Press release
Central & South America
May 8, 2017

Evonik apresenta análise de sustentabilidade do seu negócio

  • Em 2016, 50% das vendas da Evonik se deveram a produtos destinados a aplicações no setor de eficiência de recursos 
  • Claros progressos em direção às metas ambientais 
  • Sustentabilidade na cadeia de fornecimento: mais uma vez, recebeu rating ouro da EcoVadis

A empresa de especialidades químicas Evonik apresenta a análise da sustentabilidade de seu negócio, que inclui a contribuição dos seus produtos para a eficiência de recursos na fase de aplicação, incluindo economia de energia e redução das emissões de gás estufa, consumo de água e resíduos. A análise cobre todo o negócio operacional químico da Evonik.

Os resultados da análise de sustentabilidade de 2016 confirmam que cerca de 50% das vendas geradas pelos segmentos químicos da Evonik já se referem a produtos que contribuem de maneira considerável para a melhora da eficiência de recursos na fase de uso. Exemplos incluem aminoácidos para nutrição animal, aditivos para fluidos hidráulicos e silanos funcionais para a proteção de fachadas de edifícios. O método usado para essa análise foi validado por um auditor externo e depois publicado pela Evonik.

Atividades comerciais sustentáveis e conduta responsável formam a base do modelo de negócio da Evonik. Thomas Wessel, integrante da Diretoria Executiva responsável pela sustentabilidade na Evonik, diz: “Vivenciamos o estreito relacionamento entre conduta responsável do ponto de vista ecológico e social de um lado e o sucesso comercial do outro em nossa interação diária com colaboradores, clientes, investidores e parceiros comerciais”. A sustentabilidade tem sido um indutor de crescimento na Evonik por muitos anos e é um critério importante nas decisões de compra dos clientes.

Medidas de economia de energia e água surtem efeito positivo
A Evonik estabeleceu metas ambientais ambiciosas para si mesma para o período 2013-2020 (referência: 2012): reduzir em 12% as emissões específicas de gases do efeito estufa por tonelada métrica de emissão, e a demanda específica de água em 10%. Em 2016, as emissões específicas de gases estufa ficaram 6 pontos percentuais abaixo das do ano anterior, enquanto a demanda específica de água pôde ser reduzida em 13 pontos percentuais. Esse progresso se deveu a medidas de eficiência energética e economia de água e também à renovação estrutural no parque químico de Marl. A antiga usina a carvão do site foi substituída por uma central elétrica de alta eficiência com turbina a gás e vapor, que reduz as emissões de CO2 em até 280.000 toneladas métricas ao ano.

A iniciativa “Segurança na Evonik” está solidamente estabelecida
A segurança ocupacional e a segurança das plantas, ou seja, a proteção dos colaboradores, dos habitantes locais e do ambiente, tem prioridade sobre as vendas e os lucros na Evonik. Thomas Wessel: “Nossa iniciativa de fortalecer a cultura de segurança da empresa oferece uma orientação de caráter obrigatório para os nossos colaboradores sobre como a conduta individual contribui para assegurar os mais altos padrões de segurança”. Em 2016, o indicador de frequência de acidentes com os funcionários da Evonik ficou em 1.2. Esse índice se manteve dentro do teto de 1.3 estabelecido pela empresa, mas ficou ligeiramente acima do ano anterior, que foi de 1.0. A taxa de frequência de acidentes mostra o número de acidentes envolvendo colaboradores da Evonik e funcionários de contratadas sob supervisão direta da Evonik por um milhão de horas trabalhadas. Graças à iniciativa de segurança, a Evonik também melhorou sensivelmente a segurança do processo de suas fábricas.

Evonik promove transparência e sustentabilidade na cadeia de fornecimento
Os altos padrões da Evonik nas áreas de segurança, saúde, proteção ambiental e padrões trabalhistas também são aplicados aos seus fornecedores. Por meio da iniciativa setorial “Together for Sustainability” (TfS), a empresa se compromete a aplicar padrões uniformes de procurement sustentável. A Evonik também está sujeita a avaliações regulares do TfS, que são conduzidas pela agência de rating EcoVadis. Em 2017, como no ano anterior, a empresa recebeu a avaliação 'ouro'.

Reconhecimento do desempenho sustentável
2016 foi um bom ano para as atividades de sustentabilidade da Evonik. A empresa foi incluída pela primeira vez no prestigioso “Dow Jones Sustainability Index (DJSI) World” e também no “DJSI Europe”. Além disso, a empresa recebeu duas distinções do German Sustainability Award – como premiada na categoria “pesquisa” e como uma das cinco grandes corporações mais sustentáveis da Alemanha.

Relançamento de sucesso do relatório de sustentabilidade
A Evonik preparou o seu Relatório de Sustentabilidade 2016 usando novamente as normas rígidas emitidas pela Global Reporting Initiative. A profundidade e a estrutura dos relatórios foram sistematicamente alinhadas às áreas de ação que são de relevância material para a Evonik. Além disso, o relatório foi aprimorado por indicadores, metas e informações adicionais sobre o desempenho ambiental da Evonik, especialmente nas áreas de governança e compliance e cadeia de valor e produtos.

O Relatório de Sustentabilidade 2016 está disponível na internet em www.evonik.com/responsibility. Um resumo dos métodos usados para a análise de sustentabilidade do negócio pode ser encontrado em www.evonik.com/sustainability-analysis.



Informações sobre a empresa
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é uma das principais empresas de especialidades químicas do mundo. A essência de sua estratégia corporativa é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. A Evonik se beneficia sobretudo de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada. A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. Em 2016, mais de 35.000 colaboradores geraram vendas da ordem de 12,7 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,165 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 600 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.

Evonik Degussa Brasil Ltda.

Fone: (11) 3146-4100
www.evonik.com.br
facebook.com/Evonik
youtube.com/EvonikIndustries
linkedin.com/company/Evonik
twitter.com/Evonik


Assessoria de Comunicação:
Via Pública Comunicação
Taís Augusto: (11) 4423.3150 – 99642.7274
Inês Cardoso: (11) 3562.5555 – 99950.6687
imprensa@viapublicacomunicacao.com.br
www.viapublicacomunicacao.com.br