Press release
Central & South America
June 19, 2018

Comemoração do 25º aniversário da Fermas: Fábrica localizada na Eslováquia, que exerce papel crucial nos processos fermentativos da Evonik

 Quando se trata de processos industriais de fermentação para o desenvolvimento de novos produtos, todos os caminhos na Evonik apontam para o site do Grupo em Slovenská Ľupča, uma pequena cidade ao pé das montanhas Tatras Baixos, na Eslováquia. A Fermas s.r.o., empresa da qual a antiga Degussa AG detinha o controle acionário, iniciou o processo fermentativo dos aminoácidos lisina e treorina em 1993. Neste ano, o site comemora seu 25º aniversário como Evonik Fermas GmbH.

“É gratificante ver como Fermas se desenvolveu bem e como ela se tornou importante para o nosso negócio”, diz Dr. Emmanuel Auer, responsável pela linha de negócios Animal Nutrition na Evonik. Todos os aminoácidos do portfólio da Evonik que são produzidos por métodos de fermentação – seja para nutrição animal seja para aplicações farmacêuticas – se originaram nesse site.

Desde então, o Grupo Evonik estabeleceu grandes capacidades de produção em outras partes do mundo para a maioria desses aminoácidos. Fermas se especializou em realizar o scale-up de novos processos fermentativos. Todos os novos processos biotecnológicos saem do desenvolvimento do processo em laboratório para a produção em escala industrial em Slovenská Ľupča, onde trabalham os especialistas em fermentadores de larga escala.

 Graças à tendência da sustentabilidade, tanto na indústria de nutrição animal quanto na indústria cosmética, Fermas continuou recebendo um fluxo constante de novos projetos e investimentos. Durante os últimos anos, investimentos vários milhões de euros foram aplicados em novos produtos, melhores tecnologias e infraestrutura no site.

Por exemplo, uma planta piloto construída em 2016 está dedicada à produção fermentativa de glicolipídeos. Essas substâncias, compostas por açúcar e ácidos graxos, destacam-se por seu natural poder de limpeza. A Evonik tem grandes expectativas em relação ao RHEANCE® One, o ramnolipídeo lançado em abril para uma limpeza suave, mas eficaz da pele e dos cabelos. O produto é composto por açúcares de uma fonte única de carboidratos e não inclui nenhum óleo tropical adicional, o que atende plenamente os anseios dos consumidores de cosméticos mais conscientes em relação à sustentabilidade.

Fermas também é um importante empregador na região de Slovenská Ľupča. “O nosso envolvimento em biotecnologia de ponta oferece oportunidades de emprego interessantes a especialistas em biotecnologia, assistentes de laboratório, engenheiros e muitas outras profissões”, informa Dr. Karl-Ludwig Weber, gerente geral da Fermas e ele mesmo detentor de um doutorado em química. O objetivo de Weber é manter a posição de liderança da empresa na produção microbiana e de prestar suporte contínuo à Evonik no desenvolvimento de processos e produtos sustentáveis.

Informações sobre a empresa
A Evonik é uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas. O foco em negócios atraentes do segmento de especialidades, a capacidade de inovação orientada aos clientes, além de uma cultura corporativa confiável e voltada a resultados compõem a essência de sua estratégia corporativa. Essas características formam a alavanca para um crescimento lucrativo e um aumento sustentado do valor da empresa. Com mais de 36.000 colaboradores, a Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro, beneficiando-se especialmente de sua proximidade dos clientes e de suas posições de liderança de mercado. No ano fiscal de 2017, a empresa gerou vendas da ordem de 14,4 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,36 bilhões de Euros.

 

Sobre Nutrition & Care
O segmento Nutrition & Care, dirigido pela Evonik Nutrition & Care GmbH, contribui para o atendimento das necessidades humanas básicas, incluindo aplicações para bens de consumo de uso diário, nutrição animal e cuidados com a saúde. Com cerca de 8.250 colaboradores, esse segmento gerou vendas da ordem de 4,5 bilhões de euros em 2017.

Nota legal
Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou as declarações contidas neste comunicado.

Nota legal

Informações para imprensa
Via Pública Comunicação - www.viapublicacomunicacao.com.br

Sheila Diez: (11) 3473.0255/98540.7777 - sheila@viapublicacomunicacao.com.br
Taís Augusto: (11) 4423.3150/99642.7274 - tais@viapublicacomunicacao.com.br
Inês Cardoso: (11) 3562.5555/99950.6687 - ines@viapublicacomunicacao.com.br