Press release
Central & South America
December 10, 2013

Nova tecnologia de membrana é premiada

Por esse feito, a empresa recebeu o German Innovation Price for Climate and the Environment 2013 (prêmio alemão por inovação no setor de clima e meio-ambiente) na categoria “tecnologias ambientalmente corretas”. O prêmio é concedido pelo Ministério do Meio Ambiente, Preservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) e a Federação das Indústrias Alemãs (BDI). O Dr. Dahai Yu, responsável pelo segmento Specialty Materials na Diretoria Executiva da Evonik diz: “As inovações representam importante contribuição na superação dos desafios do futuro. Isso também inclui assegurar na prática o fornecimento de energia nos aspectos econômico, ecológico e social. Com SEPURAN® Green, a Evonik mostra o que a indústria química pode fazer para tornar isso possível”.

O biogás, que consiste principalmente dos gases CO2 e metano, é tido como forma de energia ambientalmente correta. Antes que possa ser alimentado à rede de gás natural, no entanto, o biogás deve ser submetido a diversos estágios de processamento e purificação. A tecnologia de membrana SEPURAN® Green da Evonik faz com que esse processo seja muito mais eficiente e ambientalmente compatível.

“Nossas membranas SEPURAN® são produzidas a partir de um polímero de alta performance desenvolvido dentro da Evonik”, diz o Dr. Goetz Baumgarten, diretor do negócio de SEPURAN®. “Esse polímero confere uma propriedade particular à membrana que permite que ela seja especialmente capaz de distinguir entre metano e CO2”.

Mas a membrana só não basta. Um processo de condicionamento de biogás, criado especialmente para as membranas da Evonik, faz uso otimizado dessas propriedades de separação: Em um processo de três estágios, o metano pode ser concentrado a partir do biogás bruto com apenas um compressor e com um rendimento de metano especialmente alto. Além disso, o gás rico em metano não precisa ser comprimido adicionalmente antes de ingressar na rede de gás natural.

Esse processo de membrana é até 20% mais eficiente em termos de energia que os métodos alternativos. Além disso, não requer produtos químicos adicionais, não gera resíduos nem efluentes.

Inicialmente, a Evonik testou o SEPURAN® Green em uma planta de teste nas margens do rio Vöckla, em Neukirchen, Áustria. Desde então, diversas plantas de processamento de biogás que usam a tecnologia SEPURAN® Green foram postas em funcionamento. A Evonik segue com o desenvolvimento da tecnologia SEPURAN® para novas aplicações, como, por exemplo, a separação do hidrogênio e a recuperação do nitrogênio do ar comprimido.

Por meio desse prêmio, o Ministério do Meio Ambiente, Preservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) e a Federação das Indústrias Alemãs (BDI) reconhecem o comprometimento da indústria alemã com a proteção do clima e do meio ambiente. Este foi o quarto ano em que o prêmio foi concedido. Os ganhadores foram selecionados dentre 97 competidores em cinco categorias.

Informações sobre a empresa:
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. Suas atividades se concentram nas principais megatendências saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A essência da estratégia corporativa da Evonik é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2012, mais de 33.000 colaboradores geraram vendas em torno de 13,4 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,4 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

Nota legal:
Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.