Press release
Central & South America
February 21, 2018

Evonik e Borussia Dortmund concluem mais um evento de sucesso no Brasil

Em ação para comemorar os 10 anos da marca Evonik e de parceria no futebol, empresa e clube alemão encantam crianças e adultos e atingem objetivo de deixar um legado a todos os participantes da segunda edição do BVB Evonik Soccer School.

Entre os dias 01 e 06 de fevereiro, técnicos do departamento de base do Borussia Dortmund (BVB) - patrocinado pela Evonik – estiveram em São Paulo para mais uma edição do BVB Evonik Soccer School, projeto que leva a crianças de diversos países conhecimento sobre as técnicas de futebol e, sobretudo, os valores e a filosofia de trabalho do clube alemão, que se tornou uma referência no futebol internacional e tem uma legião de fãs também no Brasil.

A programação incluiu a participação de treinamentos práticos com crianças das escolas de futebol Rivellino Sport Center e Quadra do Xuxa, do colégio Visconde de Porto Seguro e da Evonik (filhos de colaboradores), envolvendo aproximadamente 150 crianças. Os técnicos também compartilharam conhecimento e experiências com educadores e profissionais da área de esporte do Colégio Porto Seguro durante uma palestra.

A participação dos jogadores Dedê, Ewerthon e Amoroso (craques que fizeram história no BVB ) e a oficialização do fã-clube Borussia Dortmund Brasil, trouxeram ainda mais animação e valor à ação realizada em São Paulo e que teve como foco o envolvimento de crianças atendidas por programas sociais das escolas.

O diretor presidente da região Central e América do Sul da Evonik, Weber Porto, destaca que a exemplo da primeira edição do BVB Evonik Soccer School, realizado em fevereiro de 2016, em São Paulo, o evento foi um grande sucesso. “Percebemos a satisfação e o orgulho de cada participante ao vivenciar estes momentos com os ex-jogadores do Borussia e com os técnicos do BVB, que transmitem com muita sabedoria e de forma muito contagiante seus conhecimentos. As crianças tiveram realmente exemplos inspiradores para suas vidas e para o aprimoramento de suas técnicas de futebol”, conclui Weber Porto.


Experiência intensa

No dia 02 de fevereiro as atividades foram intensas e duraram quase o dia todo na Rivellino Sport Center (SP), escola de futebol idealizada e dirigida pelo ídolo da seleção Roberto Rivellino. Participaram dos treinamentos crianças atendidas pelo programa social da Rivellino Sport Center e alunos da Quadra do Xuxa, escola de futebol de Ferraz de Vasconcelos (SP), que é toda tematizada com as cores do Borussia e que tem como idealizador Jorge Weckwerth, um fanático pelo BVB.

As atividades incluíram exercícios, dicas, teorias e práticas do futebol de base do Borussia Dortmund, com o apoio e participação do ex-lateral esquerdo do Borussia, Dedê, que jogou com a camisa do clube alemão por 13 anos; e dos ex-atacantes Ewerthon e Amoroso, que brilharam nos campeonatos da Alemanha e se tornaram ídolos dos torcedores aurinegros.

“Foi uma experiência incrível para as crianças”, enfatiza Jorge Weckwerth, responsável pela escola de futebol Quadra do Xuxa, que desde sua fundação, é toda inspirada no Borussia Dortmund. ‘É impressionante a intensidade do trabalho dos técnicos, como eles se empolgam todos os dias com as crianças e isso estimula ainda mais o nosso trabalho em quadra”.

Jorge, que teve a oportunidade de participar de um workshop dirigido a professores de futebol na primeira edição do BVB Evonik Soccer School descreve o aprendizado: “muito do que aprendemos no primeiro evento já conseguimos implantar ou fortalecer na nossa escola, como a importância de valorizar o aspecto lúdico durante as aulas e a autoconfiança das crianças para que elas sejam autossuficientes em campo”.

Ele também ressalta outros pontos do legado recebido: a necessidade de compreender e repetir de forma correta os exercícios, como desenvolver as habilidades motoras dos alunos; como lidar com a cobrança e as competições; a importância de ser prazeroso o futebol, entre tantos outros aprendizados que os fizeram enxergar a prática do futebol além das quatro linhas.


Esporte como ferramenta de desenvolvimento social

No dia 05, alunos do Colégio Visconde de Porto Seguro, localizado no bairro do Morumbi (SP), puderam participar de uma clínica de futebol com os técnicos do departamento de base do Borussia Dortmund e vivenciar momentos de muito aprendizado técnico e de valores do futebol alemão.

