Search

News Details

“Meet the Management” da Evonik: execução da estratégia está dentro do programado

Brasil, 10 de outubro de 2018.
  • Portfólio focado em quatro motores de crescimento, com um equilíbrio saudável entre crescimento e negócios financeiros 

  • Redução da complexidade e melhoria da eficiência por meio de um portfólio ainda mais enxuto 

  • Perspectivas para o ano de 2018 se confirmam

A Evonik estabeleceu o compromisso de se tornar a melhor empresa de especialidades químicas do mundo. No evento “Meet the Management”, realizado em 14 de setembro em Londres, o vice-presidente da diretoria executiva Harald Schwager confirmou que a execução da estratégia da empresa segue no curso previamente estabelecido. A Evonik está focando em um portfólio mais balanceado e mais especializado, capacidades inovadoras de ponta e uma cultura mais aberta e mais orientada ao desempenho.

Do ponto de vista do portfólio, a Evonik continua fortalecendo os negócios de crescimento nos segmentos Nutrition & Care e Resource Efficiency. “Nossos quatro motores de crescimento constituem os componentes essenciais do nosso portfólio de especialidades”, disse Schwager. “Ao mesmo tempo, estamos assegurando um equilíbrio saudável entre crescimento e negócios financeiros”.

Os negócios de crescimento da Evonik abastecem mercados de alta atratividade com retornos acima da média. Com o investimento nessas áreas, a Evonik vai se manter alinhada com a demanda de crescimento constante dos clientes. Os negócios financeiros atualmente demandam poucos investimentos e representam retornos de caixa fortes e estáveis.

A gestão do portfólio na Evonik está alinhada com a redução da complexidade na empesa. O objetivo da Evonik é simplificar o portfólio e, com isso, reduzir custos. Com as medidas atualmente sendo implementadas, incluindo a planejada venda do negócio de metacrilatos, o portfólio futuro vai consistir em apenas 17 linhas de negócio em vez das atuais 22.

O exemplo mais recente é a fusão das linhas de negócios Household Care e Personal Care, formando a nova linha de negócios Care Solutions. “Vamos separar o negócio de maneira clara entre produtos padrão e especialidades, permitindo uma abordagem ainda mais dirigida aos clientes. Além disso, vamos reduzir a complexidade por meio de uma estrutura organizacional mais enxuta e um setup de produção mais eficiente”, disse Reiner Beste, responsável pelo segmento Nutrition & Care.

Com a anunciada venda do site americano de Jayhawk, que integra o segmento Performance Materials, a Evonik dá mais um passo na otimização do seu portfólio mediante a alienação de ativos não essenciais e focando suas atividades em especialidades químicas com altas margens.

“Vamos continuar alocando capital para os nossos negócios de crescimento por meio de projetos de crescimento orgânico – como o investimento recentemente anunciado em nossas capacidades de sílicas ou poliamidas. Nosso sólido portfólio de especialidades no segmento Resource Efficiency – em combinação com contínuas melhorias de eficiência e realização de sinergias – vai continuar apoiando o nosso bem-sucedido histórico de crescimento”, disse Dr. Claus Rettig, responsável pelo segmento Resource Efficiency.

A rigorosa execução da estratégia da empresa está valendo a pena e se reflete no desempenho financeiro: baseados no sólido desempenho operacional do primeiro semestre e no bom início do segundo semestre do ano, a Evonik confirma a sua previsão de um EBITDA ajustado entre 2,6 e 2,65 bilhões de euros para o ano de 2018 completo.

 

  

Informações sobre a empresa
A Evonik é uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas. O foco em negócios atraentes do segmento de especialidades, a capacidade de inovação orientada aos clientes, além de uma cultura corporativa confiável e voltada a resultados compõem a essência de sua estratégia corporativa. Essas características formam a alavanca para um crescimento lucrativo e um aumento sustentado do valor da empresa. Com mais de 36.000 colaboradores, a Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro, beneficiando-se especialmente de sua proximidade dos clientes e de suas posições de liderança de mercado. No ano fiscal de 2017, a empresa gerou vendas da ordem de 14,4 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,36 bilhões de Euros.

Downloads

Contato

Regina Bárbara

Comunicação Corporativa

  • Nota legal
    Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou as declarações contidas neste comunicado.

  • Informações para imprensa
    Via Pública Comunicação - www.viapublicacomunicacao.com.br
    Sheila Diez: (11) 3473.0255/98540.7777 - sheila@viapublicacomunicacao.com.br
    Taís Augusto: (11) 4423.3150/99642.7274 - tais@viapublicacomunicacao.com.br
    Inês Cardoso: (11) 3562.5555/99950.6687 - ines@viapublicacomunicacao.com.br