Press release
Central & South America
June 10, 2015

Cidade da Polônia utiliza DEGAROUTE®, da Evonik, para redução de acidentes em ciclovia

Muitas cidades no mundo inteiro estão construindo novas ciclovias ou expandindo as existentes tendo como foco uma sinalização de alto desempenho e segurança. Exemplo vem de Poznan, cidade histórica da Polônia que vem usando com sucesso as sinalizações viárias coloridas com DEGAROUTE® para reduzir o risco de acidentes com ciclistas no centro da cidade.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de um milhão de pessoas morrem no mundo, todos os anos, em consequência de acidentes de trânsito, dentre os quais, 31% são pedestres e ciclistas. Os países da União Europeia registram dados semelhantes e, ainda que a segurança viária na Região venha melhorando nos últimos anos, a base de dados de acidentes na União Europeia (CARE) demonstra que, em média, esses dois grupos são responsáveis por 25% dos acidentes fatais.

Diante deste cenário, a formação de uma boa infraestrutura de ciclismo tornou-se um tema bastante discutido nos meios políticos, uma vez que a segurança viária para ciclistas é fundamental para o cumprimento da meta de redução de 50% das mortes no trânsito até 2020 nos países do bloco.

Para isso, diversas cidades estão investindo na construção ou na expansão de ciclovias. A sinalização dessas vias é essencial para a segurança dos usuários e exige um produto de boa relação custo/benefício. O plástico a frio de MMA com DEGAROUTE®, produto que faz parte do portfólio da Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, representa uma alternativa de alto desempenho para pinturas de sinalização viária convencional.

Entre suas características, destacam-se a excepcional resistência aos raios UV, as excelentes propriedades de resistência à derrapagem, mesmo em pistas úmidas ou molhadas, alta durabilidade e fácil e rápida aplicação, o que propicia um excente custo benefício. Por todos esses fatores, o produto foi a solução escolhida para uma ciclovia na cidade de Poznan, na Polônia.

Durabilidade e segurança
Uma das cidades mais importantes da Polônia, Poznan registra uma densidade populacional de cerca de 2.100 habitantes por quilômetro quadrado. Em 2011, o departamento rodoviário local determinou o emprego da sinalização viária colorida com DEGAROUTE® nas áreas laterais de pontos especialmente perigosos de uma das ciclovias da cidade, localizada na rua Krakowska.

O objetivo da demarcação colorida foi alertar os motoristas e evitar as frequentes colisões entre automóveis e bicicletas. As novas sinalizações foram usadas em dois locais: nos cruzamentos das pistas para automóveis e ciclistas e em curvas em que os motoristas comumente invadem a ciclovia para cortar caminho.

As pinturas foram aplicadas em três camadas de plástico a frio de 1,3 mm de espessura e mesmo a ciclovia estando no centro de Poznan, com alto tráfego, as sinalizações aplicadas não mostraram sinais de desgaste ou descoloração quatro anos após a sua aplicação. A alta durabilidade do produto proporciona, também, vantagens ambientais, pois favorece a reduzida emissão de COV e baixo consumo de matéria-prima.

Segurança e acessibilidade
As melhorias na segurança e acessibilidade das vias dependem de esforços conjuntos e ações decisivas dos governos, ONGs, setor privado e dos usuários das vias. Entre as medidas para alcançar esses objetivos, estão, na opinião de Ceri Woolsgrove, responsável pelas políticas da Federação Europeia de Ciclistas (ECF), a redução da velocidade dos veículos, tornar as vias mais seguras e construir uma boa infraestrutura viária, permitindo que as crianças e outros ciclistas inexperientes também façam uso de bicicleta.

Segundo ele, as ciclovias dedicadas podem ser uma ferramenta útil para o ciclismo nos casos de vias com maior velocidade e volume do tráfego e que atraiam mais ciclistas novatos. Nesses casos, as ciclovias coloridas criam rotas de tráfego previsíveis para as pessoas que utilizam bicicletas no ambiente urbano e podem complementar infraestruturas fisicamente separadas.

Informações sobre a empresa:
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. A essência de sua estratégia corporativa é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. Suas atividades se concentram nas principais megatendências de saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2014, mais de 33.000 colaboradores geraram vendas em torno de 12,9 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 1,9 bilhão de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 600 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

Nota legal:
Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.