Press release
Central & South America
July 6, 2017

Evonik e DSM optaram pela cidade de Blair, em Nebraska, para a produção dos novos ácidos graxos de ômega-3

Evonik e Royal DSM instalarão a unidade de produção em escala comercial para seus ácidos graxos ômega-3 de algas marinhas naturais para alimentação animal em Blair, Nebraska. A DSM Nutritional Products e a Evonik Nutrition & Care planejam investir aproximadamente US$ 200 milhões nesse projeto (US$ 100 milhões cada ao longo de 2 anos).

A capacidade inicial de produção anual deverá responder por aproximadamente 15% da demanda anual total de EPA e DHA, do setor de aquicultura de salmão. A produção deverá ser iniciada em 2019. As empresas anunciaram em março de 2017 o início de uma joint venture com esse objetivo. O estabelecimento da joint venture, denominada Veramaris®, com sede na Holanda, será concluído após as aprovações regulatórias.

A cidade de Blair, em Nebraska, foi escolhida em função da vasta experiência operacional da Evonik em processos biotecnológicos de grande porte. A empresa possui uma planta para a produção fermentativa do Biolys®, o aminoácido L-lisina – que está em operação há quase 20 anos. Na condição de empresa investidora e geradora de empregos, a Evonik construiu uma sólida reputação na comunidade local. A nova planta terá uma localização próxima às instalações atuais da Evonik, na unidade da Cargill, com acesso às matérias-primas necessárias para a produção do óleo derivado do ácido graxo de ômega-3 EPA+DHA.

Essa iniciativa deverá, pela primeira vez, permitir a produção de ácidos graxos de ômega-3 para nutrição animal sem a utilização do óleo de peixes nativos, um recurso finito. As aplicações iniciais serão na aquicultura de salmão e alimentos para animais de estimação.

O óleo de algas altamente concentrado da Evonik e da DSM permitirá que a indústria de alimentação animal atenda à crescente demanda para esses dois ácidos graxos essenciais ômega-3, sem ameaçar os estoques de peixes e contribuindo com a nutrição animal saudável, bem como o equilíbrio ecológico e a biodiversidade dos oceanos.

DSM e Evonik produzirão quantidades de óleo de algas em escala piloto na unidade de produção da DSM em Kingstree, Carolina do Sul (Estados Unidos). Os clientes poderão receber quantidades consideráveis do produto para o desenvolvimento de mercado durante a fase de construção da nova planta.



Informações sobre a empresa
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é uma das principais empresas de especialidades químicas do mundo. A essência de sua estratégia corporativa é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. A Evonik se beneficia sobretudo de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada. A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. Em 2016, mais de 35.000 colaboradores geraram vendas da ordem de 12,7 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,165 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 600 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.


DSM – Bright Science. Brighter Living.™
A Royal DSM é uma empresa mundial, baseada na área da ciência e voltada ao setor da saúde, nutrição e similares. Por meio de suas qualificações exclusivas em Ciências Biológicas e Ciência dos Materiais, a DSM oferece prosperidade econômica, proteção ambiental e avanços sociais para criar valores de modo sustentável para todos, ao mesmo tempo. A DSM oferece ainda soluções inovadoras para estimular, proteger e otimizar o desempenho das indústrias mundiais, de setores como nutrição e suplementos alimentares, higiene pessoal, rações, instrumentos médicos, automotivos, tintas, equipamentos elétricos e eletrônicos, proteção à vida, energias alternativas e materiais biológicos. No ano de 2016, a DSM e suas afiliadas apresentaram um fechamento anual de vendas líquidas de quase 10 bilhões de Euros, com um total aproximado de 25.000 colaboradores. A empresa se encontra registrada na Bolsa de Valores Euronext Amsterdam. Mais informações em www.dsm.com.


Declarações de intenção da DSM
Este comunicado à imprensa poderá conter declarações de intenção em relação ao desempenho (financeiro) e posicionamento futuro da DSM. Essas declarações foram baseadas em expectativas, estimativas e projeções atuais, bem como nas informações atualmente disponíveis. A DSM desde já notifica a seu público que tais intenções envolvem um certo risco e algumas incertezas de difícil previsão, sendo, portanto, compreensível que determinados fatores poderão fazer com que alguns procedimentos ou posicionamentos divirjam das declarações. A DSM não estará obrigada a atualizar as declarações aqui contidas, a menos que exigido por lei. A versão em Inglês deste comunicado à imprensa deverá prevalecer.

Sobre Nutrition & Care

O segmento Nutrition & Care, dirigido pela Evonik Nutrition & Care GmbH, contribui para o atendimento das necessidades humanas básicas, incluindo aplicações para bens de consumo de uso diário, nutrição animal e cuidados com a saúde. Com cerca de 7.500 colaboradores, esse segmento gerou vendas da ordem de 4,3 bilhões de euros em 2016.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.

Evonik Degussa Brasil Ltda.

Fone: (11) 3146-4100
www.evonik.com.br
facebook.com/Evonik
youtube.com/EvonikIndustries
linkedin.com/company/Evonik
twitter.com/Evonik

Assessoria de Comunicação:
Via Pública Comunicação
Taís Augusto: (11) 4423.3150 – 99642.7274
Inês Cardoso: (11) 3562.5555 – 99950.6687
imprensa@viapublicacomunicacao.com.br
www.viapublicacomunicacao.com.br