Press release
Central & South America
October 15, 2014

Evonik ministra palestras em seminário técnico

No próximo dia 16 de outubro, a Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, será uma das participantes do 19º Seminário de Atualidades Tecnológicas – Plásticos, Elastômeros, Adesivos e Tintas. O evento é promovido pelo Centro Tecnológico de Polímeros Senai (CETEPO), de São Leopoldo (RS) e será realizado no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre.

A empresa, que é uma das patrocinadoras do seminário, apresentará duas palestras técnicas. A primeira, sob o tema "Soluções Evonik para o mundo de tintas", será apresentada por Thalita Bacci, Representante Técnico Comercial da área Inorganic Materials, e abordará os produtos desenvolvidos pela Evonik Industries especialmente para as inúmeras aplicações em Coatings, com destaque para a linha de agentes fosqueantes e aditivos reológicos. A palestra ocorrerá às 9h50, no auditório 3.

A segunda palestra, com o título “Sílica e Silano – Soluções Evonik para reforço em borracha”, ficará sob responsabilidade de Felipe Rocha, Representante Técnico Comercial da área Inorganic Materials, e apresentará todo o portfólio da Evonik Industries para artefatos de borracha, solados, recauchutagem e pneus. A palestra terá início às 14h, no auditório 1.

O 19º Seminário de Atualidades Tecnológicas é dirigido a profissionais e especialistas de empresas fabricantes e fornecedoras de matérias-primas, equipamentos e serviços, além de universidades e centros de pesquisa. As palestras técnicas têm foco em tendências, inovações e temas atuais pertinentes às tecnologias dos setores industriais em foco.

Para a Evonik, o evento é de grande relevância para os mercados envolvidos, principalmente, pelo grande número de profissionais que participam. É uma ótima oportunidade para destacar a um público especializado as soluções da Evonik direcionadas a estes setores.

Especialidades para diferentes segmentos
Paralelamente ao seminário, ocorrerá uma exposição, na qual os visitantes poderão conhecer o portfólio de produtos da Evonik direcionados aos mercados de Plásticos, Elastômeros, Adesivos e Tintas. Entre as linhas que se destacam, estão:

ACEMATT® - agentes fosqueantes, compostos de sílica precipitada ou pirogênica, indicados para a fabricação de tintas para madeira e tintas industriais, dentre outras.

AEROSIL® - sílica pirogênica que se destaca pelo controle reológico e tixotropia; na estabilização de pigmentos e cargas, evitando a sedimentação dos mesmos; como agente de fluidez em tintas em pó; de proteção contra corrosão e melhora na resistência a riscos; entre outras propriedades.

AERODISP® – dispersões de sílica pirogênica base água ou base solvente, com elevada eficiência no controle reológico, melhorando significativamente a viscosidade e o escorrimento. Possui propriedades antissedimentantes e aumenta a resistência à corrosão, entre outros benefícios.

AEROXIDE® - óxidos especiais, como por exemplo, óxidos de titânio e de alumínio, com elevada pureza química e propriedades físico-químicas bem definidas desenvolvidos para aplicação em tintas especiais.

Dynasylan® - organosilanos que oferecem ótimos resultados como agentes de acoplagem e crosslinkers para compostos HFFR (High Filled Flame Retardant), com alto teor de sólidos para alta resistência à chama, além de outras funções em indústrias diversas. Como, por exemplo, promotores de adesão para tintas e adesivos.

Si 69® - silano bifuncional base enxofre para indústria de borracha, indicado para aplicações como pneus de baixa resistência ao rolamento, solados e artefatos de borracha, entre outras.

Protectosil® - linha de silanos para o mercado de construção, que promove a proteção do concreto e outras superfícies porosas, contra água, umidade e outras substâncias.

SIPERNAT® - família de sílicas precipitadas. Destacamos o SIPERNAT® 820 A como extender de titânio e o SIPERNAT® 22 LS que atua no controle de porosidade em gel coat.

TEP - catalisador para algumas resinas.

ULTRASIL® - sílicas precipitadas para o mercado de borracha, usadas principalmente na produção de pneus que economizam combustível, o chamado “pneu verde”. Também é utilizada no mercado de artefatos de borracha e solados, com o objetivo de melhorar a resistência mecânica.

KRONOS - representada pela Evonik no Brasil, oferece pigmento dióxido de titânio fabricado pelos processos cloreto e sulfato. A linha abrange grades comuns e especialidades e oferece excelente dispersão e resistência às intempéries, além disso, contribui para a fabricação de tintas “limpas” (clean coatings) e mais brilhantes. A KRONOS também possui o maior portfólio de dióxido de titânio para o mercado de plásticos.

Fabricados pela AddivantTM, representada pela Evonik, estão: AMINOX®, ANOX®, ALKANOX®, LOWINOX®, NAUGARD®, NAUGAWHITE®, OCTAMINE®: antioxidantes
WESTON®: estabilizantes térmicos à base de fosfito
LOWILITE®: protetores/ absorvedores UV
DURAZONE®, FLEXZONE® e NOVAZONE®: antiozonantes para borracha


Serviço
19º Seminário de Atualidades Tecnológicas – Plásticos, Elastômeros, Adesivos e Tintas
Data: 16 de outubro de 2014
Horário: 8h às 17h30
Local: Centro de Eventos FIERGS – Av. Assis Brasil, 8787 - Porto Alegre (RS)
Palestras:
"Soluções Evonik para o mundo de tintas" - 9h50
“Sílica e Silano – Soluções Evonik para reforço em borracha” - 14h00
Informações: (51) 3589-4100


Informações sobre a empresa:
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. A essência de sua estratégia corporativa é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. Suas atividades se concentram nas principais megatendências de saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2013, mais de 33.500 colaboradores geraram vendas em torno de 12,7 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,0 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.


Nota legal:
Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.