 2019, protocolamos 225 novos pedidos de patentes. As vendas de produtos cobertos por patente responderam por cerca de 47% das vendas totais da empresa. Em 2019, produtos e aplicações lançados nos cinco anos anteriores responderam por 13% das vendas consolidadas da Evonik. As despesas com P&D diminuíram 2% para 428 milhões de euros em 2019 em decorrência da nossa gestão orientada de maneira contínua a metas. Nossos projetos de P&D são geridos usando o processo multietapas “Idea-to-Profit” desenvolvido pela Evonik a fim de respaldar o desenvolvimento sistemático de projetos até à sua comercialização lucrativa. 

Nosso canal de inovação abrange opções de negócios totalmente novas e também atividades que têm por objetivo assegurar e melhorar as perspectivas dos negócios existentes. Além de inovações em produtos e processos, o foco inclui modelos de negócio inovadores e inovações em sistemas. Nosso portfólio de projetos está alinhado com as diferentes estratégias das diversas linhas de negócios, e nosso foco se concentra em áreas de crescimento com altos benefícios de sustentabilidade. 

A rede global de P&D da Evonik abrange 38 locais e emprega cerca de 2.560 pessoas.

A Evonik também ganha acesso a tecnologias inovadoras e novas opções de negócios por intermédio de suas atividades corporativas de venture capital. Em 2019, a Evonik lançou um segundo fundo de venture capital. A empresa alocou 150 milhões de euros para esse fundo, mais que dobrando o volume total para 250 milhões de euros. Investimos especificamente em fundos de tecnologia especializada e startups de relevância estratégica para a Evonik. Dessa maneira, adquirimos uma valiosa percepção de desenvolvimentos inovadores logo em sua fase inicial. Mais de 30 investimentos foram realizados desde 2012. Além de investimentos para reforçar a área de crescimento em inovação ‘Additive Manufacturing’, a Evonik também investiu, dentre outras coisas, na empresa Modern Meadow (Nova Jersey, EUA). A tecnologia pioneira da Modern Meadow produz colágeno sem ingredientes animais, uma proteína comumente encontrada em couros animais, por meio de um processo de fermentação usando células de leveduras. O material biofabricado resultante desse método que não envolve animais é mais parecido com o couro natural que os equivalentes sintéticos porque contém colágeno, o principal componente estrutural do couro bovino. 

A manutenção de uma cultura de inovação é um fator importante na capacidade de inovação de uma empresa. Aliada a comprometimento, paixão e perseverança, essa cultura permite deter projetos de P&D quando suas perspectivas de sucesso são muito baixas, além de adotar uma atitude construtiva em relação a erros. É por essa razão que nós vemos a Evonik como uma empresa aberta, que aprende.