Press release
Central & South America
February 12, 2014

Evonik e Blumos anunciam parceria para distribuição de sílicas e extratos de aromas CO2

Desde o dia 1º de janeiro de 2014, a Blumos passou a distribuir as linhas de sílicas e extratos de aromas CO2 da Evonik destinadas aos mercados farmacêutico, alimentício, cosmético, agroquímico e domissanitário, com abrangência em todo o território chileno.

O objetivo da parceria foi unir a capacidade comercial da Blumos - líder em distribuição de ingredientes com uma ampla linha de produtos para o mercado de alimentos, produtos farmacêuticos e cosméticos no Chile - à tecnologia e qualidade dos produtos Evonik.

Com isso, a Blumos passa a oferecer soluções completas para os clientes, incluindo prestação de serviços, logística e condições comerciais competitivas para as seguintes linhas de produtos Evonik:

Sílicas Pirogênicas - AEROSIL® e Sílicas Precipitadas - SIPERNAT®, que são utilizadas para aumentar a produtividade e qualidade na Indústria de Alimentos, trazendo como principais benefícios a redução da tendência de aglomeração de alimentos em pó; melhoria significativa na fluidez de pós; precisão na dosagem; conversão de sistemas líquidos em pós e estabilidade na armazenagem.

Na indústria farmacêutica, o AEROSIL atua como auxiliar de fluidez na produção de cápsulas e comprimidos, aumentando a dureza de comprimidos; aumentando a solubilidade de APIs; auxiliar de granulação e na conversão de APIs líquidos em pós fluidos; agente reológicos para gel e pastas, além de estabilizante de suspensão em supositórios.

Na indústria cosmética as sílicas são aplicadas na produção de gel e cremes, antiperspirantes, batom, gloss, pó compacto, gel oleoso, e cremes com alto teor de sólidos.

Extratos de Aromas CO2, que são produzidos pelo processo de extração supercrítica, gerando produtos 100% livres de solventes (Clean Label) e de longa estabilidade (3 anos) para a utilização em alimentos contendo castanha, chá, café, fruta e temperos, além de casas de aromas.

Os extratos de aromas CO2, que passam agora a ser distribuídos pela Blumos, são 100% naturais e com extração através de CO2 supercrítico. Além disso, são ultra-concentrados e possuem baixa dosagem 5-15 ppm.

Este tipo de extração vem sendo considerada uma técnica atrativa, principalmente no que diz respeito ao meio ambiente e qualidade dos produtos, por ser um processo livre de resíduos e não provocar degradação do extrato.

São soluções que combinam vasto know-how com tecnologia avançada, traduzindo-se em insumos e serviços que propiciam uma série de melhorias aos produtos finais da indústria alimentícia.

Informações sobre a Blumos:
Blumos SA, é um dos principais fornecedores de matérias-primas especializadas no Chile. Com mais de 60 anos no mercado, é reconhecida pela alta qualidade de seus produtos e por oferecer um serviço completo nas diversas áreas da indústria: alimentos, farmacêuticos, nutracêuticos, agroquímicos, química industrial, enologia e de mineração.

Com uma equipe multidisciplinar de colaboradores, orientada para o cliente, é conhecida por oferecer propostas inovadoras, confidenciais e em consonância com as tendências globais. 

Preocupada com a satisfação de seus clientes, e em cumprir com os mais altos padrões da indústria chilena, a Blumos SA está implementando as normas ISO 9001:2008 e ISO 22000:2005.

Informações sobre a Evonik:
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. Suas atividades se concentram nas principais megatendências saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A essência da estratégia corporativa da Evonik é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2012, mais de 33.000 colaboradores geraram vendas em torno de 13,4 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,4 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

Nota legal:
Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.