Press release
Central & South America
November 10, 2017

Evonik realiza seu segundo Prêmio Anual de segurança viária na Colômbia

  • A Evonik concede o seu segundo ‘Evonik Road Safety Award’ (prêmio de segurança viária) global à cidade de Medellín, Colômbia
  • O projeto vencedor concebeu e implementou um plano abrangente para incentivar a mobilidade sustentável por toda a cidade
  • O prêmio de 10.000,00 euros será doado à Fundación Orbis em benefício da ampliação da sinalização viária na cidade

A Evonik Industries AG, uma das principais empresas de especialidades químicas do mundo e inventora das marcações viárias plástico a frio a base de metilmetacrilato (MMA), entregou o ‘Evonik Road Safety Award’ à cidade de Medellín durante a cerimônia de abertura de seu evento anual ‘Semana da Mobilidade’. Com a concessão desse prêmio, a Evonik reconhece os esforços da cidade de Medellín na implementação de um plano abrangente de incentivo à mobilidade sustentável por meio do uso de inovadoras sinalizações viárias.

Concedido este ano pela segunda vez, o “Evonik Road Safety Award” foi criado com o objetivo de apoiar iniciativas e projetos sustentáveis de segurança viária no mundo inteiro, como parte do programa de responsabilidade corporativa e social da empresa. A Evonik defende um bom desenvolvimento social em todas as regiões do mundo nas quais está presente e, nesse sentido, apoia iniciativas que têm o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Em nome da Evonik, Andreas Kripzak, vice-presidente Coating & Adhesive Resins Americas da empresa, entregou o prêmio à cidade de Medellín por seu projeto ‘Mobilidade Sustentável – uma Tarefa para Todos’. A Evonik reconhece a contribuição da cidade no sentido de prover uma infraestrutura mais segura e que garanta a mobilidade e a acessibilidade de todos os cidadãos.

Medellín, que já foi conhecida como uma cidade violenta, reinventou-se completamente ao longo dos últimos anos e agora é mundialmente reconhecida como uma das cidades mais inovadoras do mundo. Por meio de seu Plano de Desenvolvimento Municipal, Medellín demonstrou um forte comprometimento com a implementação de um sistema de mobilidade sustentável mediante a melhoria de sua infraestrutura de transporte e a realização de intervenções urbanas específicas para “recuperar a cidade”. Como parte desse plano abrangente, a cidade integrou uma rede de faixas preferenciais para ônibus, faixas de ciclistas, áreas de estacionamento restritas e caminhos e faixas de pedestre coloridas. Todas essas intervenções demonstraram exercer um efeito positivo sobre a redução do número de conflitos entre os usuários das vias e também estão sendo muito bem vistas pelos habitantes da cidade.

A abordagem inovadora e criativa de “urbanismo tático” de Medellín enfocou áreas antes negligenciadas ou propensas a acidentes para aplicar sinalizações viárias em pequena escala a fim de melhorar a região e os parques da cidade. A administração da cidade pediu à Evonik que os 10.000,00 Euros em dinheiro associados ao prêmio fossem entregues à Fundação Orbis em incentivo à sua realização contínua de projetos de sinalização viária que melhorem a segurança das vias por toda a cidade.

“A entrega desse prêmio à cidade de Medellín representa o nosso reconhecimento do plano inovador e proativo da cidade de otimizar a sua rede de transportes e fazer da segurança de todos os usuários de vias a sua prioridade máxima”, declara Andreas Kripzak. “Como um grupo industrial criativo, a Evonik continua defendendo iniciativas em prol da segurança viária e apoiando as comunidades locais na medida em que estas criam ambientes mais sustentáveis para melhorar a mobilidade de seus cidadãos”.

O “Evonik Road Safety Award” é um prêmio concedido todos os anos. Ele avalia projetos com base em sua contribuição para a segurança viária (60%), a sustentabilidade (20%), bem como o seu caráter inovador (10%) e o seu potencial de replicabilidade (10%). Todas as iniciativas inscritas foram examinadas por um júri independente de especialistas de renome internacional no campo da segurança viária, transportes e projetos de cidades; incluindo, dentre outros, a International Road Federation (IRF), de Genebra.

Informações sobre a empresa
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é uma das principais empresas de especialidades químicas do mundo. A essência de sua estratégia corporativa é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. A Evonik se beneficia sobretudo de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada. A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. Em 2016, mais de 36.000 colaboradores geraram vendas da ordem de 12,7 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,165 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 600 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

Sobre Resource Efficiency

O segmento Resource Efficiency, dirigido pela Evonik Resource Efficiency GmbH, fornece materiais de alta performance para sistemas ambientalmente seguros e eficientes em energia para as indústrias automotiva, de tintas & revestimentos, de adesivos e da construção, dentre muitas outras. Com cerca de 9.000 colaboradores, esse segmento gerou vendas da ordem de 4,5 bilhões de euros em 2016.

Nota legal

 Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.

Evonik Degussa Brasil Ltda.

Fone: (11) 3146-4100
www.evonik.com.br
facebook.com/Evonik
youtube.com/EvonikIndustries
linkedin.com/company/Evonik
twitter.com/Evonik

Assessoria de Comunicação:

Via Pública Comunicação
Taís Augusto: (11) 4423.3150 – 99642.7274
Inês Cardoso: (11) 3562.5555 – 99950.6687
imprensa@viapublicacomunicacao.com.br
www.viapublicacomunicacao.com.br