Press release
Central & South America
November 24, 2016

Evonik faz proposta comercial para adquirir a tecnologia METEX de metionina por fermentação

• Evonik busca o fortalecimento de sua plataforma biotecnológica
• Proposta comercial para a tecnologia METEX de metionina por fermentação
• Ambas as partes se comprometem em manter a exclusividade e a celebrar um contrato em tempo hábil

Os aminoácidos produzidos a partir da fermentação representam um importante pilar do portfólio de produtos da Evonik para nutrição sustentável. Os processos de produção dos itens Biolys® (lisina), ThreAMINO® (treonina) e TrypAMINO® (triptofano) têm sido permanentemente aperfeiçoados ao longo dos últimos anos, sendo que nosso portfólio recebeu mais um produto com o lançamento do ValAMINO® (valina).

Para fortalecer sua plataforma biotecnológica, a Evonik planeja adquirir uma expressiva base tecnológica da francesa METabolic EXplorer (METEX), tendo já preparado uma proposta comercial no último dia 27 de outubro. A proposta está sujeita à aprovação dos comitês da Evonik.

METEX, empresa sediada em Clermont-Ferrand (França), desenvolveu um processo de obtenção de metionina a partir da fermentação. A proposta comercial da Evonik inclui a aquisição dessa tecnologia da METEX, bem como suas patentes, cepas básicas de bactérias e a marca inoLaTM. Esses itens deverão ser transferidos à Evonik.

A proposta inclui ainda um contrato de direito de uso da tecnologia base pela METEX. As empresas planejam examinar a possibilidade de uma parceria para pesquisas no campo de desenvolvimento da produção biotecnológica de aminoácidos.

As empresas planejam uma rápida conclusão desse projeto, tendo acordado em manter a exclusividade e o sigilo das informações relacionadas até a devida formalização contratual.

Fundada em 1999, a empresa de biotecnologia METabolic EXplorer se especializou no desenvolvimento de processos biotecnológicos para a produção de substâncias utilizadas em diversas aplicações, tais como fibras têxteis e aditivos para nutrição animal.




Informações sobre a empresa:
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. A essência de sua estratégia corporativa é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. Suas atividades se concentram nas principais megatendências de saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2015, mais de 33.500 colaboradores geraram vendas em torno de 13,5 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,47 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 600 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

Nota legal:

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.

Evonik Degussa Brasil Ltda.

Fone: (11) 3146-4100
www.evonik.com.br
facebook.com/Evonik
youtube.com/EvonikIndustries
linkedin.com/company/Evonik
twitter.com/Evonik