Press release
Central & South America
September 8, 2014

Evonik estará presente na Rio Oil & Gas 2014

Pela quarta vez consecutiva, a Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, marcará presença na Rio Oil & Gas 2014 Expo and Conference, a ser realizada de 15 a 18 de setembro, no Riocentro - Centro de Convenções do Rio de Janeiro (RJ). Nesta edição, além do objetivo de consolidar suas marcas VESTAMID NRG e VESTAKEEP no mercado de óleo e gás (O&G), a empresa continuará seu trabalho de aproximação com os clientes diretos e usuários finais a fim de entender suas necessidades para desenvolver cada vez mais produtos sob medida para o segmento.

Com o intuito de demonstrar aos visitantes da feira como os polímeros de alta performance podem ser aplicados no mercado de O&G, a Evonik terá em seu estande amostras de clientes diretos e empresas parceiras, conforme explica Vitor Lavini, Chefe de Produto - Polímeros de Alta Performance América do Sul da Evonik: “Exibiremos seções de tubos flexíveis, umbilicais, de aço contendo “liner” polimérico, além de tubulações revestidas com nossos polímeros. Esta é uma maneira de nos aproximar do usuário final, mostrando exemplos práticos que são vivenciados por eles no dia a dia”.

Lavini ressalta ainda que, para a Evonik, participar a cada ano deste que é considerado o principal evento do segmento na América Latina auxilia na consolidação de suas marcas em um setor de suma importância para os negócios da empresa. Traduz-se sempre em uma oportunidade de demonstrar a segurança e a credibilidade que seus materiais possuem ao serem confrontados com as mais severas condições de exploração de petróleo, sejam elas onshore ou offshore.


Soluções sob medida para o setor
A Evonik apresentará em seu espaço na Rio Oil & Gas 2014 a poliamida 12 (PA12) VESTAMID®, indicada para aplicação na camada de barreira e na camada externa de tubos flexíveis; em mangueiras multicamadas (MLT – Multi Layer Tubing) para umbilicais; em tubos de grande diâmetro para a distribuição de gás; e como “liner” polimérico em tubos metálicos.

O destaque da linha ficará por conta do VESTAMID NRG 1001, uma PA12 plastificada largamente empregada na produção de risers e flow lines (dutos flexíveis) offshore. Este grade de VESTAMID NRG pode ser utilizado na camada de barreira, na camada externa e para a produção das fitas antiatrito (“anti wear tapes”) que ficam entre as camadas metálicas. Hoje, já existem mais de 1.000 quilômetros de dutos flexíveis produzidos e instalados em todo o mundo com o VESTAMID NRG 1001.

Trata-se de uma poliamida de alta confiabilidade. Por possuir elevada resistência à hidrólise e altas resistências mecânica e química, estende a vida útil das tubulações. O VESTAMID NRG 1001 atende e excede as normas relevantes da indústria de Oil & Gas e é a primeira poliamida 12 a conseguir o certificado Lloyds ("Lloyds Certificate") para aplicações em dutos flexíveis offshore.

O sistema multicamadas de PA12 e fluorpolímeros para mangueiras em umbilicais será outra solução de destaque no estande da Evonik. Devido à baixa permeabilidade dos fluorpolímeros, esse sistema composto por duas camadas – uma de PA12 e outra de fluorpolímero – dá maior segurança aos umbilicais uma vez que reduz a contaminação cruzada de um fluido com outro. Mais um dado importante a ressaltar é o fato da adesão entre camadas ser feita por meio de ligações químicas, eliminando-se, desta forma, qualquer chance de delaminação.

Adequado para aplicações que requerem exigências químicas, mecânicas e térmicas extremamente elevadas, como as do mercado offshore, o poliéter-éter-cetona (PEEK) VESTAKEEP®, também poderá ser visto pelos visitantes da feira. Mais leve do que o aço é indicado principalmente na produção de anéis de vedação, válvulas e peças de compressão.


Serviço
Rio Oil & Gas
Data:
15 a 18 de setembro
Horário: das 12h às 20h
Local: Riocentro – Centro de Convenções do Rio de Janeiro
Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca – RJ
Estande da Evonik: Rua J, nº 43
Informações: www.riooilgas.com.br



Informações sobre a empresa:
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. A essência de sua estratégia corporativa é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. Suas atividades se concentram nas principais megatendências de saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2013, mais de 33.500 colaboradores geraram vendas em torno de 12,7 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,0 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.


Nota legal:
Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.