Press release
Central & South America
October 4, 2018

Evonik realiza evento com foco em controle da qualidade e eficiência na produção de proteína animal

A área de negócios de Nutrição e Saúde Animal da Evonik - uma das líderes mundiais em especialidades químicas – acaba de realizar mais uma edição do EASI – “Evonik Animal Science Inovation” -, em Foz do Iguaçu (PR).

O evento, realizado de 24 a 26 de setembro, no Mabu Thermas Grand Resort, reuniu mais de 60 pessoas e teve sua programação direcionada aos nutricionistas, veterinários e gerentes de qualidade que estão diariamente envolvidos na produção de aves e suínos.

O principal objetivo do EASI é compartilhar informações técnicas e inovadoras que contribuem para melhorias na produção da cadeia de proteína animal. “Esta edição foi um sucesso e reafirmou a vocação do evento, que torna-se referência para nossos clientes. Já é um encontro aguardado pelas empresas e o retorno dos participantes foi muito positivo, pois o foco foi ajudá-los a alcançar a eficiência de produção e menor custo de formulação”, destaca Valeska Passarelo, Coordenadora de Serviços Analíticos da Evonik.


Programação especial
O evento contou com uma programação especial para todos os participantes: palestra de abertura e encerramento com o especialista em excelência na gestão de vendas, experiência de compra e encantamento de clientes, Tonini Junior, da consultoria Praxis Business; mesa redonda para discussão de temas relevantes ao setor de nutrição e controle de qualidade; dois jantares temáticos; visita às Cataratas do Iguaçu; e diversas palestras com a participação de especialistas da Evonik do Brasil e da Alemanha, Cargill, Embrapa e Covalente Consultoria.

Entre os temas apresentados, destacaram-se a “Importância da correta amostragem de matérias-primas”; “Otimização dos custos de produção com distintas fontes de metionina”; “O processamento da soja e seu impacto sobre a qualidade do farelo de soja e do grão”; “Gerenciamento eficaz do processo de produção de ração e seu impacto na lucratividade”, entre outros.


Ferramentas que otimizam custos
Durante o EASI, a Evonik apresentou aos participantes as soluções da empresa para reduzir e otimizar os custos de produção. “Apresentamos as oportunidades de ganho ao aplicar os valores nutricionais atualizados provenientes das análises de matérias-primas que fornecemos através dos NIRs, além dos serviços de análise do compilado de dados gerado por uma ferramenta chamada AMINOInsight, e do AMINORED, que possibilita o cliente conhecer a qualidade da soja processada recebida em sua fábrica, podendo selecionar fornecedores através do controle de qualidade, além de recomendar a utilização da matéria-prima de forma mais adequada”, explica Nei Arruda, Diretor de Marketing da Evonik.

Um dos destaques foi a apresentação do novo serviço analítico NIR de alta precisão, que permite que resultados de análises de matérias-primas não-moídas sejam obtidos assim que chegam à fábrica.

Com esta solução desenvolvida pela Evonik, os teores de aminoácidos e análises bromatológicas das amostras retiradas diretamente do caminhão podem agora ser analisados com rapidez, eliminando a morosa etapa de moagem. Os resultados podem então ser comparados com as calibrações NIR de mais de 60 matérias-primas no novo website de suporte da Evonik, www.aminonir.com.

O teor de nutrientes pode variar de modo considerável, dependendo de fatores como variedade, condições climáticas, qualidade do solo, armazenamento e processamento. Por isso a compreensão da composição exata dos nutrientes nas matérias-primas permite o ajuste das formulações com base em dados reais e precisos.

A Evonik é uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas. O foco em negócios atraentes do segmento de especialidades, a capacidade de inovação orientada aos clientes, além de uma cultura corporativa confiável e voltada a resultados compõem a essência de sua estratégia corporativa. Essas características formam a alavanca para um crescimento lucrativo e um aumento sustentado do valor da empresa. Com mais de 36.000 colaboradores, a Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro, beneficiando-se especialmente de sua proximidade dos clientes e de suas posições de liderança de mercado. No ano fiscal de 2017, a empresa gerou vendas da ordem de 14,4 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,36 bilhões de Euros.

Sobre Nutrition & Care

 O segmento Nutrition & Care, dirigido pela Evonik Nutrition & Care GmbH, contribui para o atendimento das necessidades humanas básicas, incluindo aplicações para bens de consumo de uso diário, nutrição animal e cuidados com a saúde. Com cerca de 8.250 colaboradores, esse segmento gerou vendas da ordem de 4,5 bilhões de euros em 2017.

Nota legal

 Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou as declarações contidas neste comunicado.

Informações para imprensa

Via Pública Comunicação - www.viapublicacomunicacao.com.br
Sheila Diez: (11) 3473.0255/98540.7777 - sheila@viapublicacomunicacao.com.br
Taís Augusto: (11) 4423.3150/99642.7274 - tais@viapublicacomunicacao.com.br
Inês Cardoso: (11) 3562.5555/99950.6687 - ines@viapublicacomunicacao.com.br