Entre as 30 crianças com faixa etária entre 9 e 12 anos, participaram das atividades os alunos que usufruem das bolsas de estudo concedidas por meio da Escola da Comunidade, projeto do Colégio Visconde de Porto Seguro que desenvolve atividades educacionais, sociais e culturais voltadas para grupos de baixa renda. O foco do projeto em programas sociais buscou valorizar e estimular o desenvolvimento, a autoestima e a integração de crianças por meio do esporte.

o mesmo dia a equipe do BVB realizou uma apresentação para os profissionais da área de esporte do Colégio Porto Seguro, promovendo uma rica experiência para os educadores, que têm a oportunidade de difundir os conceitos e valores em prol do desenvolvimento dos alunos.

Momento especial: oficialização do fã-clube brasileiro

Representantes de diversos locais do país do fã-clube brasileiro Borussia Dortmund Brasil se reuniram com a equipe técnica do BVB e o ex-jogador e ídolo Dedê para assistirem ao jogo entre Borussia e Colônia, em partida válida pela 21ª rodada do campeonato alemão, a Bundesliga.

Mas o encontro teve um sabor especial além da vitória do Borussia sobre Colônia por 3x2: marcou a oficialização do fã-clube brasileiro. “Foi um momento fantástico. Recebemos uma placa assinada pela diretoria do Dortmund, camisa personalizada e autografada por todo o elenco, uma flâmula e diversos souvenirs do clube, ficamos encantados com tamanho carinho!”, descreve a presidente do fã-clube, Maiara Prado Batista.

Maiara destaca que a legião de fãs do Borussia é grande no Brasil – fato comprovado pelo próprio Borussia, que em sua página oficial possui cerca de um milhão de seguidores brasileiros, tornando o país o segundo mais popular da fanpage, atrás apenas da Alemanha.

“Nosso grupo foi criado para que os fãs se reúnam, se encontrem e torçam juntos. Existem inúmeros outros grupos brasileiros que se dedicam ao BVB pesquisando, traduzindo e publicando notícias. Todos esses movimentos só fortalecem a torcida brasileira de um dos times mais queridos no mundo e que leva o maior número de torcedores aos estádios”, comemora.

Após a oficialização do fã-clube já houve aumento de seguidores nas redes sociais do fã-clube, que conta hoje com mais de 500 integrantes cadastrados em Dortmund. Para se inscrever e fazer parte deste grupo basta preencher o cadastro on-line (https://goo.gl/forms/xsw4e0YphKTP8dvG2). A fanpage do grupo (www.facebook.com/BVBBR09/) possui mais de 27 mil fãs no Facebook.

No Brasil, a Evonik também comemora o sucesso do evento que criou tantas oportunidades de aprendizados, comemorações e vivências enriquecedoras para todos os participantes. “Foi mais um marco nas nossas comemorações dos 10 anos da Evonik, criada há uma década e que traz um legado de mais de 170 anos de contribuição ao setor químico, ressalta o diretor presidente da região Central e América do Sul da Evonik, Weber Porto.

 

 

Sobre BVB Evonik Soccer School
BVB Evonik Soccer School oferece uma fantástica oportunidade para todas aquelas crianças e adolescentes loucas por futebol, que poderão experimentar o esporte na sua forma mais pura e se divertirão com os nossos cursos de treinamento, nos quais os treinadores do BVB lhes mostrarão tudo o que estrelas como Marco Reus e Nuri Sahin aprenderam na juventude.
O treinamento é baseado no conceito esportivo do BVB Youth Department (Departamento Juvenil do BVB), que usamos para melhorar de forma consistente o desempenho futebolístico de nossos participantes. Além do conteúdo específico de futebol, como dribles, truques, chutes, etc., nossos treinadores também transmitem o lado divertido do esporte.

Todos os meninos e meninas fanáticos por futebol são bem-vindos em nossos cursos, independentemente se são jogadores habilidosos ou iniciantes. Com vista para o estádio mais bonito do mundo, o Signal Iduna Park, eles podem praticar seu esporte favorito e ter uma noção da vida Bundesliga. Os cursos que oferecemos têm o objetivo de melhorar as técnicas futebolísticas de cada participante. Por esse motivo, oferecemos diferentes possibilidades para desenvolver, da melhor forma possível, todas as crianças.


Informações sobre a empresa
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é uma das principais empresas de especialidades químicas do mundo. A essência de sua estratégia corporativa é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. A Evonik se beneficia sobretudo de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada. A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. Em 2016, mais de 35.000 colaboradores geraram vendas da ordem de 12,7 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,165 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 600 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.

Evonik Brasil Ltda.

Fone: (11) 3146-4100
www.evonik.com.br
facebook.com/Evonik
youtube.com/EvonikIndustries
linkedin.com/company/Evonik
twitter.com/Evonik

Informações para imprensa:
Via Pública Comunicação - www.viapublicacomunicacao.com.br
Sheila Diez: (11) 3473.0255/98540.7777 - sheila@viapublicacomunicacao.com.br
Taís Augusto: (11) 4423.3150/99642.7274 - tais@viapublicacomunicacao.com.br
Inês Cardoso: (11) 3562.5555/99950.6687 - ines@viapublicacomunicacao.com.br