Press release
Central & South America
November 7, 2014

Evonik apresenta novidades na Feiplar Composites & Feipur 2014

A Evonik participará de mais uma edição da Feiplar Composites & Feipur 2014 – Feira e Congresso Internacionais de Composites, Poliuretano e Plásticos de Engenharia, que será realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, de 11 a 13 de novembro.

Além de expor seus produtos na feira, a Evonik participará do painel setorial "Espumas Flexíveis", que ocorrerá no dia 13, às 10h40. A apresentação "Inovação em Aditivos para Espumas Flexíveis" mostrará o impacto dos insumos sobre as propriedades mecânicas da espuma, resultantes de alterações na sua estrutura celular decorrentes do uso de aditivos específicos.

A empresa anunciará também o projeto chamado “Evonik PU Foam Academy”, uma iniciativa global criada há quase quatro anos e que será implantada na América do Sul em 2015. O objetivo deste projeto é aumentar o conhecimento dos clientes sobre a tecnologia do poliuretano. O projeto atenderá os clientes da região América do Sul e englobará treinamentos personalizados e eventos para os clientes Evonik.

Simultaneamente à Feiplar Composites & Feipur 2014 será realizado o Congresso SAMPE Brasil 2014 - Sociedade para o Avanço de Materiais e Engenharia de Processos. A Evonik será responsável por uma das apresentações deste encontro, no dia 11 de novembro, às 15h25, na sala 1, do pavilhão verde do Expo Center Norte. O tema da exposição será “Analise numérica e exprimental de cargas de flexão e axiais em estruturas ocas reforçadas com núcleos de espuma em perfis A: um conceito de enrijecimento em plásticos reforçados com fibras para aplicações na indústria aeroespacial”.

Com amplo portfólio para os mercados de poliuretano e compósitos, a Evonik é um importante parceiro destas indústrias, que exigem cada vez mais soluções de alta tecnologia e customizadas para cada aplicação.

Por isso, durante a Feiplar Composites & Feipur aproveitará para atualizar os clientes sobre produtos, tecnologias e serviços. Todo o portfólio da empresa será apresentado, incluindo lançamentos:

TEGOSTAB® B 8040: utilizado principalmente em aplicações de espuma industrial onde seja necessária estrutura celular fina, com ampla latitude de processo.

TEGOSTAB® B 8255: indicado principalmente para aplicação em espuma industrial onde seja necessária estrutura celular fina com excelente distribuição de propriedades no bloco de espuma.

ORTEGOL® CC 1: aditivo recomendado para modificar a estrutura celular da espuma flexível e alterar suas propriedades mecânicas.

ORTEGOL® FLA: aditivo desenvolvido para aumentar a força de adesão da espuma no processo de laminação à chama.

ORTEGOL® BS 1: aditivo para otimizar a utilização do adesivo na produção de espuma aglomerada.

Linha TEGOCOLOR® BR: novas cores serão apresentadas ao mercado.

Novos aditivos para espumas flexíveis poliéster em bloco livres de nonilfenoletoxilado (NPE free).

A Evonik também apresentará seu portfólio de agentes desmoldantes para aplicações especiais, GORAPUR®.

Liderança
Com mais de 50 anos de experiência, a Linha de Negócios Comfort & Insulation, da Evonik, é líder mundial no desenvolvimento, processamento, distribuição e aplicação de tecnologias inovadoras de aditivos de poliuretano.

Os produtos melhoram o conforto e isolamento de espumas de poliuretano utilizadas na área de construção, em eletrodomésticos, móveis e colchões, indústrias automotiva e de calçados.

Com uma rede de vendas e distribuição mundial, apoiada por especialistas em serviços técnicos locais, os especialistas em PU da Evonik antecipam tendências do setor, oferecem produtos personalizados e buscam a excelência operacional por meio da proximidade com os clientes.

Com cinco centros de competência técnica em Americana (Brasil), Essen (Alemanha), Hopewell (EUA), Xangai (República Popular da China) e Cingapura, a empresa oferece o seu melhor para se manter à frente no mercado atual e futuro de poliuretanos.

O Centro Técnico de Poliuretanos América do Sul, localizado em Americana, oferece apoio direto e indireto a cerca de 700 produtores de espuma flexível.


Soluções para a indústria de compósitos
Entre os destaques da Evonik que atendem a indústria de compósitos está a sílica pirogênica hidrófila AEROSIL®, utilizada com crescente sucesso em campos de alta tecnologia. A natureza das partículas e a alta pureza permite com que o AEROSIL® seja utlizado em diversas aplicações.

