Press release
Central & South America
September 16, 2015

Evonik adquire fornecedor de peróxido de hidrogênio na Holanda

Evonik Industries assinou, em 3 de setembro, um acordo definitivo para a aquisição da empresa PeroxyChem Netherlands B.V., Delfzijl (Holanda), da PeroxyChem Holdings, L.P.

Sujeito à aprovação das autoridades de defesa da livre concorrência, o negócio com sua planta produtiva na Holanda, seus 47 funcionários e seu portfólio de clientes será transferido para a Evonik assim que os trâmites legais tiverem sido concluídos. Estima-se que o negócio seja ratificado no último trimestre de 2015. As partes concordaram em não divulgar o valor da compra.

O negócio vai aumentar a capacidade de peróxido de hidrogênio (H2O2) da Evonik na Europa. O site holandês complementa a rede de produção já existente da empresa composta por três sites localizados em Antuérpia (Bélgica), Rheinfelden (Alemanha) e Weissenstein (Áustria).

A Evonik produz peróxido de hidrogênio e seus derivados para oxidação e desinfecção ambientalmente corretas em ampla gama de aplicações. Com uma capacidade global anual de mais de 900.000 toneladas produzidas em doze fábricas, o segmento de Resource Efficiency da Evonik é um dos principais fornecedores mundiais do produto.

Com sua oferta de vários tipos de H2O2 e serviços e sua excelente situação geográfica, a Evonik está fisicamente próxima de seus clientes.


Na aplicação e decomposição de peróxido de hidrogênio os únicos produtos liberados são oxigênio e água; isso significa que o H2O2 está entre os produtos químicos mais versáteis e amigáveis do ponto de vista ambiental.

Os campos de aplicação típicos incluem o branqueamento sem cloro da celulose e do papel e de fibras naturais para produtos têxteis brancos. Nas áreas médica, farmacêutica, cosmética e alimentícia o produto é usado tanto para fins de esterilização como para o tratamento de embalagens assépticas. O peróxido de hidrogênio também é empregado no tratamento ambientalmente amigável de gases residuais e efluentes, bem como para fins de desinfecção. Além dessas aplicações clássicas, novos mercados estão continuamente surgindo na síntese química, na qual, durante os últimos anos, processos de produção mais amigáveis do ponto de vista ambiental vem sendo desenvolvidos com o emprego do peróxido de hidrogênio como oxidante.

Informações sobre a empresa:
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. A essência de sua estratégia corporativa é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. Suas atividades se concentram nas principais megatendências de saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.
A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2014, mais de 33.000 colaboradores geraram vendas em torno de 12,9 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 1,9 bilhão de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 600 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

Nota legal:
Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.