Press release
Central & South America
October 20, 2014

Evonik aumenta a capacidade de produção de sílicas especiais na Alemanha

A partir de outubro de 2014, Evonik Industries inaugura oficialmente uma nova linha de produção para a fabricação de sílica pirogênica pós-tratada, sob a marca AEROSIL®. A nova linha está localizada em Rheinfelden (Alemanha), num site da Evonik, que aumentará sua capacidade de produção global para esses produtos em 25%.

As sílicas especiais AEROSIL® melhoram as propriedades de adesivos de alto desempenho, selantes e resinas industriais, assim como tintas e vernizes. O que motiva uma crescente demanda por estes produtos é o desenvolvimento de produtos e tecnologias eficientes.

Tendências de mercado, incluindo o desenvolvimento de fontes de energia renováveis e a tendência da indústria automotiva de substituir fixação mecânica por adesão de alta performance, contribuem para essa expansão. Outras aplicações importantes para estes tipos especiais de sílica incluem antiespumantes, plástico e toners.

Dr. Johannes Ohmer, chefe da Unidade de Negócios Inorganic Materials, observa que o investimento ajuda a consolidar ainda mais a natureza especializada do negócio de sílica: "Nossa nova linha de produção para esta sílica especial pós-tratada irá reforçar nosso compromisso de manter a posição de liderança que desfrutamos no mercado de óxidos especiais".

Andreas Fischer, chefe da Linha de Negócios de Sílica, também comentou sobre a inauguração da expansão: "Nossos desenvolvimentos permitirão aos nossos clientes apresentarem produtos inovadores ao mercado. Ou seja, eles abrem caminho para a produção de adesivos de alta performance ou de resinas de poliéster insaturadas para aplicações de construção leve, utilizando um consumo minimizado de matérias-primas".

Entre outras vantagens, as sílicas pirogênicas produzidas pela Evonik melhoram o controle reológico, viscosidade e tixotropia de formulações líquidas e do tipo gel, bem como as propriedades de estabilização de pigmentos e cargas, evitando a sedimentação dos mesmos. Eles também aumentam a fluidez de produtos em pó e previnem a formação de aglomerados durante a produção e armazenagem.

Evonik é líder mundial na fabricação de sílica, com o portfólio de produtos mais diversificado. Além da sílica pirogênica AEROSIL®, a empresa de especialidades químicas também produz outros óxidos pirogênicos, incluindo óxidos de titânio e alumínio sob a marca AEROXIDE®.

Evonik também produz as sílicas precipitadas SIPERNAT® e ULTRASIL® para mercados de alto crescimento, como o de pneus de baixa resistência ao rolamento. Com esta nova linha em operação, a capacidade total de produção da Evonik para sílica precipitada, sílica pirogênica, óxidos metálicos e agentes fosqueantes já ultrapassa 550 mil toneladas anuais, com vários projetos em fase de planejamento e implementação visando apoiar continuamente os clientes globais.

Informações sobre a empresa:
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. A essência de sua estratégia corporativa é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. Suas atividades se concentram nas principais megatendências de saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2013, mais de 33.500 colaboradores geraram vendas em torno de 12,7 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,0 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

Nota legal:
Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.