Press release
Central & South America
June 17, 2016

Evonik apresenta novidades na Expobor

A Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, marcará presença em mais uma edição da Expobor - Feira Internacional de Tecnologia em Borrachas, Termoplásticos e Máquinas. O evento ocorrerá entre os dias 28 e 30 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Durante o 16º Congresso de Borracha, que ocorre simultaneamente à Expobor, com palestras de representantes de universidades e de empresas do setor, a Evonik apresentará o tema “Investigations of Highly Dispersible Silica Types and Silane Types in an OTR Cut Resistant Tire Tread Application”. Louis Gatti, Gerente técnico para o mercado de borracha, região Américas, abordará sistema sílica de alta dispersão/silano em bandas para pneus de caminhão.

A Evonik acaba de construir em Americana (SP), a primeira fábrica de sílicas de alta dispersão (HDS) na América do Sul, consolidando a posição de liderança global neste mercado. Esta sílica, de forte crescimento, é usada principalmente para conferir elevada qualidade para os chamados “pneus verdes”.

O uso de sílicas em combinação com silanos permite a produção de pneus com menor resistência ao rolamento, promove redução no consumo de combustível em até 8%, proporciona diminuição na emissão de CO2 e também proporciona uma redução do ruído pelo pneu em comparação aos pneus convencionais de automóveis). A Evonik e o único fabricante que oferece ambos os componentes – essenciais as indústrias de pneus e borracha quando se trata de compostos de alta performance.


Apelo sustentável
Além da sílica de alta dispersão, da linha ULTRASIL®, que passa a ser produzida pela Evonik no Brasil, a empresa destacará o inovador organosilano Si 363®. Responsável pela ligação química da sílica com as moléculas de borracha, é desenvolvido especialmente para fabricantes de pneus para melhorar as principais propriedades de desempenho do produto. Os pneus produzidos com Si 363® são característicos por sua resistência ao rolamento reduzida em mais de 10%. Deste modo, o consumo de combustível diminui de forma significativa. Além disso, as emissões de compostos orgânicos voláteis (VOC) durante o processo de fabricação de pneus são reduzidas em até 80%, contribuindo com o meio ambiente.


Outros destaques

Linha ULTRASIL®: para a indústria de pneus, os destaques são ULTRASIL® 7000 GR; ULTRASIL® 6000 GR; ULTRASIL® VN 2/ ULTRASIL® VN 2 GR e ULTRASIL® VN 3/ ULTRASIL® VN 3 GR, que promovem excelente dispersão e alto reforço, reduzem a resistência ao rolamento e aumentam a resistência à abrasão, melhorando a aderência em piso molhado.

Para a fabricação de solados, a linha ULTRASIL® VN 3/ ULTRASIL® VN 3 GR, propicia alto poder reforçante (shore, resistência à tração e ao rasgo) e transparência. Para o setor de artefatos técnicos, os benefícios se convertem em melhoria da moldagem por injeção, extrusão e calandragem; e redução da deformação residual, além de excelentes propriedades mecânicas. Os destaques para este mercado são: ULTRASIL® 360; ULTRASIL® 880; ULTRASIL® AS 7; ULTRASIL® VN 2/ ULTRASIL® VN 2 GR e ULTRASIL® VN 3/ ULTRASIL® VN 3 GR.

Na linha de sílicas, além da família ULTRASIL®, com grande variedade de aplicações para reforço de compostos de borracha, a Evonik oferece ainda a reconhecida marca AEROSIL® para fabricação de solado transparente.

Linha de Silanos - Si 69®; Si 266®; Si 75® e Dynasylan: silanos com enxofre, bifuncionais, também monômeros e oligômeros para compostos de sílica, que proporcionam alto desempenho aos produtos, como as propriedades mecânicas, por exemplo, nos pneus: mais estabilidade em piso molhado, baixa resistência ao rolamento e alta resistência à abrasão. Além de indicados para a fabricação de pneus, são altamente recomendados para artefatos técnicos e solados. Usados em compostos de borracha de alta qualidade junto com cargas contendo grupos silanóis, são especialmente efetivos em combinação com sílicas precipitadas reforçantes.

X 50 S® e X 266 S®: misturas de organosilanos bifuncionais, contendo enxofre, com negro de fumo na proporção de 1:1 em peso, indicado para a indústria de pneus e artefatos técnicos.

COFILL®: resorcinol em combinação com sílica precipitada. Melhora a adesão de compostos de borracha em telas têxteis/metálicas. Suas principais aplicações são em cintas de aço em pneus radiais, partes de aço dos pneus de caminhão, correias transportadoras, sistemas de transmissão, mangueiras e tecidos emborrachados.

COUPSIL®: sílica precipitada, modificada superficialmente por organosilano, que proporciona melhora a resistência à abrasão e as propriedades mecânicas. A combinação de diferentes silanos com sílicas de áreas superficiais específicas diferentes oferece uma grande variação e permite a fabricação de produtos de borracha sob encomenda, de acordo com as necessidades dos clientes. Indicado para a indústria de pneus, artefatos técnicos e solados.

Antioxidantes e antiozonantes da AddivantTM: as linhas distribuídas pela Evonik no Brasil envolvem as marcas FLEXZONE®, NOVAZONE®, DURAZONE®, SUNPROOF®, HEPTEEN® BASE®, ROYALAC® TRIMENE BASE®, LOWINOX®, NAUGAWHITE®, BLE e BONDING AGENTE P-1®. Destaque para os produtos que são fabricados no Brasil: NAUGARD®, OCTAMINE® e AMINOX®. Os aditivos fornecem proteção contra o oxigênio, calor e ozônio, fazendo pneus mais fortes e mais resistentes.

VESTENAMER® 8012: aditivo polimérico para processamento de borracha. Entre seus benefícios, estão: otimização de processos através de melhorias no rendimento, compostos de baixa viscosidade, melhorias da estabilidade “green strength”, economia de energia e sistema livre de VOC.

VISIOMER® TMPTMA, VISIOMER® EGDMA, VISIOMER® TRGDMA: monômeros metacrílicos como coagentes de reticulação para elastômeros curados via peróxido. Monômeros multifuncionais, altamente reativos na presença de radicais livres, que se inserem nas cadeias de elastômero formando uma rede complexa de ligações cruzadas, conferindo alta dureza, resistência química e resistência à abrasão. As aplicações típicas são: isolamento/ revestimento de fios e cabos; tubos e mangueiras para radiadores de automóveis, solados, revestimento de rolos, anéis de vedação.

Dióxido de Titânio KRONOS®: pigmento branco para utilização em solados e artefatos técnicos de borracha.

Serviço:
Expobor 2016 - 12ª Feira Internacional de Tecnologia em Borrachas, Termoplásticos e Máquinas
Data: 28 a 30 de junho de 2016
Horário: das 14h às 21h
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme – SP.
Estande da Evonik: Entre as ruas F e G, números 3 e 4
Palestra da Evonik: 29/06 – Das 11h15 às 11h40 - Sala Jaçanã

Informações sobre a empresa:
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. A essência de sua estratégia corporativa é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. Suas atividades se concentram nas principais megatendências de saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2015, mais de 33.500 colaboradores geraram vendas em torno de 13,5 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,47 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 600 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.


Nota legal:
Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.