Press release
Central & South America
November 8, 2018

Sílicas melhoram desempenho de pneus e diversos produtos

Como uma das líderes em especialidades químicas e uma das maiores fabricantes de sílicas do mundo, a Evonik oferece a diversos setores industriais este importante insumo, que facilita os processos de fabricação e aumenta o desempenho da aplicação, agregando valor aos produtos finais.

É o caso da sílica precipitada de alta dispersão ULTRASIL®, que possibilita a produção do “pneu verde” – que reduz o consumo de combustível em até 8% e, consequentemente, a emissão de CO2 –; e também é aplicada nos mais diversos artefatos de borracha, que vão desde a indústria automotiva e agrícola até a calçadista. O objetivo é ter produtos mais resistentes e com melhor performance.

Em artefatos técnicos, melhora a moldagem por injeção, extrusão e calandragem. Reduz a deformação residual e traz excelentes propriedades mecânicas. Em solados para calçados de borracha, a sílica é usada como carga de reforço, proporcionando alto poder reforçante (shore, resistência à tração e ao rasgo) e transparência.

Na fabricação dos “pneus verdes”, assim chamados por serem mais sustentáveis, a sílica de alta dispersão ULTRASIL® reduz a resistência ao rolamento, o que ajuda o veículo a economizar combustível. Além disso, aumenta a resistência à abrasão e melhora a aderência ao piso molhado.

Por estes motivos, a presença da sílica nos pneus é cada vez maior e contribui para as etiquetas de qualidade - Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), que informa ao consumidor a classificação dos pneus em relação à resistência ao rolamento, aderência em piso molhado e emissão de ruídos.

Para saber mais sobre a linha ULTRASIL®, visite: https://www.ultrasil.de/product/ultrasil/pt

Informações sobre a empresa
A Evonik é uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas. O foco em negócios atraentes do segmento de especialidades, a capacidade de inovação orientada aos clientes, além de uma cultura corporativa confiável e voltada a resultados compõem a essência de sua estratégia corporativa. Essas características formam a alavanca para um crescimento lucrativo e um aumento sustentado do valor da empresa. Com mais de 36.000 colaboradores, a Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro, beneficiando-se especialmente de sua proximidade dos clientes e de suas posições de liderança de mercado. No ano fiscal de 2017, a empresa gerou vendas da ordem de 14,4 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,36 bilhões de Euros.


Sobre Resource Efficiency
O segmento Resource Efficiency, dirigido pela Evonik Resource Efficiency GmbH, produz materiais de alta performance e aditivos especiais para sistemas ambientalmente amigáveis e eficientes em energia, aplicados nas indústrias automotiva, de tintas & revestimentos, de adesivos e da construção, dentre muitas outras. Com cerca de 10.000 colaboradores, o segmento gerou vendas da ordem de 5,4 bilhões de euros em 2017.


Nota legal
Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou as declarações contidas neste comunicado.



Evonik Brasil Ltda.
Fone: (11) 3146-4100
www.evonik.com.br
facebook.com/Evonik
youtube.com/EvonikIndustries
linkedin.com/company/Evonik
twitter.com/Evonik



Informações para imprensa
Via Pública Comunicação - www.viapublicacomunicacao.com.br
Sheila Diez: (11) 3473.0255/98540.7777 - sheila@viapublicacomunicacao.com.br
Taís Augusto: (11) 4423.3150/99642.7274 - tais@viapublicacomunicacao.com.br
Inês Cardoso: (11) 3562.5555/99950.6687 - ines@viapublicacomunicacao.com.br