Press release
Central & South America
April 10, 2015

Evonik estará na Feiplastic 2015

Com amplo portfólio de matérias-primas dirigidas à cadeia produtiva do plástico, a empresa estará representada por várias áreas de negócios e linhas de produtos, com soluções inovadoras e lançamentos que agregam alta tecnologia e características sustentáveis aos produtos finais.

A novidade na linha Acrylic Polymers será o ACRYLITE® Resist AG100 – PMMA para moldagem, por injeção, de janelas automotivas. O produto permite ampla liberdade de design e traz como vantagens a redução de peso e opção de integração de uma variedade de funções. ACRYLITE® Resist AG 100 é o primeiro composto especial para moldagem em PMMA para essa aplicação. Além da alta resistência à luz UV e à intempérie pelas quais o ACRYLITE® já é reconhecido, este novo produto foi modificado ao impacto e proporciona até 30 vezes a resistência à ruptura do vidro mineral.

Além do lançamento, serão destaques: CYROLITE®, linha especialmente desenvolvida para injeção de produtos para aplicações médicas como conectores, válvulas, filtros e outros produtos que serão submetidos à esterilização por Óxido de etileno e raios gama - possui excepcional resistência química; e ACRYLITE® Hi-Gloss, PMMA especialmente desenvolvido para uso em aplicações automotivas não transparentes como colunas A,B e C externas, retrovisores, molduras de rádio e peças do painel. É amplamente utilizado na Europa e Estados Unidos em substituição a peças pintadas. Usualmente é produzido na cor Black Piano com altíssimo brilho e possui excelente resistência a intempéries, além de permitir polimento.

Os destaques da linha Interface & Performance na Feiplastic, serão:

TEGOMER® ANTISCRATCH - Aditivo que promove resistência a risco para poliolefinas como pp/talco, bem como para polímeros técnicos como PA, PMMA ou PC/ABS. Quimicamente, aditivos TEGOMER® Antiscratch são siloxanos organicamente modificados (OMS).

TEGOMER® FR 100 - Aditivo retardante de chama para fios e cabos, baseados em OMS (siloxanos organicamente modificados). Possibilitam redução e distribuição no teor do retardante (ATH, MDH), melhora acabamento superficial e homogeneidade nas dimensões, além de não migrar para a superfície, como os óleos de silicones, o que também melhora a impressão sobre o cabo.

TEGOMER® P 121 - Agentes dispersantes fornecidos sob o nome comercial TEGOMER® são indispensáveis para alcançar a distribuição otimizada de pigmentos orgânicos e inorgânicos, em concentrados de cor. Uma distribuição otimizada de pigmentos resulta em uma intensidade de cor superior a uma dada concentração de pigmento, ou uma concentração de pigmento inferior para conseguir um intensidade de cor específica, respectivamente.

Os aditivos Evonik estão disponíveis para polímeros sólidos e pastas líquidas. Além disso, aditivos TEGOMER® são adequados para a dispersão de fillers inorgânicos, como giz, talco ou dióxido de titânio. Agentes de dispersão TEGOMER® podem ser aplicados durante um pré-mix na formulação geral ou diretamente, ou seja, através do processamento split-feed.

Silanos
A linha Dynasylan®, que inclui uma vasta gama de diferentes grupos de silanos, como aminosilanos e sistemas de silanos multifuncionais, será apresentada durante a Feiplastic, com destaque para:

Dynasylan® para cabos e tubulações - para aplicações no setor de fios e cabos, usam-se silanos Vinis funcionais no processo de reticulação de Polietileno. Para essas aplicações, bem como para tubos PEX-b, os silanos são utilizados como: agentes de acoplagem para compostos de diferentes polímeros (por exemplo, PE/EVA), aditivos de reticulação para polietileno, resultando em tubos ou cabos PEX-b (XLPE).

