Press release
Central & South America
December 16, 2016

Evonik adquire tecnologia da METEX para a produção fermentativa de metionina

• A Evonik irá incorporar um pacote de tecnologia da METabolic EXplorer (METEX)
• A aquisição irá fortalecer a plataforma de biotecnologia para aminoácidos da Evonik
• A operação também aumentará a possibilidade da METEX de comercializar outras tecnologias desenvolvidas como alternativas a processos químicos
• Oportunidades adicionais de cooperação estão sendo avaliadas


A Evonik Industries AG da Alemanha e a METabolic EXplorer (METEX) da França firmaram acordo em torno da aquisição de um pacote de tecnologia da METEX pela Evonik a fim de fortalecer a sua plataforma de biotecnologia para aminoácidos. O contrato foi assinado em 28 de novembro em Paris. O pacote inclui todo o portfólio de tecnologia da METEX para produção fermentativa de metionina, bem como patentes, cepas essenciais de bactéria e a marca inoLa™. Segundo a METEX, o acordo frisa a relevância das tecnologias alternativas da METEX e fortalece a sua habilidade de comercializar suas outras tecnologias.

O negócio também inclui um acordo de back license em relação a certas patentes a serem transferidas para a Evonik; esse acordo prevê que a METEX continuará usando essas patentes para atividades que não estejam relacionadas à metionina. Além disso, as empresas pretendem examinar a possibilidade de uma cooperação mediante um acordo de pesquisa e desenvolvimento, em torno do desenvolvimento de aminoácidos produzidos biotecnologicamente.

O valor total para a transferência dessa tecnologia, incluindo o acordo de transferência de serviço de dois anos, é de 45 milhões de euros.

Aminoácidos produzidos por fermentação compõem um pilar importante no portfólio de produtos da Evonik para uma alimentação animal sustentável. A eficiência do processo de produção de Biolys® (lisina), ThreAMINO® (treonina) e TrypAMINO® (triptofano) tem sido continuamente aperfeiçoada ao longo dos últimos anos, e o portfólio foi ampliado recentemente para incluir a marca ValAMINO® (valina).

“Por meio de seu processo de produção fermentativa de metionina, a METEX demonstrou a realização de um excelente trabalho de desenvolvimento e conseguiu assegurar uma proteção por patente de amplo alcance”, afirma o Dr. Emmanuel Auer, diretor da Linha de Negócios Animal Nutrition da Evonik. “A aquisição dessa tecnologia irá ampliar a nossa liderança tecnológica em aminoácidos produzidos tanto por via química quanto por via fermentativa”, explica.

“Nós conseguimos demonstrar que o processo de fermentação na produção de metionina é uma alternativa em potencial para as rotas de fabricação usuais. Do ponto de vista dos nossos stakeholders, esta operação representa a confirmação da nossa liderança tecnológica. O valor resultante da venda irá acelerar a nossa habilidade de avançar ainda mais no desenvolvimento e na comercialização das nossas outras tecnologias, como as PDO, MPG ou novas moléculas de alto valor agregado”, diz Benjamin Gonzalez, CEO da METEX. “A tecnologia será transferida à Evonik imediatamente depois da necessária aprovação de seus comitês, o que deve acontecer antes de meados de dezembro deste ano”.

Segundo o Sr. Auer, “A METEX possui muitos anos de experiência no desenvolvimento de cepas e na tecnologia de fermentação. Acreditamos que existe o potencial para desenvolver métodos viáveis para a otimização de processos no caso de produtos fabricados com o uso de biotecnologia – em nutrição animal e muito mais. Essa aquisição irá completar e ampliar o portfólio de tecnologia da Evonik em importantes campos de inovação.

Na opinião do Sr. Gonzales, “Os aminoácidos são claramente produtos de alto valor agregado e nós estamos confiantes de que a nossa expertise irá permitir novas soluções competitivas que vão além da metionina. A melhora dos processos relacionados a produtos naturais importantes para alimentação animal é uma de nossas principais prioridades. Estamos ansiosos com a possibilidade de uma parceria construtiva de P&D com a Evonik nesse sentido”.

Fundada em 1999 e sediada na cidade francesa de Clermont-Ferrand, a METabolic EXplorer é uma indústria bioquímica especializada no desenvolvimento de processos de produção biotecnológica, como fibras têxteis e aditivos para nutrição animal. No futuro, a METEX deve aumentar o seu foco no desenvolvimento de processos de produção seguros do ponto de vista ambiental para a indústria de bens de consumo, atendendo dessa maneira as expectativas do público consumidor por processos de produção sustentáveis.

Com mais de 60 anos de experiência na produção de aminoácidos essenciais, a Evonik oferece soluções para uma nutrição animal eficaz e sustentável aos seus clientes em mais de 100 países ao redor do mundo. Com a ampliação de sua oferta para incluir aditivos para alimentação animal inovadores que vão além de aminoácidos, a Evonik pretende fazer uma contribuição ainda maior para uma nutrição animal eficiente e criar valor adicional para os seus clientes.

Os produtos e serviços da Evonik no segmento de nutrição animal desempenham um papel fundamental, a nível mundial, na produção de alimentos saudáveis e acessíveis, preservando os recursos naturais e reduzindo a pegada ecológica.


Informações sobre a empresa
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é uma das principais empresas mundiais do segmento de especialidades químicas. A empresa opera nos segmentos Nutrition & Care, Resource Efficiency e Performance Materials. A Evonik se beneficia de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada. No ano fiscal de 2015, mais de 33.500 colaboradores geraram vendas da ordem de 13,5 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,47 bilhões de Euros.


Sobre Nutrition & Care
O segmento Nutrition & Care, dirigido pela Evonik Nutrition & Care GmbH, contribui para o atendimento das necessidades humanas básicas, incluindo aplicações para bens de consumo de uso diário, nutrição animal e cuidados com a saúde. Com cerca de 7.000 colaboradores, esse segmento gerou vendas da ordem de 4.9 bilhões de euros em 2015.

Sobre METabolic EXplorer
A METabolic EXplorer é uma empresa química biológica fundada em 1999. Seu objetivo é canalizar as suas inovações biológicas a fim de contribuir com a criação de métodos de produção alternativos de bens de consumo que são seguros ao meio ambiente e que satisfazem as novas expectativas sociais dos consumidores. Com base no consagrado princípio da fermentação industrial, as soluções da METEX substituem os processos petroquímicos atuais com a utilização de ampla variedade de matérias-primas de origem vegetal. Por meio da otimização da produção metabólica de bactérias não patogênicas em ambiente confinado e controlado, a empresa simplifica a produção de compostos químicos usados em grande variedade de produtos atuais (fibras têxteis, plásticos, resinas, solventes ou suplementos para a nutrição e saúde animal). METabolic EXplorer, sediada em Clermont-Ferrand, França, está listada na Euronext em Paris (Seção C, METEX) e integra o índice CAC Small.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.

Evonik Degussa Brasil Ltda.

Telefone: (11) 3146-4100
www.evonik.com.br
facebook.com/Evonik
youtube.com/EvonikIndustries
linkedin.com/company/Evonik
twitter.com/Evonik

Assessoria de Comunicação

Via Pública Comunicação
Taís Augusto: (11) 4423.3150 – 99642.7274
Inês Cardoso: (11) 3562.5555 – 99950.6687
imprensa@viapublicacomunicacao.com.br
www.viapublicacomunicacao.com.br