Press release
Central & South America
October 31, 2014

Evonik lança pedra fundamental da fábrica de sílicas

No último dia 15 de outubro a Evonik realizou cerimônia de descerramento da pedra fundamental de uma nova fábrica que será construída no Brasil, em Americana, São Paulo. Esta será a primeira unidade de produção de sílicas de alta dispersão (HD) na América do Sul e está programada para entrar em operação em 2016.

No evento, ocorrido em Americana, estiveram presentes o presidente do Conselho de Administração da Evonik Industries, Werner Müller, o presidente da Diretoria Executiva, Klaus Engel, integrantes da diretoria da Evonik Industries e colaboradores da empresa.

Segundo Andreas Fischer, chefe da Linha de Negócios Sílicas da Evonik, “a nova fábrica em Americana permitirá oferecer aos clientes globais e regionais, as sílicas de alta qualidade com produção local. A primeira planta de sílica de alta dispersão da América Latina consolida nossa posição de liderança no mercado global”.

Esta sílica, de forte crescimento, é usada principalmente para conferir elevada qualidade a pneus de baixa resistência ao rolamento, os chamados “pneus verdes ou pneus de elevada eficiência energética”. Com a nova fábrica, a Evonik também atenderá as necessidades do crescente negócio regional em atraentes segmentos de especialidades na América do Sul, como as indústrias alimentícia, agrícola e de nutrição animal.

Weber Porto, Diretor Presidente da Região América do Sul da Evonik, destaca a importância da região para o programa de crescimento da Evonik. “Esse investimento consolida nosso polo industrial de Americana, onde inauguramos neste mês de outubro uma unidade de produção de ingredientes para a indústria de cosméticos e cuidados para o lar”.

Pneus que economizam combustível
Graças ao crescimento da indústria automobilística, o faturamento da indústria de pneus registrou aumentos consideráveis em vendas na América do Sul nos últimos anos. O mercado de pneus de baixa resistência ao rolamento e, consequentemente, de sílicas de alta dispersão, tem apresentado um crescimento maior que o mercado de pneus convencionais na América do Sul. A Evonik prevê uma demanda adicional em decorrência do Programa Brasileiro de Etiquetagem para Pneus, que esclarecerá as diferenças entre os pneus ao consumidor.

O uso de sílicas em combinação com silanos permite a produção de pneus com menor resistência ao rolamento, o que pode reduzir o consumo de combustível em até 8% (em comparação aos pneus convencionais de automóveis). Consequentemente, pneus de baixa resistência ao rolamento contribuem para a proteção climática. Johannes Ohmer, chefe da Unidade de Negócios Inorganic Materials da Evonik, explica: “Somos o único fabricante que oferece ambos os componentes e, por isso, um parceiro competente para os clientes das indústrias de pneus e borracha quando se trata de compostos de alta performance”.

A Evonik está expandindo suas capacidades de sílica no mundo inteiro: até o final de 2014, o crescimento será de aproximadamente 30% em relação a 2010. Ao todo, a empresa dispõe de uma capacidade global anual de aproximadamente 550.000 toneladas de sílica precipitada e sílica pirogênica, além de agentes fosqueantes.


Informações sobre a empresa:
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. A essência de sua estratégia corporativa é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. Suas atividades se concentram nas principais megatendências de saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2013, mais de 33.500 colaboradores geraram vendas em torno de 12,7 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,0 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

Nota legal:
Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.