Press release
Central & South America
October 20, 2014

Evonik conclui expansão da sílica precipitada em Chester, Estados Unidos

No último dia 9 de setembro, a Evonik inaugurou uma nova expansão da capacidade de produção de 20.000 toneladas em sua fábrica de sílicas precipitadas em Chester, nos Estados Unidos.

“É um dia muito empolgante”, disse Andreas Fischer, Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral da linha de negócios Sílicas da Evonik. “Chester é uma parte importante do negócio de sílicas da Evonik. Expandimos as nossas plantas e construímos novas fábricas na Ásia e na Europa, e agora aumentamos a nossa capacidade para sílicas precipitadas também na América do Norte.

Fischer explicou que o incremento da capacidade em Chester integrou a iniciativa da Evonik de aumentar mundialmente a capacidade de produção de sílica precipitada em 30% desde 2010.

“A procura por sílica precipitada está aumentando”, acrescentou. “A expansão em Chester nos permite acompanhar o crescimento dos nossos clientes e atender às expectativas das indústrias de pneus e alimentos, dentre outras. Nossos colaboradores especializados em Chester e em outros sites no mundo inteiro fizeram com que a Evonik se mantivesse na liderança do mercado da sílica”.

A sílica encontra aplicação principalmente no setor automotivo, explicou David Elliott, gerente do site da Evonik em Chester. “Nossos produtos são usados para fabricar pneus eficientes em consumo de combustível, reduzindo significativamente a resistência dos pneus ao rolamento e obtendo uma economia considerável de combustível em comparação com os pneus automotivos convencionais. Pneus eficientes podem reduzir o consumo de combustível em mais de 8%”, disse Elliott.

A sílica precipitada também é utilizada como ingrediente nas indústrias de alimentos e nutrição animal, bem como no segmento de tintas e revestimentos.

Em julho, a Evonik anunciou planos de construir uma planta para produzir sílica precipitada no Brasil, em Americana - São Paulo. O início de produção dessa planta está planejado para 2016. O avanço das capacidades nas Américas do Norte e do Sul vem em seguida às expansões que já foram implantadas na Europa e na Ásia. A ampliação da fábrica da Tailândia foi concluída em março deste ano.

Evonik é um dos principais fabricantes de sílica do mundo. Além da sílica precipitada, o grupo também produz a sílica pirogênica AEROSIL® e os agentes fosqueantes à base de sílica ACEMATT®.

Evonik dispõe de uma capacidade mundial anual de cerca de 550.000 toneladas de sílica precipitada, sílica pirogênica e agentes fosqueantes.

Para mais informações sobre a Evonik na América do Norte, visite a nossa website: www.evonik.com/north-america

Informações sobre a empresa:
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. A essência de sua estratégia corporativa é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. Suas atividades se concentram nas principais megatendências de saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2013, mais de 33.500 colaboradores geraram vendas em torno de 12,7 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,0 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

Nota legal:
Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.