Press release
Central & South America
July 22, 2016

Planta da Evonik para a fabricação de Biolys® inicia sua operação em Castro, Brasil

A Evonik concluiu o comissionamento da nova planta para fabricação biotecnológica de Biolys® na cidade de Castro, Paraná. Sua capacidade de produção será de aproximadamente 80.000 toneladas por ano. Biolys® é uma fonte eficiente do aminoácido L-lisina, utilizado como aditivo na moderna nutrição animal.

"Com esse investimento, estamos reforçando a nossa posição de liderança no mercado de aminoácidos para alimentação animal, ao mesmo tempo que aproveitamos a oportunidade de crescimento nos mercados emergentes da América Latina", informa Klaus Engel, presidente da Diretoria Executiva da Evonik Industries AG, ao comentar sobre o início das operações.

"Essa nova planta irá atender à crescente demanda por Biolys®, já observada há alguns anos na América Latina e, em particular, no Brasil," explica Reiner Beste, presidente da Diretoria Executiva da Evonik Nutrition & Care GmbH. "Com a produção local, buscamos nos aproximar ainda mais dos nossos clientes no mercado brasileiro e proporcionar maior segurança no fornecimento". Essa iniciativa conta com a sólida estrutura logística da unidade de Castro e uma ampla rede de centros de distribuição na região.

Evonik produz Biolys® no complexo industrial da empresa americana Cargill, da qual adquire serviços locais e logística, bem como matérias-primas produzidas localmente. Os produtos agrícolas da região são utilizados como a matéria-prima principal para a fermentação. A planta criará aproximadamente 100 empregos para trabalhadores altamente especializados.

Biolys®, com produção biotecnológica a partir de recursos renováveis, é globalmente reconhecido como fonte altamente eficiente de L-lisina para alimentação animal, promovendo sustentável redução de custos tanto na produção de ração quanto dos animais. Além disso, traz contribuições para o meio ambiente: Em uma análise de ciclo de vida certificada pela TÜV Rhineland, a Evonik comprovou que o fornecimento de proteína na alimentação animal suplementada por Biolys®, entre outras vantagens, representa um conceito ambientalmente seguro para a nutrição adequada e saudável de animais.

"Com os nossos aminoácidos e conceitos para nutrição animal eficiente, procuramos atender à crescente demanda global por carne, alimentos lácteos, ovos e peixes de modo sustentável", declara Beste. A Linha de Negócios Animal Nutrition da Evonik acumula mais de 60 anos de experiência na produção de aminoácidos essenciais e oferece soluções para nutrição animal eficiente e sustentável para clientes em mais de cem países em todo o mundo.

Ao ampliar a sua variedade de produtos além dos aminoácidos para incluir aditivos inovadores para alimentação animal, a Evonik planeja contribuir ainda mais com a eficiência da alimentação animal e assim criar valor adicional para seus clientes. Os produtos e serviços da Evonik na área de nutrição animal desempenham um papel fundamental, em nível global, na produção de alimentos saudáveis e acessíveis que conservam os recursos naturais e reduzem a pegada ecológica.

Informações sobre a empresa:
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. A essência de sua estratégia corporativa é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. Suas atividades se concentram nas principais megatendências de saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2015, mais de 33.500 colaboradores geraram vendas em torno de 13,5 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,47 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 600 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

Nota legal:
Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.

Evonik Degussa Brasil Ltda.
Fone: (11) 3146-4100
www.evonik.com.br
facebook.com/Evonik
youtube.com/EvonikIndustries
linkedin.com/company/Evonik
twitter.com/Evonik