Press release
Central & South America
January 14, 2014

Evonik apresenta soluções de alto desempenho para sinalização viária

A Evonik, uma das líderes mundiais de especialidades químicas e que comemora 60 anos de atividades no Brasil em 2013, participou de mais uma edição da TranspoQuip Latin America, realizada entre 03 e 05 de dezembro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). O evento reuniu empresas voltadas a tecnologias, produtos e serviços para os compradores das indústrias de infraestrutura de transporte no Brasil e América Latina.

"Nossa participação foi muito positiva e tivemos a oportunidade de apresentar a um público especializado, a diversidade de soluções de alta performance para melhoria da segurança viária e mobilidade oferecidas pelos sistemas de sinalização horizontal Plástico a frio à base das resinas metacrílicas DEGAROUTE®", destaca Debora Rebuelta, Chefe de Produto para América do Sul – Coating Resins & Performance Resins, da Evonik.

Bastante interativo, o stand da empresa contou com painéis explicativos e com produtos aplicados, além de uma TV que exibiu vídeos de aplicação do Sistema Plástico a Frio à base das resinas DEGAROUTE®. "Pudemos ressaltar as vantagens dos diversos sistemas Plástico a Frio à base de Degaroute, a variedade de soluções que trazem mais segurança e contribuem para a mobilidade nas vias em vários países, além de apresentar dados sobre performance, durabilidade, funcionalidade e estudos comparativos relacionados à sustentabilidade de sistemas de sinalização viária horizontal", observa Debora.

Destaques:  versão Plástico a Frio Estrutura e sistemas antiderrapantes para pintura de áreas como ciclovias e corredores de ônibus

A solução baseada em plástico a frio para sinalização viária caracteriza-se pela maior durabilidade, exigindo menor necessidade de reaplicação e, consequentemente, menos transtornos com interdições de vias e riscos de acidentes.

A versão Estrutura chama a atenção por possuir elevada visibilidade à noite, mesmo sob condições de chuva - as microesferas de vidro localizadas no topo da superfície e na formulação do produto que apresenta "canais drenantes" fazem com que a demarcação não seja encoberta pela água da chuva e continue retrorefletindo a luz do farol do automóvel, sob chuva ou neblina, o que contribui para vias mais seguras. Por este motivo várias autoridades na América do Sul vêm adotando o Plástico a Frio na versão Estrutura, à base de Degaroute, em suas rodovias e vias visando propiciar condições mais seguras para os usuários e redução do número de acidentes.

Mais segurança para ciclistas
A versão específica para demarcação de ciclovias – "Área Marking" – sistemas para pinturas de áreas antiderrapantes - também ganhou destaque no estande da Evonik não somente pelo fato de aumentar a segurança de ciclistas, mas porque proporciona uma solução durável, segura e com boa relação custo/benefício. Seja uma aplicação em spray para segregar as ciclovias ou uma aplicação localizada de faixas coloridas, as sinalizações viárias de MMA com DEGAROUTE® conferem excelentes características de segurança, aumentando a visibilidade e a resistência a derrapagem.

Piso tátil: orientação segura
Outro destaque da Evonik na TranspoQuip 2013 foi a sinalização para orientação de caminho, conhecida como "Piso Tátil", que beneficia, especialmente, idosos e pessoas com visão reduzida. São soluções pré-moldadas ou aplicadas "in loco", à base de resinas DEGAROUTE®.

As características da DEGAROUTE® permitem o desenvolvimento de pisos táteis que ofereçam segurança, conforto à população e vida vida útil excepcionalmente longa. Flexíveis, de fácil aplicação e alto contraste à base aplicada, as placas podem ser pré-fabricadas - facilmente coladas no piso, sendo transitável em menos de uma hora e representando uma inovação no mercado brasileiro - ou moldada “in loco”, com rápida aplicação e liberação da área para uso.

Vale destacar que os sistemas de sinalização Plástico a Frio base DEGAROUTE® da Evonik são sistemas bicomponentes de cura a frio e que realiza a cura pelo processo de polimerização, apresentando excente durabilidade. Sua maior vida útil gera menor consumo de recursos e menos geração de gases do efeito estufa. Estudos de ciclo de vida de sistemas de sinalização horizontal realizados na Alemanha comprovam que o Plástico a Frio à base de DEGAROUTE® é a melhor opção da indústria do ponto de vista ambiental.

Informações sobre a empresa:
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. Suas atividades se concentram nas principais megatendências saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A essência da estratégia corporativa da Evonik é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2012, mais de 33.000 colaboradores geraram vendas em torno de 13,4 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,4 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

Nota legal:
Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.