Press release
Central & South America
July 29, 2015

Sustentabilidade certificada

Os criadores que adicionam os aminoácidos da Evonik à alimentação de aves e suínos não só asseguram uma alimentação adequada aos animais, como ajudam a proteger os recursos naturais e o meio ambiente. Essa foi a conclusão obtida pela linha de negócios Animal Nutrition em recente avaliação comparativa de ciclo de vida (LCA), que foi certificado pelo órgão de padronização da Alemanha, o TÜV Rheinland.

A Evonik é o único fabricante de aminoácidos para nutrição animal que conduziu uma avaliação de ciclo de vida de seus produtos - MetAMINO®, Biolys®, ThreAMINO®, TrypAMINO® e L- Valina – a título de comparação com matérias-primas alternativas como a farinha de soja ou a semente de colza. As LCAs registram e avaliam os impactos ambientais e o consumo de energia e matérias-primas durante todo o ciclo de vida – variando da extração das matérias-primas à produção de aminoácidos e ao uso agrícola do esterco. Desde a primeira LCA da DL-Metionina em 2002, os dados vêm sendo repetidamente atualizados e foram, agora, expandidos a fim de incluir todos os cinco aminoácidos essenciais à nutrição animal produzidos pela Evonik (DL- Metionina, L-Lisina, L-Treonina, L-Triptofano, L-Valina).

“O certificado da TÜV Rheinland é mais uma prova do nosso esforço para a avaliação cuidadosa de todos os impactos ambientais sem parcialidade, incluindo novos produtos”, disse o Dr. Thomas Kaufmann, Senior Vice President Sustainability Development do segmento Nutrition & Care. “Os resultados são inequívocos – a adição dos nossos aminoácidos à alimentação animal, combinada com a associada redução consistente de proteína bruta nos alimentos, é um método extremamente sustentável para garantir uma nutrição animal saudável enquanto são produzidos ovos e carne para uma população mundial em elevação, sem deixar traços significativos no meio ambiente".

Quando se adiciona uma mistura de aminoácidos aos alimentos em vez de suplementos em forma de sementes de soja ou colza, o efeito estufa da criação de aves é reduzido em um fator de 27. Na criação de suínos, o fator de redução é um respeitável 13.

O potencial de super fertilização é reduzido por um fator de 39 para aves e 16 para suínos. O efeito sobre o potencial de acidificação foi determinado como um fator 35 na criação de aves e um fator 19 na criação de suínos.

Esses efeitos resultam do fato de os aminoácidos adicionados utilizarem trigo doméstico em vez de soja importada como fonte de nutrição. Isso, por sua vez, elimina o processamento oneroso em consumo de energia da soja bem como as importações dos principais países produtores como Estados Unidos, Brasil e Argentina, onde as lavouras consomem trechos cada vez maiores de terras cultiváveis e frequentemente causam a destruição das florestas tropicais no processo.

Esses aspectos da política ambiental deverão adquirir maior significado no futuro, tendo em conta que a população mundial já atingiu 7 bilhões de pessoas. A FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) e a OMS (Organização Mundial da Saúde) estimam que o consumo mundial de carne aumentará dos atuais 41,3 kg per capita/ano para 45,3 kg per capita/ano até 2030. Isso faz com que a produção altamente eficiente e econômica em recursos em pequenas áreas de terras cultiváveis seja uma prioridade ainda maior.

“A nutrição sustentável da crescente população mundial significa que devemos usar os recursos existentes com a maior eficiência possível”, diz Kaufmann. “Nossa LCA comparativa certificada constitui prova regular de que os nossos aminoácidos estão fazendo uma contribuição importante nesse sentido. Ao mesmo tempo, nós criamos transparência para que os nossos clientes possam ver exatamente como os produtos adquiridos afetam o meio ambiente”.

A Evonik é a única empresa do mundo que produz e comercializa todos os quatro aminoácidos utilizados na moderna nutrição animal: MetAMINO® (DL-metionina), Biolys® (fonte de L-lisina), ThreAMINO® (L-treonina) e TrypAMINO® (L-triptofano). O Mepron®, uma DL-metionina protegida para vacas leiteiras de alta produção e o CreAMINO®, uma fonte de creatina para frangos de corte, complementam o portfólio de produtos. A empresa comercializa produtos e serviços inovadores em mais de cem países e, com isso, oferece uma valiosa contribuição para a eficiência de custos de seus clientes e para uma nutrição animal saudável e ambientalmente amigável.

Informações sobre a empresa:
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. A essência de sua estratégia corporativa é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. Suas atividades se concentram nas principais megatendências de saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2014, mais de 33.000 colaboradores geraram vendas em torno de 12,9 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 1,9 bilhão de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 600 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

Nota legal:
Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.