Para formulações retardantes de chamas para cabos, a Evonik oferece oligômeros Dynasylan®. Os silanos multifuncionais, com sua estrutura oligomérica feita sob medida, oferecem diversos benefícios, como liberação significativamente reduzida de álcool durante o processo de hidrólise dos grupos Silanóis (baixo VOC -composto orgânico volátil), combinação de diferentes funcionalidades em uma molécula como os grupos vinila, alquila, amina e diamina, alto ponto de fulgor, maior segurança de manuseio e armazenamento, segurança adicional durante a produção e nenhuma perda de material, mesmo a elevadas condições do composto.

Por meio do Dynasylan SILFIN®, oferece ampla gama de produtos prontos para o uso para as indústrias de fios, cabos e tubulações, mas também para outras aplicações termoplásticas. Fáceis de dosar, oferecem misturas feitas sob medida consistindo em todos os ingredientes necessários para acoplagem e reticulação em polietileno, resultando em PEX-b (XLPE).

Esses produtos contêm vinil silanos e iniciadores para o processo de duas etapas (SIOPLAS®) e, adicionalmente catalisadores de crosslinking, além de, em alguns casos, outros aditivos como, antioxidantes, desativadores de metal, auxiliares de processamento, etc., para o processo em uma etapa (Monosil®).

Dynasylan® para adesivos e selantes de alta performance - é o desempenho essencial dos silanos que permite que os adesivos e selantes, quando expostos à umidade ou aplicados a superfícies particularmente difíceis, sejam tão eficazes quanto os conhecemos hoje. Os silanos protegem os modernos adesivos e selantes de altos níveis da umidade ambiental, além de manter a plena capacidade adesiva de superfícies adesivas já unidas, mas ainda não curadas.

Sílicas para plásticos
Mais um destaque da Evonik para a indústria do plástico será a linha de sílicas precipitadas SIPERNAT®, com grades especiais para diversas funções: antiaglomeração de grânulos de poliestireno pré-espuma; carga ativa para borracha de silicone HTV e selantes polissulfídicos; agente antibloqueio para filmes de PE, PP e outros polímeros de filme; entre diversas outras.

Também apresentará as sílicas especiais feitas sob medida para adesivos e selantes, como a sílica especial com áreas superficiais específicas muito altas e a sílica especial hidrofóbica; além das sílicas pirogênicas AEROSIL®, utilizadas com crescente sucesso em campos de alta tecnologia. A natureza das partículas e a alta pureza permite que AEROSIL® seja utlizada em diversas aplicações na indústria de plástico e de adesivos e selantes para melhorar a produção, qualidade e desempenho dos produtos.

Dióxido de titânio
Na linha de dióxido de titânio, fabricada pela Kronos - uma das maiores produtoras mundiais do produto e representada pela Evonik no Brasil – serão apresentados diversos tipos que atendem às mais exigentes necessidades do mercado, proporcionando excelente poder de pigmentação, dispersão, fluidez e propriedades ópticas, resistência a intempéries, entre outros benefícios, em PVC, policarbonato, poliestireno, polímeros de engenharia, poliolefinas, etc.

Evonik também apresentará o portfólio da Addivant™, maior produtor mundial de fosfitos líquidos, antioxidantes e aditivos especiais em formatos granulares tipo "non-dust" (incluindo sua tecnologia estabilizadora de misturas ANOX® NDB® patenteada - que permite que até oito componentes sejam entregues em uma única mistura homogênea).

Representada pela Evonik nos segmentos de plástico e borracha, a empresa é reconhecida por sua extensa carteira de aditivos especiais, incluindo estabilizadores leves, modificadores de polímeros, inibidores de polimerização e intermediários.

Serviço
Feiplastic 2015
– Feira Internacional do Plástico
Data: 04 a 08 de maio
Horário: 11h às 20h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo (SP)
Estande: B, nº 498 


Informações sobre a empresa:
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. A essência de sua estratégia corporativa é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. Suas atividades se concentram nas principais megatendências de saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2014, mais de 33.000 colaboradores geraram vendas em torno de 12,9 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 1,9 bilhão de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 600 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

Nota legal:
Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.