Press release
Central & South America
May 15, 2014

Evonik patrocina diversos cursos no SENAI de Americana

A Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, firmou uma importante parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) na cidade de Americana (SP) para a realização de cursos destinados à capacitação profissional em diversas áreas, sem incidência de custos para os alunos. O investimento total da Evonik neste projeto é de, aproximadamente, R$ 350 mil e beneficiará cerca de 480 alunos e futuros profissionais.

Com o patrocínio, será possível a abertura de cerca de 30 turmas, distribuídas nas áreas de Eletroeletrônica, Metalmecânica, Manutenção Mecânica, Logística, Vestuário e Tecnologia da Informação. Os primeiros cursos serão de Modelista de Roupas, Operador de Empilhadeira, Mecânico de Máquina Reta e Overloque e Auxiliar Mecânico de Manutenção e ocorrerão a partir de maio. Os demais devem ser realizados durante todo o ano de 2014, até o primeiro semestre de 2015.

Os cursos são gratuitos e direcionados a alunos provenientes da comunidade local (Americana e cidades vizinhas), que deverão providenciar somente os materiais de uso pessoal. Parte dos cursos priorizará a inscrição de pessoas com baixa renda familiar, que sejam estudantes ou não tenham concluído a educação básica.

Todas as ações sociais realizadas pela Evonik visam mais do que a simples doação de recursos. “O objetivo é capacitar moradores da cidade de Americana e regiões vizinhas para novas perspectivas de trabalho. Muitas vezes, as pessoas têm a vontade e não possuem condições financeiras para assumir um curso. Com essa parceria com o SENAI, esperamos deixar um legado, algo que gere conhecimento e uma oportunidade de transformação ou aperfeiçoamento”, destaca Regina Bárbara, Chefe de Comunicação Corporativa.

O coordenador de Relacionamento com a Indústria do SENAI Americana, Adão Evaldo de Moura Souza, observa que a parceria permitirá que novas turmas sejam criadas para atendimento da população local de forma gratuita, fornecendo qualificação para inserção ou recolocação no mercado de trabalho.

Para se inscrever em qualquer um dos cursos, o interessado deverá entrar em contato com a Escola SENAI de Americana pelo telefone (19) 3471-2600 ou pelo site americana.sp.senai.br.

Curso: Modelista de roupas - Carga horária 160h - 16 vagas -  Previsão de início: 12/5 - Período de aulas 13h às 18h.
Curso: Operador de empilhadeira - Carga horária 32h - 16 vagas -  Previsão de início: 26/5  - Período de aulas 13h às 17h.
Curso: Mecânico de máquina reta e overloque - Carga horária 160h - 16 vagas - Previsão de início:  13/5  - Período de aulas 13h ás 17h.
Curso: Auxiliar mecânico de manutenção - Carga horária 160h - 16 vagas - Previsão de início: 12/5 - Período de aulas 13h às 18h.


Perfil Escola SENAI de Americana
A Escola SENAI de Americana iniciou suas atividades em 1973 e foi oficialmente inaugurada em 1982. Em 1983, a escola recebeu patrono e a denominação de Escola SENAI “Professor João Baptista Salles da Silva”. A Escola visa qualificar, especializar e habilitar profissionais nas áreas de Eletroeletrônica, Gestão, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação, Metalmecânica, Soldagem, Têxtil e Vestuário com metodologia específica, tecnologia avançada, modernos laboratórios, oficinas e salas de aula para realização de cursos, treinamentos, assessorias e consultorias tecnológicas, voltados a preparar profissionais para o mercado de trabalho.


Informações sobre a empresa:
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. Suas atividades se concentram nas principais megatendências saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A essência da estratégia corporativa da Evonik é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2013, mais de 33.500 colaboradores geraram vendas em torno de 12,9 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,0 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.


Nota legal:
Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.