Na indústria de compósitos, o AEROSIL® permite o perfeito ajuste reológico durante o seu processamento. A importância do AEROSIL® como um espessante e agente tixotrópico para resinas de laminação e gel coat com base em resinas de poliéster insaturadas e de resinas vinil-ester aumentou com o tempo.

O AEROSIL® também previne ou retarda a sedimentação dos sólidos nos sistemas líquidos, como por exemplo, revestimentos pigmentados ou com carga. Mesmo naqueles exemplos onde a sedimentação é inevitável, o sedimento pode ser redispersado sem qualquer problema.

AEROSIL® R 202 e AEROSIL® R 805 também servem como aditivos reológicos para atingir um espessamento estável e eficaz e ajustar a tixotropia de sistemas epóxi.

SIPERNAT®
Devido às imperfeições no gel coat ocasionadas pela porosidade, os fabricantes de compósitos têm tido perdas substanciais em função de peças recusadas pelos seus clientes. A porosidade é também um problema em pastas de reparo e massas plásticas à base de poliéster insaturado, implicando em custos laborais elevados. A porosidade tem diversas causas potenciais: alta viscosidade, espessura de revestimento de gel, tempo de cura, concentração do agente nucleante, teor de agente de cura, teor de carga e operação da pistola de aplicação.

Essas causas podem ser corrigidas através da técnica de fabricação adequada e a formulação de aditivo correto pelo fornecedor de gel coat. O uso de SIPERNAT® 22 LS pode reduzir a porosidade em gel coat e em produtos à base de poliéster insaturado. Devido à sua morfologia única e química superficial, o SIPERNAT® 22 LS é capaz de permitir a liberação de ar e, ao mesmo tempo, atuar como agente reológico.

ROHACELL®
¬Dentre as soluções da Evonik para aplicações em compósitos, se destaca também a linha ROHACELL®: espumas rígidas de PMI (polimetacrilimida) utilizadas como materiais de núcleo para aplicação em estruturas do tipo sanduíche.

As espumas, disponíveis em diversas densidades e tipos, possuem elevadas resistências química e térmica, podendo suportar ciclos de cura de até 190°C e 100psi - as tornando compatíveis com todos os processos de fabricação de compósitos.

A aliança entre leveza e excelentes propriedades mecânicas faz do ROHACELL® um material ideal para estruturas de alta performance, sendo atualmente utilizado em construções aeroespaciais, automotivas, eólicas, entre outras. Mais informações podem ser encontradas na página www.rohacell.com.

Outros itens voltados à indústria de compósitos poderão ser conferidos pelos visitantes:

Resinas termoplásticas:
VESTAKEEP® (compostos de PEEK)
VESTAMID® HT plus (compostos de PPA)
VESTAMID® L (compostos de PA 12)
TROGAMID® (compostos de PA)

Aditivos/agentes reológicos: 
(silanos organofuncionais)
TEGOMER® (aditivos dispersantes)

Crosslinker:
VESTAMIN®
(aminas alifáticas)
VESTANAT® (isocianatos alifáticos)
JAYHAWK™ (dianidridos funcionais)
VISIOMER® (monômeros metacrílicos)

Resinas termofixas:
COMPIMIDE® (resinas de BMI)
CALIDUR® (resinas de PEI)

Modificadores de Resinas Termofixas:
NANOPOX®
(nanosílicas modificadoras de resinas epóxi)
ALBIPOX® (modificadores de resinas epóxi)
ALBIDUR® (modificadores de resinas termofixas)
P84® (poliimida)

Aditivos:
AERODISP®
(dispersões de sílicas / óxidos metálicos pirogênicos)
AEROXIDE® (óxidos metálicos pirogênicos)
ALKANOX®, ANOX®, WESTON® (antioxidantes)
LOWILITE® (protetores ultravioleta)

Pigmentos:
KRONOS®
(pigmentos brancos – dióxido de titânio)

Serviço:
Feiplar Composites & Feipur 2014
Data:
11 a 13 de novembro
Horário: das 12h00 às 21h00
Painel Setorial Espuma Flexível: 8h15 às 12h30
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Verde
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo
Estande: Rua A, nº 6

Informações sobre a empresa:
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. A essência de sua estratégia corporativa é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. Suas atividades se concentram nas principais megatendências de saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2013, mais de 33.500 colaboradores geraram vendas em torno de 12,7 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,0 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

Nota legal:
Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.